sexta-feira, 18 de maio de 2012

Análise de Deck - Zekrom Ex & Eelektrik



A última análise que fiz foi do combo de Vileplume + Cobalion que apresenta uma estratégia muito consistente, se mostrando eficaz até contra um deck de Mewtwo Ex e Gardevoir. A análise que farei a seguir é de um dos decks mais populares do formato atual, talvez pelo seu baixo custo se comparado aos demais.
A estrutura do deck é bem simples e dificilmente irá te deixar na mão. Esse deck foi um dos poucos que conseguiu se sair bem contra o deck de Vileplume+Cobalion, não mostrando muitos problemas para derrubá-lo. Bom, vamos ao que interessa - Como atacante principal, temos Zekrom Ex (que pode ser achado por U$ 9,99 em alguns sites internacionais) e o Zapdos da Next Destinies. De Pokémons para suporte, temos os Eelektrik's da Noble Victories que são as verdadeiras engrenagens que movem este Deck, juntamente com o Pichu que pode adiantar bem o seu jogo. O deck conta com
um número elevado de Trainer's e se torna um pouco vulnerável a decks de Durant assim como o Deck de Vileplume+Cobalion, mas esse grande número de Trainers e Supporters facilita muito na montagem do set-up
do deck, e é comum você ter seu jogo montado no seu segundo turno.

O começo do jogo
Bom, qualquer Pokémon desse deck é bom para se iniciar uma partida. Eu optei por usar dois Tynamo's diferentes ambos da Noble Victories, um que tem 1 de custo de recuo e menos HP e outro que não possui custo de recuo e menos HP. É bom para a estratégia desse deck, ter um bom número de energias elétricas na Discard Pile, então as vezes é bom usar um retreat logo no começo da partida para manter uma energia por lá. Começar com o Pichu também pode ser uma boa, pois você pode buscar o resto do seu jogo praticamente, uma vez que os atacantes principais são todos básicos. Começar com o Zekrom e com o Zapdos não é de todo ruim, uma vez que seus atacantes ja estarão ativos, o problema é que provavelmente só irão atacar no segundo turno. É normal conseguir muitos Pokémons logo de inicio, devido às Trainers e Supporters que ajudam muito na Draw Engine do deck.


Desenvolvimento da Estratégia
Você tem que fazer de tudo para ter pelo menos 1 Zekrom Ex e pelo menos 2 Eelektriks no Banco. Além de descartar o máximo de energias elétricas que conseguir. O deck funciona a base da Habilidade do Eelektrik, a Dynamotor, em que você pega uma energia elétrica da Discard Pile e liga a um dos seus Pokémons do Banco. Portanto, você deve manter pelo menos 2 energias por lá para poder acelerá-las com Dynamotor. Isso é bem fácil, com o uso de Engineer's Adjustments e Sage's Training acaba sendo normal mandar uma ou duas energias pra lá apenas usando essas cartas. Se tudo der errado, basta recuar alguns Pokémons no inicio da partida. O deck tem 4 energias dupla-incolores, que te ajudam a manter o Zekrom Ex atacando sempre com 150, basta recuá-lo e trocar por algum do banco, ou simplesmente ligar a energia dupla de novo no Zekrom que acabou de atacar. A vantagem do ataque do Zekrom Ex é que você descarta 2 energias quaisquer, não precisa ser uma elétrica, ou uma DCE, basta apenas descartar 2 que lhe forem mais convenientes. Caso o jogo fique difícil, você pode tentar a sorte com o Super Scoop Up, e se você conseguir uma cara, você pode voltar com um Pokémon com todas as cartas ligadas nele pra sua mão. Digamos que você tem um Zekrom Ex que acabou de usar Strong Volt e está perto de morrer, basta ligar as 2 energias em um Zekrom Ex ou Zapdos com o Dynamotor, em seguida com sucesso em um Super Scoop Up você volta com o Zekrom Ex ativo pra sua mão, tira os marcadores de dano, sobe o próximo atacante limpo (nesse caso o Scoop Up funciona como um switch), e ainda pode ligar uma das energias que estavam ligadas no Zekrom Ex que foi pra sua mão. Acreditem é muito fácil montar o set up e dificilmente esse deck vai falhar, uma vez que possui muitas cartas de todos os Pokémons que são essenciais para a estratégia, com excessão apenas do Pichu que está no deck apenas como Tech. O ideal é atacar com Zekrom Ex, voltar com ele para o banco, subir outro Zekrom Ex e atacar novamente, o que dificulta que seu adversário derrube seu Zekrom.


Pontos Fracos na Estratégia
O que pode apertar seu jogo, pode ser uma possível fraqueza. Donphan Prime, que está praticamente extinto, pode te causar uma boa dor de cabeça, uma vez que vai absorver o dano de todos os seus ataques devido a resistência+poké-body. Outra coisa que pode atrapalhar seu jogo, é o uso de Catcher para puxar algum Eelektrik ou algum Pokémon com dano acumulado do Banco, mas isso não é de todo ruim. Mewtwo Ex pode ser uma bela dor de cabeça, enfrentar um deck de Mewtwo vai ser uma tarefa difícil, mas não é impossível, uma vez que você monta seu jogo muito mais rápido que qualquer CMT ou Mewtwo Ex + Gardevoir. Uma boa saída para momentos difíceis, é o uso do Zapdos. Ja derrubei muitos Pokémons do banco do adversário com ele. É comum recuar um Mewtwo's (ou qualquer outro Pokémon) com 150 de dano devido ao ataque do Zekrom Ex, e como o deck não conta com Pokémon Catcher fica difícil derrubá-los, mas você pode muito bem subir o Zapdos e atingir o seu adversário com o Random Spark, o que lhe garante mais 2 prizes no caso de um Ex com 150 ou mais de dano acumulado, a soma de 200 de dano derruba qualquer Ex, com ou sem Eviolite. Sem contar que esse ataque pode derrubar outros pokémons de Suporte como Reuniclus, Vileplume e até mesmo Eelektriks em 2 ou 3 turnos. O Zapdos se mostra eficiente por possuir fraqueza para o tipo elétrico e não fighting, não que vá ajudar alguma coisa enfrentando um deck de Donphan, mas isso pode ser uma ótima saída para matar alguns bebês ou outros Pokémons mais fracos no banco de seu adversário.


Concluindo
É um excelente Deck, que funciona rápido. Em quase todas as partidas em que testei esse deck, já conseguia ter um Zekrom Ex ativo com 4 Energias batendo 150 no segundo turno, e no terceiro turno era comum ja ter 2 Eelektriks Montados para manter o ciclo do Deck. Suas supporters são eficientes assim como suas Trainers. O maior problema dele é o deck de Mewtwo, mas acho que todos tem problemas com Decks de Mewtwo, incluindo os próprios Decks de Mewtwo. Por descartar energias atacando, você diminui o dano de X-ball, e por funcionar praticamente a base da Habilidade dos Eelektriks, você pode tranquilamente derrubar um deck de Trainer Lock, e se for preciso, você tem o Zapdos com um  HP relativamente alto e com possibilidade de atingir o banco de seu adversário. Não é atoa que este é um dos decks mais usados atualmente.


Fonte das Imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário