domingo, 17 de junho de 2012

Supporters - O que nos restará no próximo formato

O "Pokémon Catcher" do Base Set.
Recentemente fomos informados de que a temporada de 2013 irá usar o formato BW On, todos já esperavam isso, a princípio eu achei que talvez a Call of Legends fosse ficar, mas ela já tinha sido lançada a um bom tempo, e não teria sentido manter cartas de Lost Zone no formato, sem contar que tivemos mudanças na mecânica das Supporters que voltaram a se tornar um sub-grupo das Trainers. Bom, mas vamos ao que interessa, temos um novo formato pela frente, e infelizmente (ou felizmente), muitos dos decks no atual formato HS On, são baseados em Supporters da HGSS, teremos muitas mudanças na mecânica de jogo e de fato ocorrerá o que eu já havia percebido desde o lançamento da BW Emerging Powers: o "slow down" nos decks. O que até faz um certo sentido, pelo que parece, com a Black & White, a Nintendo tentou resgatar os primórdios do TCG, tanto que temos reprints de várias cartas do Base Set e de outras expansões dos primeiros formatos, como Pokémon Catcher (Gust of Wind), Crushing Hammer (Energy Removal 2) e Professor Juniper (Professor Oak). Isso sem contar outras cartas que sofreram pequenas alterações, como Energy Retrieval. Mas com a introdução da Black & White junto com as demais expansões da HGSS, esse "slow down" quase não teve efeito, devido as diversas Supporters e mecânicas de draw existentes no formato. São inúmeras as cartas, eu já as citei várias vezes aqui: Ninetales, Noctowl, Cleffa, Pichu, Copycat, Judge, Sage's Training, Pokémon Collector, Enginners Adjustments, PONT, Cheerleader Cheer, Twins, Junk Arm... E mais algumas outras que eu não citei por não serem tão usadas. Em contrapartida, o número de Supporters 

lançadas por expansão na Black & White é muito limitado, a média é de 1 a 2 cartas, com excessão da Dark Explorers que reúne  um número maior, mas são todas reprints de cartas já existentes no próprio formato, com excessão da "Hooligans Jim & Cas". Aliás eu sei que é cedo demais pra falar sobre isso mas eu acredito que o próximo corte deverá ser na BW Dark Explorers, pela quantidade de Reprints e especialmente pelo fato de termos Rare Candy nela. Rare Candy é uma carta presente em todos os formatos do TCG desde o Base Set, ou seja, em todo formato, há pelo menos 1 Rare Candy válido, claro, posso estar enganado e o corte pode ser mais radical. É muito provavel que em Janeiro seja lançado um novo Set Base no TCG que há de ser o Black 2 & White 2. A Nintendo pode muito bem cortar a próxima rotação neste set, o que eu acho pouco provável pois teríamos apenas um ano ou menos para usar a Dragons Exalted, Set que deverá trazer um refresh na mecânica de jogo, colocando mais uma vez Pokémons como Draw Engine, e em sua maioria através de ataques e não Habilidades. Mas este é um assunto que irei abordar mais pra frente, dependendo das cartas que irão sair em cada Set podemos "prever" onde será o próximo corte do formato de 2014. Por hora, vamos focar no formato 2013 e nos desafios que ele irá nos propor.
Temos poucas supporters no formato que está por vir, mas temos ótimas Trainers para suprir essa ausência. É claro que ainda assim teremos uma queda drástica na velocidade de jogo, mas até que isso é bom. Alguns amigos já tem feito testes com decks no formato BW On e eles me disseram que essa lentidão provavelmente permitirá um retorno aos Stage 2 nos Decks. Bom, quem acompanha o Blog sabe que eu vivo reclamando de que temos vários Stage 2 muito bons sendo lançados, mas que o formato não nos permite usá-los devido aos Ex e a mecânica de jogo que gira em tordo de um Ex como atacante principal e poucos são os casos em que você consegue sair disso de forma bem sucedida. Pokémon Collector será a maior perda, e vai ser mais complicado montar o set up de qualquer deck. Eu confesso que estava ansioso para o corte, creio que vai deixar o jogo um pouco mais "justo" e "democrático", pelo menos por um curto período. Realmente, um refresh na mecânica era necessário e com toda certeza se adaptar ao formato BW On será um desafio muito interessante. Pensando nisso, resolvi criar uma nova série de posts sobre o que está ficando do formato atual no quesito de Trainers. É muito cedo para falar o que vai ser usado e o que não vai ser usado, portanto vou citá-las de uma maneira geral, evidenciando o lado positivo e negativo de cada.


Juniper - Black & White e BW Dark Explorers
A Primeira Supporter da Black & White. Eu particularmente demorei a me adaptar à ela. Descartar toda a minha mão parecia ser algo muito ruim de se fazer, sim, as vezes realmente é. Mas existem certos momentos em que você simplesmente não tem nada de bom na sua mão, e descartá-la para comprar 7 novas cartas é algo que pode definir sua partida, conseguindo uma energia, catcher, evolução, trainer, que seja. Sete novas cartas te dão uma enorme amplitude de alcance no deck, e dificilmente você não irá conseguir o que você precisa usando-a. O lado negativo, é que caso você tenha 3 ou 4 cópias desta carta no deck, você muito provavelmente irá acabar inutilizando uma delas, descartando-a com o efeito da própria carta. Atualmente no formato HS eu costumo usar 2 Junipers, 3 no máximo.


Cheren - BW Emerging Powers & BW Dark Explorers
Uma excelente Draw Engine que ao meu ver se encaixa muito bem em qualquer Deck. Talvez ela seja muito usada, talvez não. Comprar 3 cartas pode ser de fato algo muito bom, mas você não tem controle algum sobre o que está comprando (a menos que você use Pokédex, mas eu particularmente que um combo destes pode ser muito pesado e desnecessário). São grandes as chances de você acabar não conseguindo aquilo que você realmente precisa. No início do formato HS On acho que criaram um Hype muito grande em torno dela, mas eu particularmente acho que no formato BW ela não será tão cotada assim. De qualquer forma é uma Trainer boa, e você pode muito bem usá-la como principal engine do seu deck, com 4 exemplares dela por exemplo.


Bianca - BW Emerging Powers
Uma Supporter que teve pouco destaque no formato atual, muita gente a usava de Tech, mas não sei, eu acho que no formato BW On talvez ela tenha mais destaque que o próprio Cheren. Uma vez que não teremos tantas Supporters válidas nesse primeiro momento do formato muitos decks vão rodar em torno de Trainers, principalmente Level, Heavy e Ultra Ball para suprir a ausência de Collector. Então é muito provável que você consiga "esvaziar" facilmente sua mão, logo, uma Bianca se torna uma Draw Engine mais razoável, não sei ao certo, mais uma vez repito que não da pra prever como isso vai funcionar. Mas vou tentar fazer alguns testes essa semana com decks no formato BW on para ter mais certeza.


N - BW Noble Victories e BW Dark Explorers
O mais perto que chegaremos de um PONT, e ainda assim apenas no princípio do jogo. Acredito que muitos irão usá-la como uma ferramenta para desestabilizar o jogo do adversário e não como uma Draw Engine. O bom é que ela pode servir para ambos os propósitos. Mas ao mesmo tempo ela pode acabar ajudando seu adversário, uma vez que ele também irá ter uma nova mão de cartas. É uma supporter muito usada no formato atual e acredito que continuará assim no formato de 2013. Embora eu acredite que muitos irão acabar construindo decks com Stage 2 novamente, enfrentando um Deck com Pokémons Ex, os N acabam perdendo sua eficácia como Draw Engine a cada Ex que você derruba, realmente não posso afirmar como ela irá funcionar no próximo formato, mas acredito que ela irá será usada de acordo com o Metagame, portanto é capaz que seu uso seja um pouco menor se comparado ao formato de 2012.


Cilan - BW Next Destinies
Um substituto para Interviewer's Questions, funciona bem, uma vez que te permite buscar 3 energias, porém são 3 energias básicas. Não sei ao certo se teremos muitos decks híbridos, mas é muito provável que sim, principalmente com a Dragons Exalted prestes a ser lançada. Os dragões usam pelo menos 2 tipos de energia para atacar, logo teremos muitas Blend Energy, Prism Energy e as já conhecidas DCE's. Mas talvez um deck com apenas um tipo de energia, (ainda que seja um deck de dragão) um deck de Garchomp por exemplo, irá rodar com apenas 2 tipos de energias, logo, um Cilan pode ser de grande ajuda. Mas acredito que não será uma carta usada em grande escala, uma vez que você cria uma boa estratégia de draw, você quase nunca precisa usar uma Supporter para buscar energias. De qualquer forma me parece que ela será uma ótima ferramenta para ser usada com o Rayquaza Ex, juntamente com o Emboar, uma das poucas ferramentas de aceleração de energia que teremos no próximo formato.


Hooligans Jim & Cas - BW Dark Explorers
Uma vez que o jogo como um todo estará mais lento, perder 3 cartas de volta para o deck pode ser algo muito ruim. Mas da mesma forma que seu oponente irá "perder" 3 cartas, você irá perder a oportunidade de usar outra Supporter no seu turno. Triste é ver que esta supporter depende de moeda para funcionar, e para deixar a coisa pior, você escolhe aleatoriamente as cartas. Normalmente cartas desse tipo que dependem de moeda, deixam você escolher o que vai ser descartado ou embaralhado de volta no deck, mas de qualquer forma, como o formato estará mais lento, talvez esta seja uma carta muito utilizada em decks que não irão depender de Supporters para rodar, visto que teremos muitos pokémons que irão "buscar" cartas do baralho.


Com isso encerro este post, e deixo claro que conforme mais Supporters forem adicionadas ao Metagame irei analisá-las da mesma forma. Ainda esta semana, trarei um post com as Trainers que estão ficarão no próximo formato. Até lá leitores.


Fonte das Imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário