quinta-feira, 7 de junho de 2012

16 motivos para estar ansioso com o lançamento da BW Noble Victories nacional


Antes de qualquer coisa, quero deixar bem claro que não estou fazendo propagada ou apologia a Copag. Na verdade o caminho é quase que inverso, ando um pouco descontente com a qualidade dos boosters nacionais, gastar 5 reais e ter a chance de não tirar nenhuma carta rara ao meu ver é um grande desrespeito com o jogador. Sem contar que os boosters poderiam ser mais baratos. Já discuti isso várias vezes com meus amigos que jogam aqui na cidade; se o Deck tem 60 cartas (tanto o nacional quanto o internacional) e custa metade do preço, pela lógica um booster com 10 cartas também poderia custar metade do preço, mas infelizmente o que temos é um preço abusivo que nem sempre vale a pena. A qualidade do Foil nacional é inferior, assim
como as cartas. Isso sem contar no quesito tradução, já mandei alguns emails e nenhum deles foi respondido, é mais fácil tentar falar com eles pelas redes sociais, costuma trazer mais retorno, principalmente pelo fato de outras pessoas poderem ver o que você está reclamando; quanto a tradução eles alegaram que é a Nintendo of America quem traduz para o português, eles apenas imprimem e distribuem; o que para mim é outra desculpa esfarrapada; não tem ninguém que faz a revisão? E ainda que não seja responsabilidade deles traduzir, é o nome deles que acaba sujo ao distribuir cartas com erros grotescos (que nem mesmo tradutores online cometem). Mais uma vez gostaria de deixar claro que não tenho nada contra a Copag, mas sim contra a falta de compromisso com os consumidores, atitude que vem sendo reafirmada com o passar do tempo. Mas voltando ao que interessa: Noble Victories. Vitórias Nobres.

O set conta com 101 cartas em Inglês e uma carta secreta, sendo ela a 102. Dei uma olhada no set como um todo e reuní 16 motivos que tem me motivado a arriscar comprar uma caixa de booster nacional da BW Noble Victories. É claro e evidente que vocês podem encontrar mais (ou menos) motivos, mas ao meu ver, as cartas que irei listar abaixo são as que mais compensam na coleção, vamos a elas.


Leavanny 003/101

Em um formato em que os básicos (Ex) dominam é triste ver que muitos Stage 2 acabam ficando de fora. Um deles é a Leavanny, sua Habilidade Leaf Tailor, remove fraqueza de qualquer Pokémon que possua energia ligada a ele. É uma outra versão para o Green Shield do Metapod da HGSS, agora com alcance à todos os tipos, não necessariamente Pokémons de planta. Seu HP é normal para um Stage 2 de planta da BW, 130 e seu ataque não é dos melhores, mas é compatível com DCE e tem um dano máximo de 80 com o custo de 3 energias.



Victini 014/101

O Pokémon que leva o título da expansão. Todos sabemos que o que realmente importa neste Pokémon é sua habilidade Victory Star, que lhe permite fazer mais uma vez (apenas mais uma vez) os lançamentos de moeda para jogadas de ataque feitas em seu turno. Ele apareceu recentemente aqui no blog no Top 5 do tipo fogo do formato atual, quem quiser conferir basta clicar aqui.



Vanilluxe 029/101

No final do ano passado, e no começo do primeiro semestre de 2012, os Stage 2 ainda tinham espaço no Metagame, aliás, pode-se dizer que eles dominavam o Metagame. Uma das variações do famoso deck The Truth (que teve uma breve análise neste post aqui), tinha como atacante principal o Vanilluxe, em conjunto com o Victini, citado logo acima. O set up da estratégia era travar o uso de Trainers com o Vileplume, ter o Victini no banco, e usar o primeiro ataque do Vanilluxe para paralisar o oponente e forçar o descarte de energia para retreat. O ataque causa 40x de dano para cada Cara que você tire em 2 lançamentos de moeda, o dano máximo é de 80, além disso se você tirar pelo menos uma cara seu oponente estará paralisado. Com a habilidade do Victini você precisava apenas de 1 cara, em 4 lançamentos de moeda, era uma estratégia bem estável, principalmente nesta época em que o Meta estava lotado de decks de fogo.



Kyurem 034/101

O terceiro dragão do Tao Trio também teve muito destaque alguns meses atrás. Seu primeiro é o mesmo dos outros dragões, Outrage, repassando todo o dano presente nele com um acréscimo de +20 para o Pokémon defensor. Seu segundo ataque porém, era diferente, com ele você causava 30 de dano em todos os Pokémons em campo. Uma ótima estratégia de Spread que serviu como combo de vários decks.



Eelektrik 040/101

Eu sei, vocês não aguentam mais ver esta carta aqui no Blog, portanto vou me conter. Ela é uma excelente ferramenta para aceleração de energia e quem desejar saber mais sobre esta carta, basta visitar alguns posts antigos do blog, como o Top 5 do tipo elétrico, e a análise do deck de Zekrom Ex & Eelektrik.



Elgyem 055/101

Um Pokémon que acaba passando despercebido por muitos jogadores, mas que provavelmente com a próxima rotação vai ganhar mais destaque devido a seu primeiro ataque, o First Contact, que com o custo de apenas uma energia incolor, lhe permite buscar 2 Pokémons Básicos em seu deck e colocá-los no banco.



Chandelure 60/101

Outro Stage 2 que acabou sendo não mais utilizado devido ao lançamento dos Ex. Ele também fez parte de uma das vertentes do The Truth, porém a estratégia com ele era um pouco diferente. O Set up era bem pesado, consistia em travar as Trainers com o Vileplume, reduzir em -2 o custo de recuo do seu Pokémon ativo com o poké-body do Dodrio da Call of Legends, usar a Stadium Tropical Beach, carta promo da Black & White e finalizar com o Jirachi da HGSS Unleashed. A estratégia era não atacar, era apenas distribuir 30 de dano com a Habilidade deste Chandelure, recuá-lo, subir outro Chandelure e usar mais uma vez a Habilidade Cursed Shadow, para distribuir então 60 de dano nos Pokémons de seu adversário. Em seguida você deveria usar a Stadium, sacar cartas até ficar com 7 cartas em mãos e encerrar seu turno sem atacar. Após pilhar uma quantidade considerável de dano, bastava subir o Jirachi com algumas energias, forçar a "desevolução" e pegar várias prizes de uma vez. Uma ótima tática que misturava Spread e Trainer Lock.



Conkeldurr 064/101

Outro Stage 2 que não teve tempo de brilhar. O destaque fica para sua Habilidade, Craftsmanship, que aumenta em +20 seu HP para cada energia Fighting que esteja ligada neste Pokémon. Com 4 energias (o necessário para que ele ataque) seu HP atinge a marca dos 220. Algo fenomenal, mas que infelizmente não vingou muito, por não possuir nada para aceleração de energia e por demorar demais para atacar. Além disso possuía fraqueza para o tipo psíquico, e logo alguns meses depois o Mewtwo Ex passou a ser uma carta presente em todos os decks do formato. Mas ainda assim eu acho que vale apena arriscar uma estratégia com Conkeldurr e Electrod Prime.



Terrakion 073/101

Uma carta mais que necessária, seja para usar como Tech, seja para montar um deck para acabar com o Metagame de Zekrom Ex. Full art ou não está é uma carta que vale a pena de se ter. Recentemente ela foi analisada no Top 5 do tipo lutador, quem quiser conferir mais detalhes basta clicar aqui.



Durant 083/101

A formiga devoradora de Decks. Seu auge foi algumas semanas atrás quando não havia sido lançada a Dark Explorers com o Heatmor que simplesmente detona com a pobre formiga de metal. Mas com certeza montar um deck de Durant's é algo que ainda compensa nos dias de hoje. Principalmente por ser uma estratégia fácil de se executar e que quase nunca falha. Só fica um pouco difícil de montar um deck com ela por depender de muitos Pokémon Collector, carta que está muito cara atualmente.



Cobalion 084/101

Ter um full art desta carta é um dos meus objetivos ao comprar uma caixa da BW Noble Victories. Além de ser um dos meus pokémons favoritos (do meu tipo favorito) do formato atual, ele é uma excelente carta para ser usada como atacante principal, e foi com ela que o The Truth ganhou uma de suas versões mais estáveis (que inclusive se encaixa no Metagame atual). Full art ou não, está é uma excelente carta, que já foi melhor análisada neste post..



Eviolite 091/101

Esta carta foi parece ter sido feita para servir de suporte para a próxima expansão. Com eviolite, você reduz 20 de dano causado por ataques, desde que o Pokémon que você ligue esta Pokémon Tool seja um Pokémon básico. Sem dúvida se encaixa muito bem em decks de Durant, Cobalion e em qualquer Deck que use um Pokémon Ex.



N 092/101

Outra carta que quero uma versão full art. Sim, N. Aquele cuja ilustração estampa a capa do Blog. Uma excelente carta que serve tanto como Draw Engine, quanto como ferramenta para desestabilizar o jogo do seu oponente. Assim que foi lançada, se tornou uma carta presente em todo deck do formato. Eu já fiz uma análise mais detalhada dela anteriormente no Top 7 das Supporters do formato atual.



Rocky Helmet 94/101

Uma Pokémon Tool que tem tanto potencial quanto Eviolite, porém é um pouco mais difícil de ser jogada. Ela pode muito bem anular o uso do Eviolite, e pode ser uma verdadeira dor de cabeça para seu oponente, uma vez que a cada ataque ele irá receber 2 marcadores de dano (ele não pode reduzir este dano diretamente de nenhuma forma, uma vez que não é dano de ataque)



Super Rod 095/101

Uma ótima Trainer para ser usada em deck de Durant ou QuadBull ou praticamente qualquer deck que possa se valer de reciclagem de energia e ou Pokémons. Com ela você pode embaralhar da discard pile de volta para o deck, 3 cartas, em qualquer combinação de energias básicas e Pokémons.



Xtransceiver 096/101

Uma carta que não tem muito espaço no formato atual, mas que provavelmente será uma carta mais usada no próximo formato. Com ela basta você tirar um resultado cara em um lançamento de moeda para poder buscar uma Supporter qualquer de seu deck e colocá-la em sua mão.


Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário