domingo, 29 de junho de 2014

Punhos pro alto! | Analisando a Rising Fist pt.2

Dando continuidade a Análise da Rising Fist, trago o segundo post sobre o mais recente set do TCG.
Aos interessados em conferir a primeira parte, basta clicar neste link.
Nesta continuação irei comentar sobre os demais Pokémon com potencial de jogo inseridos no set. Excluindo obviamente os do tipo fight que já foram análisados anteriormente. Assim como as outras coleções do bloco da XY a Rising Fist traz um tipo específico como tema, mas também acrescenta estratégias interessantes para outros tipos do card game. Com uma gama considerável para ambos os tipos a XY3 enriquece o jogo com novos combos e estratégias, alguns mais viáveis que outros e alguns que só irão jogar de acordo com o metagame.


Heracross-EX é o mais novo representante EX para o tipo Planta. Com o leak do Lucario-EX eu esperava que ele também tivesse 3 ataques, mas este não foi o caso. Heracross-EX parece seguir a tendência dos Pokémon de Planta da XY, mais focados em recursos defensivos (redução de dano, cura, aumento de HP). Seu primeiro ataque é bastante interessante e se usado com Hard Charm pode reduzir até 40 de dano dos ataques de seu adversário. Se somado com outros recursos de cura Heracross pode ser tornar um bom tanque. Seu segundo ataque possui uma base de dano razoável pelo custo de 3 energias, mas seu contra-efeito pode ser um pouco pesado. Causar 20 de dano a si mesmo acaba por anular seu fator de "tanque" e caso você opte por usar Protect Cube ao invés de Hard Charm também estará reduzindo o poder defensivo de Heracross que ao meu ver é melhor defensor do que atacante. Infelizmente seu custo de recuo é relativamente alto forçando que você o use junto com recursos de substituição. Heracross-EX também possui fraqueza para o tipo fogo que recebeu um grande suporte na XY2.


A mega-evolução de Heracross possui um ataque bastante interessante. Seu único golpe é capaz de nocautear qualquer EX (excluindo mega-evoluções) em condições "normais" de jogo. 180 de dano por apenas 3 energias é um excelente custo. Porém ele causará -10 de dano para cada marcador de dano nele próprio. Algo que justifica o uso de sua forma anterior com um caráter mais defensivo. Mega-Heracross-EX caso jogue competitivamente, será acompanhado de muitas mecânicas de cura e movimentação de dano. Acredito que atá sua chegada não teremos mais Reuniclus no formato, portanto o único recurso de movimentação de dano será Dusknoir (FlashFire). Para dificultar ainda mais seu uso Gensect-EX e G-Booster devem continuar no formato, tornando o ataque de Mega Heracross obsoleto se comparado ao de Genesect-EX+G-Booster.


Blaziken possui o mesmo potencial ofensivo do Charizard de Combustion Blast: 150 de dano. Com a desvantagem de ser um Pokémon de Estágio 2 e ter o custo de descarte de 2 energias, porém com a capacidade de nocautear Pokémon no banco de seu oponente. Charizard-EX ainda não se popularizou no meio competitivo, e pode ser que Blaziken tome o mesmo rumo. De qualquer forma, seu potencial ofensivo não pode ser ignorado, principalmente por ele não ser um Pokémon EX. Este é um Pokémon que pode se popularizar de acordo com o metagame. Atualmente Blastoise e Keldeo ainda tem muito espaço competitivamente, mas com a possível queda de Tropical Beach (e talvez skyla) e provável que os Pokémon de água caiam em desuso competitivamente, dando chance para Blaziken e outros Pokémon de fogo, jogarem.


Seismitoad-EX pode dar um novo fôlego às estratégias de Lock. Fora os pokémon lutadores, ele pode ser um dos melhores Pokémon lançados no set. Tudo graças a seu primeiro ataque, que custa apenas duas energias incolores e impede que seu adversário use itens durante seu próximo turno. Infelizmente a base de dano deste ataque é bem baixa, apenas 30. Seismitoad-EX pede para ser usado junto com Garbodor, que ainda deve estar presente na próxima temporada, formando provavelmente o mais eficiente combo de Lock desde a introdução de Garbodor no formato. Seismitoad impedirá que qualquer tool seja descartada dele e de Garbodor por itens, forçando que seu adversário descarte suas tool via ataques. Garbodor permitirá que você use Lasers livremente para aumentar o dano da estratégia e você poderá fazer uso de Muscle Bands para ampliar um pouco mais seu dano sem se preocupar em tê-las descartadas. É claro que a estratégia terá algumas brechas, como atacantes com Torment e o bom e velho Virizion/Genesect, que podem derrubar Seismitoad facilmente graças a fraqueza.


Politoed a princípio não me parece ter muito potencial competitivo, mas com certeza protagonizará alguns decks bastante divertidos da Rising Fist. Tudo graças a sua habilidade que ignora energias incolores dos ataques da linha evolutiva de Poliwag/Poliwhirl/Poliwrath. Todos poderão atacar sem nenhuma energia desde que Politoed esteja em campo com sua habilidade ativada. Infelizmente Politoed divide suas pré-evoluções com  Poliwrath, portanto pode ser um pouco difícil manter os dois em campo ao mesmo tempo. Além disso os ataques da linha evolutiva de Poliwrath não são muito eficientes, a estratégia talvez funcione melhor com Celebi-EX (que pode ou não estar no próximo formato modificado).


O pequeno porém notável Dedenne inaugura a nova geração de "Call for Familiers". Assim como emolga, o ratinho elétrico busca por 2 Pokémon do seu deck e já os coloca diretamente no banco. Dedenne é muito versátil, faz uso apenas de energias incolores e possui apenas 1 de custo de recuo. Dedenne pode assumir um caráter ofensivo se necessário, seu segundo ataque causa 20 de dano para cada energia ligada ao Pokémon ativo, um ótimo recurso para surpreender seu adversário, principalmente se ele tiver fraqueza para o tipo elétrico. Dedenne infelizmente possui fraqueza para o tipo lutador, que está em plena ascenção no set. Talvez por este motivo e com a possível redução de Yveltal-EX no formato, Dedenne não seja tão jogável assim. Pelo menos na característica set-up, emolga sai na frente, por ter recuo 0 e resistência ao tipo fight, mas deixa a desejar no fator ofensivo.


Klefki entra para o time das fadas com uma habilidade interessante que transforma a resistência de todas as suas fadas em campo em -40 ao invés de -20. Até o momento todas as fadas apenas tem resistência para o tipo Dark. Atualmente o tipo ainda possui bastante presença competitivamente, se mostrando o responsável por protagonizar os decks campeões dos dois últimos mundiais. Muitos jogadores apostam que a rotação do próximo formato será Boundaries Crossed ON ou Plasma ON, de qualquer forma, o tipo Dark perderá boa parte de seus recursos, mais especificamente Dark Patch e Sableye, e eventualmente perderão sua força competitivamente. Porém, Yveltal-EX ainda será um excelente atacante, capaz de ser encaixado em decks de movimentação de energia ou em até mesmo decks com aceleradores universais como Emboar e Blastoise.


Dragonite-EX é o primeiro dragão EX a ter fraqueza para o tipo Fairy inserido nos sets da XY. Neste momento de jogo é dificil dizer se isso será algo bom ou ruim. Atualmente o tipo fada ainda não conquistou seu espaço competitivamente mas isso pode mudar com a rotação do formato. De maneira geral, Dragonite-EX é um Pokémon bastante versátil desde que encaixado em um deck que faça uso de energias do tipo Planta e algumas elétricas. Sua habilidade permite que você mova as energias básicas para ele e em seguida o coloque como seu Pokémon ativo, um recurso muito eficiente para negar nocaute sem ter que sacrificar seu ataque. Dragonite-EX também pode ser um recurso interessante para nocautear os dragões da era BW que ainda tem fraqueza para o próprio tipo. Diferentemente de Druddigon, sua base de dano é boa em qualquer situação (e não apenas em contra-ataques).


Concluindo
A XY3 apresenta uma grande variedade de Pokémon desde atacantes à Pokémon de suporte com potencial de jogo, não somente do tipo Fight. Infelizmente boa parte deles pode não jogar devido ao metagame ou a rotação do formato que pode favorecer alguns e desfavorecer outros.

Na próxima e ultima parte da Análise da XY3 irei comentar sobre os itens, supporters e stadium's da coleção!

4 comentários:

  1. A Tradução e oficial? Punhos "pro" alto?
    Pensei que seria algo do tipo: Levanta Guarda, Jab Direto hauhauah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não Bruno! XD Este é apenas o título da postagem! a rising fist será chamada de Furious fist nos EUA, aqui no Brasil ainda não temos o nome oficial da coleção!

      Excluir
  2. Interessante ver o potencial que Fairy Types estão tendo ao longo das expansões no quesito de Abilities passivas. Gostei bastante do Klefki. Esse 150hit do Blaziken também é uma boa notícia para quem gosta de usar Fire e feliz de ver as coisas começaram a melhorar muito desde o Flashfire.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante continuar com essas analises da coleção

    ResponderExcluir