sábado, 5 de maio de 2012

O retorno dos Ex


Já não é novidade que os Ex voltaram, estamos indo para a segunda expansão que trará mais Pokémons Ex à mecanica de jogo. O curioso é ver que até então todos os Ex são básicos e todos são Pokémons lendários, fora isto eles funcionam exatamente da forma com que a primeira geração de Pokémons Ex funcionava, quando um deles é derrotado em campo, o oponente deve pegar duas prizes ao invés de uma.
A seguir farei uma breve análise de cada um dos pokémons Ex lançados no ocidente, incluindo os que sairão na proxima expansão da Black&White a Dark Explorers. Começando com os Ex lançados na Next Destinies.
Mas antes vou listar algumas cartas que vêm sendo comumente usadas no formato atual junto com os Ex.



Pichu 


Como todos os Ex são básicos, com um simples ataque do Pichu, você pode buscar quantos dele lhe forem convenientes, mas é bom ter cautela, pois seu adversário poderá fazer o mesmo.
Eviolite


A pokémon tool que reduz 20 de dano originado de ataques recebidos em pokémons básicos. Acho que não preciso dizer mais nada.


Pokémon Collector


Esta supporter ja vinha sendo muito utilizada antes mesmo do retorno dos Ex, agora então é praticamente obrigatório ter pelo menos um par no deck.
Heavy Ball


Acredito que futuramente a Heavy Balls juntamente com a Level Ball irão suprir a ausência de pokémon Collector, e praticamente, todos os Ex são compatíveis com esta carta.






Shaymin Ex

Assim que a Next Destinies foi lançada eu saí em busca dos sites que costumo comprar cartas para ver o preço de cada um dos Ex. Me deparei com o baixo custo do Shaymin Ex, o encontrei na faixa de U$ 7,50 o que para mim era muito barato. Seu baixo valor de mercado se justificava pelo pouco HP que o Pokémon possui, 110 de HP é uma quantidade um tanto quanto ridícula para um Pokémon Ex. E na época o forte eram os decks de fogo, portanto, um pokémon catcher e seu shaymin Ex podia ir pro beleleu e o seu oponente ainda teria o deleite de pegar duas prizes. Outra justificativa para o baixo valor da carta eram seus ataques, que a primeira vista não são muito bons. Seu primeiro golpe funciona como o Tangela da Call of Legends ou como o Skarmory da HGSS Undaunted ou o reprint da Call of Legends, tem a vantagem de ser uma espécie de aceleração de energia, mas não é lá isso tudo. O segundo ataque ao meu ver é excelente, 30+ 30 de dano pra cada prize que seu oponente pegar, ideal para decks mais lentos, ou para aqueles momentos em que você está jogando contra uma fraqueza, é também um dos poucos golpes que é capaz de derrubar um Pokémon Ex de uma só vez. Aos poucos o Shaymin Ex passou a ser mais utilizado, muitas pessoas passaram a usar ele como Tech (tendo apenas um Shaymin Ex no deck). Sem dúvida ele é um ótimo recurso para um momento de desespero, mas começar o jogo com ele pode ser muito ruim. Outro aspecto negativo no Shaymin é sua jogabilidade,  a maioria dos Pokémons Ex podem ser buscados através de Heavy Ball, mas o Shaymin é leve demais pra isso, e o seu HP não o permite ser buscado com a Level Ball. Pode-se dizer que é uma carta um tanto quanto difícil de se jogar. Em contrapartida, ele pode ser buscado com o Poké-power da Sunflora da HGSS, mas acho que hoje em dia ninguém tem espaço pra Sunflora em um deck.
Pontos Positivos: Segundo golpe capaz de derrubar um pokémon Ex com apenas duas energias.
Pontos Negativos: Pouco HP; Incompatibilidade com Heavy Ball e Level Ball; Fraqueza comum no formato de jogo atual.


Reshiram Ex

Uma inversão de papeis, agora o Reshiram passa a tomar dano como efeito de seu ataque mais ofensivo. Mais uma vez à uma primeira vista pode parecer que o Reshiram Ex é pior do que o Zekrom Ex, mas observando com mais calma, podemos perceber alguns pontos positivos no dragão de fogo. O Reshiram Ex combina perfeitamente com a habilidade do Victini da Noble Victories, a Victory Star. A Habilidade permite que você repita o lançamento de uma moeda em casos de ataquei. Essa habilidade permite que você tire um resultado melhor com o primeiro ataque e ainda pode te ajudar a não receber o dano do efeito do segundo ataque. O Reshiram Ex também tira proveito da habilidade do Emboar da primeira Black&White, Inferno Fandango, se valendo dela para aceleração de energia e com isso torna-se tão eficiente quanto sua contra-parte. Porém por não descartar suas energias acaba se tornando um alvo fácil para o ataque X-ball de Mewtwo Ex.
Pontos Positivos: Compatibilidade com a Habilidade de Victini; pode ser buscado com Heavy Ball, possui pokémons para aceleração de energia.
Pontos Negativos: Embora não descarte suas energias, receber 50 de dano praticametne tira a vantagem de ter um HP tão elevado, e mesmo com Victory Star existe  a possibilidade de se tirar coroa como resultado; Alvo fácil para Mewtwo Ex.


Kyurem Ex

Ainda não vejo muitas possibilidades para o Kyurem Ex no formato atual e nem no possível formato que está por vir. Ele é compatível com o Feraligatr Prime, que serve de acelerador de energia, mas acho que o combo não é muito justificável uma vez que o Kyurem Ex possui a limitação de não poder usar seu ataque mais agressivo por vezes seguidas, similar ao Sacred Sword dos "três mosqueteiros" da Emerging Powers (Virizion, Terrakion e Cobalion). Acredito que se seu primeiro ataque fosse capaz de descartar qualquer energia, ao invés de apenas energias especias, este Pokémon teria um destaque maior. Mas ainda assim Kyurem Ex não é de todo ruim, podendo ser combinado com a Trainer Crushing Hammer  da Emerging Powers. Com sorte você pode descartar um número grande de energias de seu adversário e assim desestabilizar o jogo dele. Seu primeiro ataque pode ser útil contra o Mewtwo Ex, que funciona praticamente à base de energias dupla-incolores. Um ponto negativo do Kyurem Ex é que ele tem fraqueza para o tipo metálico, e ainda é comum encontrarmos alguns decks de Trainer Lock baseados em Cobalion e/ou Steelix Prime. Além disso por seu segundo ataque ter um custo alto ele acaba se tornando também um alvo fácil para o Mewtwo Ex.


Pontos Positivos: Compatibilidade com Heavy Ball e possibilidade de aceleração de Energia com Feraligatr Prime.
Pontos Negativos: Limitação de seu ataque mais agressivo, ineficiência da parte de seu primeiro ataque por ser específico ao descarte de energias especiais; Fraqueza para Cobalion e Steelix Prime; Alvo fácil para Mewtwo Ex.


Zekrom Ex

Acho que posso dizer que o Zekrom Ex é o Pokémon Ex mais utilizado no formato atual, seu baixo custo de mercado viabiliza seu uso (diferente do Mewtwo Ex). É uma carta excelente de fato. Seu primeiro ataque funciona como o primeiro ataque do Reshiram Ex, com a chance de conseguir 80 de dano se você tiver sorte.
No quesito de jogabilidade, ele também se mostra excelente, podendo ser buscado com Heavy Ball, e tendo suporte para aceleração de energia através do Eelektrik da Noble Victories, que possui a

habilidade Dynamotor, que te possibilita ligar uma energia elétrica da discard pile em um dos seus Pokémons do banco. O que lhe põe em vantagem sobre o Reshiram Ex é que o Eelektrik é um pokémon Stage 1, podendo ser montado mais rápido que um Emboar e por ligar energias da Discard Pile, a estratégia continua a funcionar mesmo enfrentando um deck com Trainer Lock. Uma outra vantagem está no seu segundo ataque, o Strong Volt. Você precisa descartar duas energias como efeito do ataque, mas não são energias específicas, você pode muito bem descartar uma dupla incolor, e se tiver outra dupla incolor na mão, você ja pode usar o ataque novamente no seu próximo turno. O fato de descartar as energias também é uma ótima vantagem defensiva contra possíveis Mewtwo Ex que estão sendo usados em massa, descartando duas energias o X-ball de Mewtwo deixa de ser tão perigoso para o Pokémon.
Pontos Positivos: Aceleração de energia com um pokémon Stage 1; Estabilidade contra decks de Trainer Lock; Compatibilidade com Heavy Ball; Por descartar energias como efeito de seu ataque acaba reduzindo a eficiência do golpe X-ball do Mewtwo Ex.
Pontos Negativos: Fraqueza para donphan Prime (que tem sido pouco usado, mas ainda pode ser uma dor de cabeça), os ataques do Zekrom Ex são praticamente inofensivos para um Donphan Prime, que tem resistência -20 além do Poké-Body que também reduz 20 de dano, sendo assim 150 de dano viram míseros 110, o que não é suficiente para derrubar o pokémon de uma vez.


Mewtwo Ex
O grande e poderoso Mewtwo Ex, o Pokémon capa da expansão que trouxe de volta a classe dos Pokémons Ex. A carta faz juz a reputação do Pokémon, e justifica o Hype causado em seu lançamento (mas pra mim não justifica seu preço de U$ 70,00). Seu primeiro ataque X-ball é o grande trunfo desta carta. Pelo custo de apenas duas energias incolores o ataque causa 20 de dano para cada energia ligada no Mewtwo Ex e no Pokémon defensor. Em um formato lotado de Pokémons Ex, é comum ver Pokémons com no mínimo 3 energias ligadas, isso sem contar as dupla-incolores. X-ball também assume um caráter ainda mais esmagador quando combado com a habilidade da Gardevoir da Noble Victories, Psychic Mirage. Com ela você dobra todas as energias psíquicas ligadas em seus Pokémons e consequentemente o primeiro ataque do Mewtwo toma proporções esmagadores. Seu segundo ataque já não é tão bom. o fato de ter que descartar uma energia atrapalha um pouco a estratégia com X Ball mas funciona bem nos momentos em que seu adversário coloca um Pokémon sem energia pra segurar o jogo enquanto prepara algo no banco. Pode-se dizer que Mewtwo Ex é tão bom, mas tão bom, que ele mesmo tem fraqueza para si. Uma verdadeira faca de dois gumes, e acredito que no formato atual não é nada raro encontrar mais de um adversário com Mewtwo Ex em seu deck.
Pontos Positivos: Primeiro ataque eficiente que dispensa aceleração de energia (muito pelo contrário, ele tira vantagem da aceleração de energia do adversário). Compatibilidade com a Gardevoir que deixa X ball ainda mais agressivo; Vantagem contra Mewtwo Ex.
Pontos Negativos: Incompatibilidade com Heavy Ball; Fraqueza comum no formato atual; Com o lançamento da Dark Explorers, muitos Pokémons passarão a ter resistência ao tipo psíquico; Fraqueza para Mewtwo Ex.


Regigigas Ex

Acredito que sem dúvidas é o Pokémon Ex mais versátil do formato atual. Todos os seus ataques funcionam apenas com energias incolores, seu elevado custo de recuo o torna possível de ser buscado com Heavy Ball e seu HP está entre os mais altos dos Pokémons Ex. Mas ainda assim não vi muitos decks utilizando o Regigigas como atacante principal, acho que o motivo é que ele pode ser um pouco arriscado de se usar, e o seu segundo ataque o torna vulnerável demais ao Mewtwo Ex. Seu primeiro golpe funciona de forma similar ao primeiro ataque do Reshiram Ex e do Zekrom Ex, com a vantagem de causar 60, ao invés de 50, e de não depender de moedas para atingir seu dano máximo (que é igual ao dos dragões). E o fato dele causar 20 de dano a si próprio, justifica o uso do segundo ataque, que nada mais é que um Outrage aprimorado. Com eviolite, é possível eliminar o dano do primeiro ataque, mas isso atrapalharia o uso do segundo ataque. Na minha opnião o Regigigas Ex se encaixa muito bem em um combo que foi muito popular alguns meses atrás, o Serperior com Habilidade e o Reuniclus, ambos da Black&White. Mas por ser um set up baseado em dois Pokémons Stage 2, fica complicado de usar no formato atual, em que os Pokémons básicos estão dominando. Ainda assim, acho que é um excelente Pokémon, e eu particularmente estou disposto a arriscar o combo de Serperior+Reuniclus+Regigigas Ex.
Pontos positivos: Versatilidade nos ataques que usam apenas energias incolores, compatibilidade com Heavy Ball.
Pontos Negativos: Custo de recuo elevado.

Este post ficou mais extenso do que esperava, devido a isso em breve trarei as análises dos Pokémons Ex, que serão lançados na Dark Explorers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário