quinta-feira, 21 de junho de 2012

Itens - O que restará no próximo formato pt. 2

Emerging Powers
A primeira expansão da Black White, trouxe um número menor de Trainer Cards e um número maior de pokémons, uma vez que a Black & White possui mais cartas, porém uma boa parte delas é devido as Energias que foram relançadas.


Crushing Hammer
Uma carta que teve pouco tempo de jogar, mas que foi muito utilizada em Decks de Durant, pelo simples fato de possibilitar o descarte de qualquer energia, algo que acabava atrasando o jogo do seu adversário, principalmente se você descartasse uma DCE ou qualquer outra energia específica que seu oponente fosse precisar para atacar. Toda essa versatilidade tem um preço, e o custo é o lançamento da moeda. 50% de chance de acerto. Acho que sem Junk Arm no próximo formato, esta será uma trainer pouco utilizada. Pelo menos nesse primeiro momento da temporada, poucos serão aqueles que poderão se dar ao luxo de ter "espaço" no deck para algumas unidades desta carta. Uma vez que tê-la como Tech não será uma boa opção, seu uso se justifica em grandes quantidades, diria que de 3 ou 4 mesmo, qualquer coisa a menos que isso não é muito eficiente. Mas caso as Durants voltem a jogar no próximo formato é possível que esta carta volte a ser utilizada.



Great Ball
Um "reprint". O nome da carta é o mesmo, porém o efeito é diferente. Agora a Great Ball lhe da a possibilidade de procurar entre as 7 primeiras cartas do topo do seu deck, escolher um pokémon que esteja entre elas e colocar em sua mão. Bom, pode ser uma carta de grande ajuda, talvez em decks que usem pokémons incompatíves com Heavy e Level Ball, mas acho que esta carta acabará caindo em desuso. Principalmente pelo fato de não sabermos se ela é eficiênte ou não, não podemos calcular a chance de acerto dela. Você pode muito bem encontrar um pokémon entre as 7 cartas do topo, como pode muito bem não encontrar nada. E talvez, se você encontrar um pokémon ele pode não ser exatamente o que você estava precisando naquele momento. Talvez em decks que usem muitas cópias do mesmo Pokémon como o SeismiTuff, ela até se encaixe bem, mas como o formato está exigindo um espaço muito maior para Trainers no deck, dificilmente você terá um número de Pokémons no deck maior que 15, logo a eficiência desta carta no próximo formato será drasticamente afetada.


Max Potion
Acredito que está carta terá uma amplitude de uso maior no formato BW On. Tudo bem que perdemos alguns "movimentadores de energias" como Meganium Prime e Shaymin, mas ainda temos Klinklang e posteriormente Hydreigon. Temos Reuniclus que também serve como suporte para esta carta. Ao invés de mover as energias, você pode muito bem mover os danos. E com os Ex e Stage 2 com HP elevados, (vide Wailord da Dragons Exalted com 200 de HP) esta pode ser uma boa maneira de manter um deck de Trainer Lock, ou qualquer outra estratégia que fuja de One Hit Ko. Fora estas estratégias, temos ainda algumas formas de reciclagem de energias que podem funcionar bem com a Max Potion. Um Deck com Eelektrik pode se valer muito bem do descarte de algumas energias para poupar algumas prizes, principalmente caso o jogador já possua algum outro atacante no banco. Já comentei várias vezes aqui no blog em posts recentes que eu estou contando com a volta dos decks de Durant. Com o custo de algumas energias a mais no deck, você pode muito bem descartar apenas uma energia metálica recuparar todo o dano da Durant e ligar outra energia no mesmo turno, é claro que é uma estratégia que funciona apenas nos primeiros turnos de jogo, visto que os danos dos pokémons estão relativamente altos, e sem energias metálicas especiais e Defender, vai ser difícil poupar o HP da formiga de aço, mas talvez com alguns Aggrons em T2 esta seja uma estratégia funcional no formato de 2013.


Pokémon Catcher
Bom, quem tem Catcher pode ficar tranquilo, quem ainda não tem, já passou da hora de conseguir alguns. Esta carta praticamente não será afetada pelas mudanças no formato. É obvio que sem Junk Arm vai ser um pouco difícil conseguir uma na hora em que você realmente precisar, mas ainda assim ela será uma excelente carta na temporada de 2013, principalmente pelo fato de não termos mais Vileplume para travar Trainers. E como o poder de ataque da maioria dos pokémons está relativamente mais alto, usar um Catcher na hora certa pode definir o resultado de uma partida, principalmente em um Metagame que será definido por fraqueza e resistência. Teremos Mewtwos e Rayquazas com fraquezas para seu próprio tipo, além dos decks do tipo Fighting que tem uma vantagem contra os Darkrais Ex e o tipo Water com Empoleon e SeismiTuff que tem vantagem contra uma parte dos decks Fighting.


Recycle
Bom, na falta de Junk Arm temos esta Trainer com 50% de chance de resgatar qualquer carta na sua Discard Pile colocando-a no topo do seu deck. Se pararmos para pensar, é algo muito, mas muito lento. Se você conseguir uma cara, você só poderá usar a carta no mesmo turno, caso tenha alguma Draw Engine em mãos ou no campo. Na maioria das vezes você terá que usá-la um turno antes, ou seja, você terá de prever suas necessidades, além de perder a chance de conseguir uma carta diferente no próximo turno. Claro que um N pode muito bem desestabilizar totalmente o uso de um Recycle caso você não pegue imediatamente o que você recuperou. Não sei se será uma carta muito utilizada, mas eu particularmente acredito que não teremos espaço para ela nos decks do formato.


Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário