segunda-feira, 2 de julho de 2012

Report Battle - Juiz de Fora 29 de Junho de 2012

Um torneio que me surpreendeu e muito. Tanto pela variedade de Decks, quanto pelo nível dos jogadores. Cheguei bem cedo no local do torneio, uma amiga minha iria participar, mas o deck dela ainda tinha algumas cartas fora do formato. Portanto no começo da semana, passei na casa de um outro amigo meu, (aliás o que me apresentou o TCG de Pokémon um ano atrás e me incentivou a começar a jogar) para pegar algumas cartas com ele. Infelizmente ele parou de jogar por falta de tempo, mas eu ainda tenho esperanças de que um dia ele volte. Voltando ao que interessa, peguei as cartas com ele, e as usei para "legalizar" o deck da minha amiga. Não pude fazer muita coisa, montei um ReshiPhlosion, com Ninetales. O deck era movido a base de Junipers e Oaks, e nos testes que fiz em casa ele até que funcionou muito bem, conseguindo até derrubar meu ZeEel. Cheguei mais cedo no local que iria cediar o torneio para explicar pra ela as alterações no deck e explicar como ele funcionaria. Enquanto ela não chegava, um amigo meu que voltou a jogar recentemente apareceu por lá com um Tornadus Ex para trocar. Consegui colocá-lo no meu deck! Confesso que fiquei mais tranquilo, só pelo fato de ter um Tornadus Ex e outro Tornadus regular para dar counter nos possíveis Donphans que encontraria pelo caminho. Vamos ao Report.



Primeira partida Vs ZeEel
Uma batalha mirror, o deck mais rápido vence. Meu adversário tinha um deck um pouco diferente do meu. Ele estava usando apenas um Zekrom Ex se não me engano tinha 3 ou 4 Zekrom's regulares e 2-2 Eelektrik. Ele começou com Zekrom e eu com Zekrom Ex se não me engano. Foi uma partida rápida, o deck dele não funcionou, ele demorou uns 4 ou 5 turnos para montar 1 Eelektrik, chegou a usar Communication pra trazer o Zekrom Ex pra aguentar o dano, mas em 2 ou 3 turnos eu já tinha meu set up montado. Consegui manter um ciclo de Strong Volt e derrubei 6 pokémons dele.
A segunda partida foi um pouco mais interessante pra ele. Ambos iniciamos com Zekrom Ex. Meu deck funcionou corretamente mais uma vez, e o dele foi um pouco melhor também. Consegui usar Strong Volt primeiro, e acumulei 150 de dano no Zekrom Ex dele, ele recuou e tentou atrasar o jogo. Usei Dynamotor para energizar o Raikou Ex e mirei no Zekrom Ex, duas prizes, depois daí ele não conseguiu se estabilizar o jogo e eu ganhei a melhor de 3.
vitórias 2x0 derrotas


Segunda partida VS Krookodile & Excadrill
Uma partida com fraqueza. Lógico, não podia faltar isso. Em todo torneio eu pego no mínimo um ou 2 decks que tem vantagem sobre uma boa parte ou o meu deck inteiro, mas vamos lá. Não me lembro muito bem com o que ele começou exatamente, acho que foi um Sandile. Ele usava as duas versões do Krookodile no deck, tanto o de Black Eyes quanto o de Torment (por sinal ambos tinham potencial para derrubar meus Ex elétricos com um golpe só. Eu comecei com Thundurus, montei 1 Tynamo no banco, usei PONT, 2x Level Ball, busquei mais dois Tynamos, e os coloquei em jogo e encerrei o turno usando Charge. Como não me lembro exatamente com qual pokémon ele começou as rodadas dele podem parecer um pouco turvas, o que eu me lembro é que no início do meu segundo turno o Thundurus estava com 40 de dano devido a fraqueza. Ele desceu vários básicos e encheu o banco sem usar nenhum recurso para draw. Eu comecei meu turno usando Juniper, descartando uma mão não muito útil e algumas energias. Consegui montar 2x Eelektriks em T2, consegui Zekrom Ex e Communication, busquei Tornadus Ex e o desci no banco. DCE em mãos, liguei e usei Dynamotor nele, recuei o Thundurus e KO no ativo dele. Se bem me lembro ele tinha vários Throh, ele foi energizando um no banco e subiu alguma coisa só para travar o jogo por hora. Eu consegui montar o ultimo Eelektrik e desci um Raikou Ex e lotei meu banco, Ataquei com Tornadus Ex e descartei uma energia, mais uma prize. Ele subiu o Throh usando seu segundo ataque que não é afetado por resistência e acumulou um bom dano no meu Tornadus. Eu fui energizando o Raikou enquanto preparava algo para substituir o Tornadus que não duraria muito tempo, visto que ele ja tinha um Excadrill no banco pronto para bater 30. No decorrer da partidaeu perdi meu Tornadus, mas até la só me restavam 2 prizes, e o Raikou Ex conseguiu levá-las sem muito sacrificio. Acabei descendo um Tornadus regular, só para poder usar Switch no Raikou Ex, energizá-lo no banco, recuar o Tornadus Ex e atacar e assim foi-se a primeira partida.
O segundo jogo foi muito tenso para mim. ele começou com Throh ativo e outro Throh no banco, e um Sandile se não me engano e eu com 1 Raikou Ex ativo e um Tynamo no banco. ele ligou uma energia, usou Poké Ball, cara, buscou um Pokémon que não me recordo e passou. Eu estava sem nenhuma Supporter para draw e não consegui nenhuma pegando a carta do inicio do turno, apenas usei Level Ball e busquei outro Tynamo (com recuo 0) liguei uma energia no Raikou e passei. Ele ligou outra energia no Throh, usou poké ball de novo e pegou um Krookodile com Torment, ele evoluiu um Sandile no banco, bateu 30 no Raikou (com fraqueza vai pra 60) e me forçou a trocar meu Pokémon ativo, eu subi o Tynamo com recuo 0 e continuei a jogar, me veio um Thundurus, recuei o Tynamo e subi o thundurs, liguei uma energia nele e usei Charge apenas para tirar uma energia do deck e provavelmente mandá-la para a Discard Pile no turno seguinte. Ele ligou mais uma energia no Throh, montou o Krookodile, e terminou de preparar um Excadrill no banco, posteriormente ele derrubou meu Thundurus, subi meu Raikou Ex no draw, consegui um Eelektrik mas não tinha nada para energizar no banco e até então nada de supporters e nada de energias também, tentei paralisá-lo mas não consegui, causei apenas 30 de dano nele e no próximo turno eu iria perder meu Raikou. Ele começou a energizar o Krookodile com Torment, colocou mais um Sandile em campo e derrubou meu Raikou, 3-0 pra ele até o dado momento. Começo meu turno e finalmente uma Juniper! Nunca a usei com tanto gosto, descartei algumas cartas que não me lembro bem, mas acho que eram Communication e 2 Switchs. Consegui Zekrom Ex, Tornadus regular e Level Ball, mantive o Zekrom Ex no Banco, montei outro Eelektrik, energizei o Zekrom Ex com dynamotor, liguei uma energia no Tornadus, usei Energy Wheel. Ele evoluiu o Sandile, ligou outra energia no Krookorok e atacou meu Tornadus. Eu liguei uma DCE no Zekrom Ex e ele já estava pronto para usar Strong Volt, consegui montar 3 Eelektriks, e me veio o Tornadus Ex no draw. Não quis arriscar, e usei Strong Volt no Throh dele, minha primeira prize. Ele subiu o Krookodile com Torment, montou um Krookodile com Black Eyes no banco e usou Torment, me impedindo de usar Strong Volt no próximo turno, o que pra mim não fez tanta diferença assim. Comecei meu turno, não me recordo de qual carta peguei, mas sei que energizei o Tornadus Ex com DCE usando Dynamotor, liguei uma lightning energy no Zekrom Ex e o recuei, usei o resto dos Dynamotor no Zekrom Ex, subi o Tornadus e causei 100 de dano no Krookorok dele. Ele começou a investir em um Excadrill, usou Torment no meu Tornadus e encerrou o turno dele. Recuei o Tornadus, subi Zekrom Ex, energizei o Tornadus Ex no banco e usei Strong Volt pra não arriscar errar a moeda e deixar o Krookodile dele vivo, peguei mais uma prize. Ele subiu o Krookorok com Black Eyes, tentou descartar uma energia mas não conseguiu, usou Crushing Hammer e descartou uma DCE do meu Zekrom Ex que me desestabilizou muito. Comecei o meu turno sem ter muito o que fazer, sem ter Switch, usei um PONT mas nada de útil, apenas um Zekrom Ex para o próximo turno, passei. Ele terminou de energizar o Krookorok, derrubou meu Zekrom Ex com Trash (graças a Deus ele tomou 20 de dano) e estava a 1 prize de ganhar a partida. Eu subi Tornadus Ex, desci Zekrom Ex, liguei uma da mão nele, energizei com Dynamotor, recuei Tornadus, Strong Volt, derrubei o Krookorok dele e o resto foi Tornadus Ex e Strong Volt até eu ganhar a segunda partida.
Com esse resultado eu já estava classificado para a semi-final, depois de sorteado meu oponente me preparei para o jogo.
vitórias 2x0 derrotas


Semifinal VS Zoroark + Scrafty
Começo da semifinal, seria apenas essa melhor de 3 e o vencedor ja estaria classificado para a final. Ele começou com 3 Zorua's sendo que o ativo tinha Ascencion. Eu apenas com Raikou Ex e Tynamo (recuo 0) no banco. Ele energizou o Zorua com uma energia noturna especial, usou Ascencion e pegou um Zoroark com Foul Play, naquele momento percebi que eu não tinha me preparado para enfrentar um deck de Zoroark. Sabia apenas que se aquele Raikou Continuasse ali eu perderia e rápido. Fiz o que pude no momento, usei algo para Draw, não me recordo bem, liguei uma energia no Raikou para recuá-lo, nem que fosse por um Tynamo, consegui um Thundurus e mais um Tynamo no Draw e subi o Thundurus ativo e passei. Ele desceu um Scraggy no banco, usou N se não me engano, ligou uma energia noturna especial no Zoroark, e usou Nasty Plot. Eu usei um Juniper muito bem usado, descarte energias, consegui Tynamos, Tornadus Ex, Level Ball's, e fui montando meu Set up. Montei 2 Eelektriks, energizei o Raikou, liguei uma da mão nele e torci para que meu adversário não tivesse Catcher na mão. Ele ligou Dark Claw no Zoroark Ativo, usou Ultra Ball, descartou energias, evoluiu praticamente todos os Zorua's no banco e usou Dark Patch para energizá-los, usou Foul Play e derrubou meu Thundurus devido a energias especiais e o Dark Patch. Subi o Raikou Ex, energizei um Zekrom Ex no banco, e derrubei o Zoroark ativo dele. Ele subiu um Zoroark da Dark Explorers, e usou Brutal Bash, como ele tinha o banco praticamente cheio, mais Dark Claw, o dano foi bem alto. Eu liguei uma energia no Raikou Ex, subi o Zekrom Ex, não tinha energias suficientes para usar Strong Volt, cometi o maior erro dessa partida, ataquei com Glinting Claw e consegui uma cara. Ele usou Dark Rush, 80x2=160 mais 20 do Dark Patch e lá se foi meu Zekrom Ex. Era melhor ter ficado sem atacar para usar Strong Volt no próximo turno, mas tudo bem, foi bom para aprender um pouco sobre como jogar contra Zoroark. O resto da partida foi apenas Tornadus Ex e Raikou Ex se revezando para derrubar os demais pokémons dele. Se não me engano proximo ao final do jogo, lhe restavam 2 prizes e meu Raikou Ex estava ativo, ele tinha um Zoroark com Foul Play no banco, mas não tinha energias nem Dark Patch, foi uma vitória difícil. 
A segunda partida foi bem mais disputada que a primeira. Não me lembro muito bem da ordem dos acontecimentos, só sei que foi algo bem equilibrado, chegamos no 3-3. E mais ou menos nesse momento ele subiu um Scrafty que conseguiu derrubar meu Raikou Ex apenas com Spit Acid, me paralisando por 3 turnos seguidos, e eu tomei dando do Burn em aproximadamente 50% dos lançamentos de moedas, no final do meu turno o Raikou acabou saindo, e a única coisa que me restava era o Tornados Ex. Ele estava com apenas 1 prize e eu com 3 ainda. Estava torcendo para ele não conseguir me paralisar, e foi exatamente isso que ocorreu, de resto, eu consegui manter o Tornadus Ex vivo até o final do jogo.
vitórias 2x0 derrotas


Final VS Mewtwo Ex & Gardevoir & Reuniclus
Eu sabia que tinha uma certa vantagem devido ao set up mais pesado do deck do meu adversário. Logo eu tinha uma pequena vantagem. A primeira partida foi bem rápida e pouco disputada. Eu comecei com Thundurus ele com Ralts, eu consegui fazer Disaster Volt em T2 e mantive o Thundurus por mais 2 ou 3 turnos. Acabei donkando muitos básicos. Meu deck funcionou bem, no 4º turno ja tinha meu set up completamente montado, enquanto ele apenas subia básicos para tentar segurar o jogo. Mesmo com 4 Mewtwo's Ex no deck, nenhum deles apareceu na partida. Acabei ganhando sem que ele pegasse 1 Prize.
Na segunda partida o deck dele rodou bem melhor, ele começou com 2 Mewtwo's, e eu com 1 Zekrom Ex e Tynamo. Se bem me lembro ele chegou a ligar DCE e fez um bom estrago no meu Zekrom Ex, mas eu consegui pilhar 150 de dano nele. Subi Tornadus Ex e derrubei o Mewtwo Ex dele, logo em seguida ele trouxe o outro, ele chegou a montar uma Gardevoir, mas pra minha sorte ele não conseguiu colocar muitas energias psíquicas em campo. Infelizmente eu não consegui descartar a energia do Tornadus Ex no ultimo ataque, e ele acabou causando 140 de Dano em mim, eu consegui um Raikou Ex, e o energizei no banco, ataquei mais uma vez com Tornadus Ex, no turno dele ele o conseguiu mais um Mewtwo Ex, ele ligou uma DCE no Mewtwo do Banco e recuou o Mewtwo com dano acumulado, o ataque dele foi o suficiente para derrubar meu Tornadus Ex. Eu subi Raikou e ataquei diretamente o Mewtwo Ex com dano acumulado no banco, como eu descartei todas as outras energias, o Mewtwo Ex ativo não conseguiu derrubar meu Raikou Ex. Eu tinha uma mão muito boa, Switch's e energias. Eu apenas usei o Switch para subir um Thundurus, liguei uma energia da mão nele, energizei o Raikou Ex no Banco, recuei Thundurus e fui derrubando os básicos dele sem que o Metwo dele conseguisse me derrubar.
vitórias 2x0 derrotas


Foi um ótimo torneio para mim, principalmente por ter sido minha primeira vitória em campeonato (e ao finalizar o report acabo de perceber que venci invicto). Mas fora isso, foi muito construtivo, aprendi a lidar com várias estratégias diferentes, e agora entendo por que alguns jogadores não gostam de usar Zekrom Ex. Mesmo ele sendo o atacante principal da minha estratégia, lendo todos os reports de batalhas, vocês irão perceber que quem realmente fez meu jogo foram o Tornadus Ex e o Raikou Ex, ambos causam 100 de dano com 3 Energias, e tem custo de recuo baixo, o que facilita a energização com Dynamotor. No próximo final de semana, estarei em Ribeirão Preto - São Paulo. Onde irei participar de um torneio em um evento de cultura oriental, chamado Tanabata. Dentro do evento, irá ocorrer um torneio de Pokémon, se algum dos leitores puder comparecer, será uma honra jogar com vocês.
Total
vitórias 8x0 derrotas

6 comentários:

  1. parabens cara , foi mto bem , raikou ex destroi hehheheh te espero no tanabata

    ResponderExcluir
  2. Fala galera meu nome é Wallysson, conhecido como SonSon na galera aqui de MG, fiquei em 7º no nacional desse ano, é bastante legal que vejo minas crescer assim, sou de Formiga MG e estou convidando vcs pra fazerem parte do nosso grupo no Facebook pra qdo tiver campeonatos mais e mais gentes poderem jogar com a gente! Meu link do fb pessoal é esse https://www.facebook.com/sonson.lima pra qualquer duvida e do nosso grupo é esse https://www.facebook.com/groups/poketcg.mg/

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Wallysson, eu mesmo ja faço parte do grupo. Quanto mais gente de MG se conhecendo e compartilhando conhecimento e cartas, melhor. Posteriormente vou fazer um post no blog exclusivamente para divulgar o TCG no estado de MG!!!

      Excluir
    2. Muito bom cara espero que continue assim, eu to torcendo para que esse ano tenha mais gente no Nacional que ano passado, ano passado foram 6 pessoas, graças a deus fiquei em 7º ainda, perdi pro campeão fiquei muito feliz, agora quero ver todos pra lá!

      Excluir
    3. Se tudo der certo é capaz de nos encontrarmos antes do Nacional e alguns Battle Roads de Minas Gerais

      Excluir