terça-feira, 19 de junho de 2012

Itens - O que nos restará no próximo formato pt. 1


Black & White
Como prometido, vou listar aqui as Trainers que ficarão na próxima rotação. Comecei pelas Supporters que apresentavam um número bem menor, e agora vou listar os Itens. Como eles tem uma quantidade mais significativa, resolvi listá-los por expansão, começando pela Black & White.


Energy Retrieval
Com a saída de Fisherman, este é um dos poucos recursos de reciclagem de energia. Fora ele, temos Super Rod, Dark Patch e Eelektriks. Com isso acho que estratégias de descarte de energia, provavelmente serão muito limitadas aos Eelektrik's. Ainda que tenhamos um Emboar para acelerar energias de fogo, recuperá-las com apenas Restrieval pode não ser o suficiente dependendo da estratégia. Andei testando o novo formato nos últimos dias e pelo que pude perceber, os ReshiBoars irão voltar ao Metagame, porém usando Reshiram Ex. Ele não descarta energias, portanto o uso de Energy Retrieval no deck não será muito necessário. Talvez alguns jogadores usem 1 ou 2, só por questão de segurança e caso seja necessário acelerar um Mewtwo Ex em um momento decisivo da partida. Pensando mais adiante temos o lançamento da Dragons Exalted. É possível que os Retrieval's sejam utilizados com o Rayquaza Ex, visto que ele parece ser mais compatível com os Emboars do que com Eelektrik, mas até lá, acho que esta carta não será tão presente, quanto foi no primeiro semestre deste ano.



Energy Search
Na minha opnião, está carta só justifica ser usada em decks híbridos, e por híbridos eu digo, que usem 3 ou 4 tipos de energias específicas para atacar. Fora isso, no lugar de um Energy Search você pode muito bem colocar outra Energia e ainda escapar de um Item Lock. Por hora, acho que está carta não será muito utilizada. Com a saída do Scizor Prime do formato, a maior ameaça para energias especiais são os Enhaced Hammers e o Kyurem Ex, mas não é nada que você não consiga contornar. E ainda temos as Blend Energy que serão lançadas muito provavelmente na Dragons Exalted. Tudo bem que as Prism Energy só geram qualquer tipo de energia se ligadas em básicos, mas as Blend energy provavelmente irão suprir essa necessidade quando forem lançadas. Talvez, em decks do tipo Dragão, você encaixe  um ou dois Energy search, uma vez que todos eles estão usando pelo menos duas energias diferentes para atacar, mas ainda assim não acho que está vai ser uma trainer muito útil.


Energy Switch
Uma das poucas ferramentas que podem mover energia, visto que Shaymin e Meganium estarão fora do Metagame, restando apenas Klinklang e posteriormente o Hydreigon que movem energias metálicas e noturnas respectivamente. Infelizmente eu acho que está é uma Trainer que pesa muito na construção do Deck. Você move apenas uma energia básica e isto pode não ser o suficiente. Talvez seja melhor usar um Exp. Share, que terá o mesmo efeito, porém com uma durabilidade relativamente maior. É capaz que apareçam algumas estratégias utilizando movimentação de energia, mas eu não acho que elas irão envolver esta carta. Para garantir algo eficiente, você precisaria de pelo menos 3 dela em seu deck, e isso acaba pesando muito no Deck como um todo.


Full Heal
Andei vendo alguns Pokémons do novo formato e muitos deles possuem ataques que acumulam 2 ou até mesmo 3 condições especiais de uma só vez e se somarmos isto com a Ninetales que bate 50x temos uma bela estratégia. Não posso afirmar que estratégias de condição especial irão voltar, talvez isso não ocorra, acho que ainda não temos ferramentas suficientes para isso. Mas caso elas voltem, está carta pode ser de grande ajuda. Em contrapartida, 2 Switch's podem fazer a mesma coisa que está carta faz, e com Switch você ainda tem a possibilidade de salvar algum Pokémon com pouco HP, temos também Scoop Up que tem 50% de chance de curar condições especiais e dano do seu Pokémon ativo, além é claro da possibilidade de recuo no caso de algumas condições especiais. Acho que está carta irá depender muito do metagame para ser utilizada, nos resta esperar para ver.


PlusPower
Nos ultimos 2 dias que pude testar o novo formato, percebi que ainda faltam 10 de dano para matar muita coisa. As vezes até mesmo jogando com fraqueza, faltavam 10 ou 20 de dano para derrubar um Ex, ou até mesmo um Reshiram regular. Pode parecer pouco, mas no próximo formato, derrubar o pokémon do adversário primeiro pode definir quem vai vencer a partida, principalmente se for um Ex. É claro que já temos outras cartas que amplificam o dano de ataques, como Aerodactyl e a Altaria da Dragons Exalted, mas falta versatilidade da parte da ambos. O Aerodactyl é relativamente difícil de jogar, e traz com ele sua carta fóssil e/ou Twist Mountain e a Altaria só amplifica o dano de Pokémons do tipo Dragão, ou seja, PlusPower ainda é uma carta versátil e provavelmente irá dar as caras em larga escala no próximo formato.


Poké Ball
Em um formato com Great Ball, Heavy Ball, Level Ball e Ultra Ball, acho que ninguém irá arriscar o uso de uma Poké Ball. Tudo bem, você tem 50% de chance de pegar qualquer pokémon no seu deck. Ok. Mas acredito que com o "slow down" que teremos no próximo formato, não poderemos nos dar ao luxo de depender da moeda para montar o jogo, para atacar talvez, mas para fazer o set up não. Quanto mais rápido você conseguir montar seu jogo melhor. Não só no próximo formato, no HGSS On já temos isso, e eu particularmente não vi ninguém usando Poké Ball. Fato é que ela acabou ficando muito obsoleta perto das suas variações posteriores que se mostram extremamente eficientes te garantind buscar qualquer Pokémon no seu deck. Se ele não for compatível com Level Ball, ou Heavy Ball ele será compatível com Ultra Ball, e em alguns casos até a incerta Great Ball é melhor que a Poké Ball.


Pokédex
Uma carta com potencial, mas que ao meu ver ainda pesa muito na construção do Deck. Muitos dos Pokémons do tipo dragão, estão atacando e descartando cartas do topo do seu próprio deck. Teoricamente a Pokédex poderia te dar um certo "controle" de quais cartas você vai descartar. Além disso ela pode servir como uma ferramenta para conseguir algo bom com alguma Draw Engine, Cheren, Bianca e por que não, verificar se vale a pena ou não usar Juniper. Mas de qualquer forma, ainda acho que vai ser muito difícil encaixar uma Pokédex nos Decks. Não é impossível, mas por enquanto é pouco provável. Principalmente por ela depender de alguma outra Draw Engine para ser realmente eficaz.


Pokémon Communication
Uma das minhas Trainers mais usadas, no atual formato todo deck que monto conta com pelo menos 4 dessa carta, mas no próximo formato acho que ela não terá tanto espaço assim, principalmente com as Poké Ball's e suas variações. É claro que ela ainda é uma excelente carta, mas no formato BW On pelo menos no meu caso, o uso de Level Ball ou Heavy Ball e Ultra Ball tem suprido muito bem a função que o Pokémon Communicatio exerce que é a de buscar um Pokémon específico do Deck. Em decks que usem muitos pokémons iguais como os SeismiTuff ela não é tão necessária assim, vai depender de cada jogador e de cada estratégia, mas sem sombra de dúvidas ainda é uma excelente carta.


Potion
Com o aumento consideravel dos HP's dos Pokémons, todas as Potions passaram a curar 30. Com tantos Outrages e outros ataques que se valem de marcadores de dano para terem mais poder destrutivo no Metagame que está por vir, não sei exatamente se curar vai ser uma boa opção. Sem Vileplume para travar Trainers, os Pokémos no banco ficam totalmente suscetíveis à Catcher, logo é arriscado manter recuar ou mover dano para o banco com o objetivo de poupar algumas prizes. Mas talvez em casos de uso de Pokémon Ex ou de qualquer outra coisa que tenha muito HP esta seja uma boa opção, embora eu ache que se for para curar é melhor usar Max Potion + qualquer ferramenta de reciclagem de energia.


Revive
Os Ex não irão sumir completamente do formato então Revive ainda será uma boa ferramenta para trazer de volta um Mewtwo, Tornadus, Darkrai, Reshiram ou Zekrom direto para o banco. Talvez com a saída do Vileplume, ela seja até mais utilizada, principalmente em estratégias com Eelektrik que já pode acelerar o pokémon no mesmo turno em que você revivê-lo. Fora os Ex, ainda tenhos alguns básicos que se encaixam bem com Revive, como Durant (que eu acredito que possui chance de voltar ao metagame se utilizada junto com o Aggron da Dragons), o novo Boufflant da Dragons Exalted que possui redução de dano e os outros lendários como Cobalion, Landorus, Thundurus e afins.


Super Scoop Up
Ainda é uma carta altamente jogável. Principalmente em decks que vão contar com Emboar para acelerar energia. Você pode muito bem curar seu Pokémon Ex ativo e voltar com todas as energias para a mão e ligá-las novamente com Inferno Fandango. Já vi algumas pessoas usando esse tipo de estratégia no formato HGSS on, basta ter um Switch ou algo com pouco custo de recuo e contar com a sorte para conseguir uma cara no Scoop Up. Porém, como as Draw Engines estão ocupando um espaço maior no deck, é capaz de alguns jogadores optarem por não usá-la para manter um poder de Draw maior. Sem considerar que ela tem 50% de chance de falha, e no meu caso, eu nunca consegui utilizá-la quando realmente precisei.


Switch
O bom e velho Switch. Qualquer deck que tenha pokémons com um custo de recuo maior ou igual a 2 ja deve reservar um espaço para esta carta, salvo algumas poucas excessões. Não há muito o que se falar sobre esta carta, seu papel pouco muda no formato. Te garante um recuo sem ter que descartar energias, se você usar 2, funciona como um Full Heal, e agora com os decks de Zekrom Ex e Eelektriks pode te garantir uma aceleração de energia no Pokémon que estava ativo.


Fonte das Imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário