segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dark Explorers - Preview dos Pokémons


Aproveitando a análise feita dos Ex que serão lançados na Dark Explorers, vou analisar a nova expansão como um todo. E hoje, trago para vocês uma breve análise dos Pokémons (fora os Ex) que acredito que mais tem potencial de serem utilizados no proximo formato, ou em rotações futuras.


Venusaur
Se bem me lembro esta foi uma das primeiras cartas a vazarem pela internet no período em que a Dark Rush ainda seria lançada no Japão. Na época, o metagame era bem diferente e confesso que cheguei a considerar que esta seria uma carta muito presente no formato que estaria por vir. Bom, são águas passadas, tudo mudou e são poucos aqueles que arriscam um set up com um Pokémon Stage 2 nos dias de hoje, ainda mais um Pokémon que terá um papel de suporte. Mas ainda assim, acredito que em um futuro não muito distante poderemos ver algum deck baseado nesta carta. Sua Habilidade Floral Scent, permite que o jogador busque por qualquer Pokémon em seu deck e coloque-o diretamente em sua mão. Consigo imaginar uma infinidade de combos com isto, desde procurar outros pokémons de suporte (como um shaymin para a transferência de energias), à busca de um Pokémon Ex para servir de atacante principal. O problema maior
é que você provavelmente vai perder muito tempo até montar um Venusaur em seu banco, e sua Habilidade acaba não compensando muito, é claro que ela se encaixaria muito bem em um deck de Vileplume por exemplo, mas neste caso seriam dois Stage 2 a serem montados. Sem dúvida na próxima rotação é possível que Venusaur substitua o papel da Sunflora da HGSS. Seu ataque possui um dano relativamente baixo à um custo muito alto, acho que ninguém seria louco de usá-lo como atacante principal, mas sempre temos de contar com o pior. 70 de dano, mais a condição especial Poison, se não houver nada que atrapalhe o dano do ataque, como Eviolite's ou Defender's graças ao Poison é até possível derrubar alguns Ex, caso você consiga resistir por dois turnos (algo que eu duvido que seja possível enfrentando um Ex). Venusaur no formato atual possui características que dificultam seu uso, ele possui resistência a um tipo que não vem sendo muito utilizado, e possui fraqueza para um tipo comum no formato atual. Seu custo de recuo é extremamente alto, e isso te deixa em uma situação arriscada caso seu oponente consiga usar um catcher em um momento oportuno. Dificilmente você terá tempo de montá-lo para atacar, ou montá-lo para recuar, uma vez que o custo de energias é o mesmo. Por mais complicado que seja inserí-lo em algum deck no momento atual, acredito que está carta ainda tem muito o que mostrar, principalmente se utilizada com o Accelgor desta mesma expansão.
Pontos Positivos: HP elevado; Habilidade que o torna extremamente útil.
Pontos Negativos: Alto custo de recuo; Fraqueza para um tipo comum no formato atual; Dano de ataque muito baixo com um custo muito alto.


Accelgor
Descobri essa carta recentemente, enquanto vasculhava pela bulbapedia, vendo quais cartas haviam sido confirmadas para a Dark Exploreres. Seu HP não é alto, mas ela não possui custo de recuo. Seu primeiro ataque não possui um dano muito alto, mas seu segundo ataque paralisa e envenena o pokémon defensor sem depender de moeda. Vamos fazer as contas, 50 de dano do ataque, mais 10 de dano da passagem de turno, mais 10 de dano da passagem de volta, são 70 de dano pelo custo de duas energias incolores, mas tudo tem seu preço, depois de efetuar este ataque, você deve embaralhar Accelgor e todas as cartas ligadas a ele de volta no deck. Isso não é de todo ruim, uma vez que você acaba limpando o dano do Pokémon. Vou fazer de tudo para adquirir alguns exemplares desta carta, pois creio que sua versatilidade não irá durar muito tempo. Ela pode muito bem ser combinada com a Sunflora da HGSS, que é mais leve e mais rápida de se montar que o Venusaur. Podemos utilizar também a pouco valorizada "Energy Exchanger" que permite que você troque uma carta de energia da sua mão, por uma carta de energia em seu deck (é a única trainer que permite que você busque uma energia especial direto de seu deck). O combo é simples, montar pelo menos uma Sunflora no banco, e usá-la para buscar Accelgor de volta, basta lotar o banco de Shelmets para garantir que você sempre possa evoluir pelo menos um deles, com Energy Exchanger você aumenta suas chances de conseguir a dupla incolor de novo, e você ainda pode usar Interviewer's Questions para tentar a sorte e pegar mais de uma incolor de uma vez. Além da Sunflora, Accelgor pode ser buscado com Pokémon Communication, Ultra Ball, Great Ball e Level Ball, os shelmets podem ser buscados com as mesmas Trainers, além de serem compatíves com Pichu da HGSS, Dual Ball e Pokémon Collector. O deck é bem leve, e sobra espaço para Plus Powers, Junk Arms, Black Belts, e outras coisas que podem ajudar a aumentar o dano causado, sobra até espaço para algumas Twist Mountain's e Aerodactyls da Dark Explorers (que analisarei neste mesmo post). Accelgor também se encaixa muito bem com Vileplumes, que podem potencializar a condição especial, porém ja não vai ser tão facil conseguir as energias duplas incolores de volta do deck. De pontos negativos, creio que temos apenas o baixo HP e a fraqueza para o tipo Fogo.
Pontos Positivos: Até 70 de dano, mais Paralisia com apenas duas energias incolores; Fácil jogabilidade; Custo de recuo igual a zero.
Pontos Negativos: Pouco HP; Fraqueza para um tipo comum no formato atual.


Blaziken
Também foi uma das cartas que já estava de olho a um tempo, e assim como ocorrido com o Venusaur, cheguei a acreditar que esta seria uma carta comum em decks. Motivos? Bom podemos dizer que ela é um Reshiram melhorado. Seu primeiro ataque causa 40+30 de dano ou 40+Burn, se combinado com a Volcarona da Dark Explorers o dano derivado do Burn pode se tornar assustador. Seu segundo ataque é um Blue Flare aprimorado, você causa 10 de dano a mais e descarta uma energia a menos. Além das vantagens ofensivas, Blaziken possui mais 10 de HP a mais que Reshiram, porém caímos no mesmo drama do formato atual, é um Stage 2. Não é que seja impossível jogar com um Stage 2, o problema é que para isso você precisa de uma estratégia muito sólida, e de muita sorte. Seu custo de recuo não é tão pesado, o que impossibilita de ser buscado com Heavy Ball, e um retreat pode ser mais caro do que parece.
Pontos positivos: Ataques eficazes, HP elevado.
Pontos negativos: Dificil de ser encaixado no formato atual por ser um Stage 2.


Heatmor
O terror das formigas metálicas. Esta carta inaugura a temporada de caça às Durant's. Seus ataques seguem friamente a descrição do Pokémon: "Usando suas línguas extremamente quentes e cobertas de fogo, eles conseguem queimar as carapaças metálicas de Durant's para consumir suas entranhas". É bem por aí memos, com apenas uma energia incolor, Heatmor é capaz de usar seu primeiro golpe "Hot lick" que causa apenas 10 de dano, mas caso o pokémon defensor seja uma Durant, você causa 10+50 de dano. E com a fraqueza para o tipo fogo, é cero que nenhuma formiga ficará de pé com um golpe desses. Com certeza, Heatmor será uma tech presente em muitos decks, principalmente pelo fato de usar apenas uma energia incolor para atacar. Finalmente teremos algo para bater de frente com os terríveis decks de Durant, que ultimamente tem sido capazes de derrubar os mais estáveis decks. Heatmor cumpre bem o seu papel de exterminador de formigas, porém nada mais faz além disso. Seu segundo golpe não compensa muita coisa, com dano máximo igual a 70, a custo de 3 energias e ainda depende do lançamento de uma moeda. Seu custo de recuo é baixo, e o torna uma carta muito versátil de ser usada. Seu HP é consideravelmente alto para um pokémon basico, mas ainda é baixo o suficiente para ser usado com Level Ball.
Pontos positivos: Extremamente eficiente contra Durant; Ataque versátil com apenas uma energia incolor; Custo de recuo baixo.
Pontos negativos: Só é eficiente contra Durant's.


Volcarona
Pouco tenho a falar sobre esta carta. Posso concluir que provavelmente teremos muitos decks baseados em Burn, talvez seja a hora de usar alguns Houndoom's Prime, que podem se valer das cartas noturnas lançadas na Dark Explorers e que causam Burn do banco. Posso arriscar que talvez em um futuro próximo este combo seja extendido com Ninetales e possivelmente Roserade, mas vou deixar isso para um outro post. Com sua habilidade Scorching Scales, Volcarona transforma o dano do Burn em 40 ao invés de 20, isso tudo apenas estando presente em campo, ela não precisa estar ativa. Seu único ataque embora seja um pouco lento, se vale de sua habilidade, com o descarte de uma energia o Pokémon defensor estará automaticamente queimado. Um fato curioso é que o custo de recuo dessa volcarona é bem maior do que a Volcarona da Noble Victories, se não me engano a da NV tinha apenas 1, e esta tem 3. O bom é que esse custo é perfeito para o uso de Heavy Ball, já que o HP de Volcarona impede que a busquemos com Level Ball.
Pontos positivos: Excelente para suporte do banco; Compatibilidade com Heavy Ball.
Pontos Negativos: Baixo HP; Não se sai muito bem como atacante principal.


Empoleon
Mais uma das que fui apenas descobrir recentemente. O Empoleon da Dark Explorers é um Pokémon excelente, infelizmente sua fraqueza impede que seja comumente usado no formato atual. É uma mistura do Jumpluff da HGSS com o Ninetales também da HGSS ou da CoL. Sua Habilidade Diving Draw, permite que você discarte uma carta de sua mão, para comprar mais outras 2. Ao meu ver é algo melhor que a Roast Reveal de Ninetales, por você simplesmente não precisar descartar uma carta específica (como uma energia de fogo por exemplo). Seu unico ataque é similar ao do Jumpluff da HGSS, causando 10x cada Pokémon em campo, não é dos melhores, mas pode causar um belo estrago, principalmente se usado com outras Trainers que aumentem dano ou com os Aerodactyl's da Dark Explorers. Seu HP é elevado, e seu custo de recuo é alto, o que impede que usamos tanto a Heavy quanto a Level Ball, mas de qualquer forma, por ser uma ferramenta de draw por si só, esta carta não é tão díficil de se jogar.
Pontos positivos: HP elevado; Ferramenta de Draw; Baixo custo de recuo; Ataque que pode atingir um dano de 120 com apenas uma energia; Baixo custo de recuo.
Pontos negativos: Ataque que nem sempre é eficaz; Incompatibilidade com Heavy Ball e Level Ball; Fraqueza para um tipo comum no formato atual.


Plusle
Bom, a única coisa que me chamou a atenção nesta carta foi o primeiro golpe. Pode-se dizer que o Plusle tem potencial para se tornar a "cleffa" da próxima rotação. Acredito que ele deva funcionar muito bem em um deck de Vileplume. Com Tag Draw, você embaralha sua mão no deck e compra 4 cartas, caso você tenha um Minun em seu banco, você compra mais quatro. É um pouco pesado manter 2 Pokémons não ofensivos, e com pouco HP no banco, mas quem sabe algum dia essa dupla não tenha um destaque maior em alguma estratégia? Seu segundo ataque é um tanto quanto medíocre, mas para um básico, 30 de dano máximo com apenas uma energia não é nada mal. Existe muitos Ex por aí que não fazem isso com 2 energias. Seu custo de recuo é baixo, mas podemos buscá-lo com Level Ball. 
Pontos positivos: Tem potencial para ser uma ótima ferramenta de Draw; Custo de recuo baixo.
Pontos negativos: Fraqueza para um tipo em ascenção no formato atual; Pouco HP; Mêcanica de draw um pouco pesada demais.


Espeon
Temos uma grande quantiade de "eevelutions" no formato atual, mas poucas delas realmente compensam. Uma dessas poucas é este Espeon. O grande forte deste pokémon é sua Habilidade Solar Revelation. Com ela seus Pokémons simplesmente ficam imunse a todos os efeitos de ataque provenientes dos Pokémons de seu adversário, desde que tenham pelo menos uma energia ligada a eles. Podemos dizer que o pokémon fica imune a condições especiais a partir do momento que você liga uma energia nele. Ainda não vi nenhum deck competitivo baseado em condições especiais no formato atual, mas é capaz dessa história mudar com o lançamento da Volcarona, Entei e Accelgor. Seu unico ataque não é muito bom, 60 de dano pelo custo de 3 energias, e como efeito do ataque seu oponente deve revelar as cartas que ele tem na mão. Possui um custo de recuo baixo, pode ser buscado com Level Ball, mas tem fraqueza para o Mewtwo Ex. Mas de qualquer forma, sua Habilidade pode ser muito útil nos formatos que estão por vir.
Pontos positivos: Habilidade que tem muito potencial; Compatibilidade com Level Ball; Baixo custo de recuo.
Pontos negativos: Pouco HP; Fraqueza para um tipo comum no formato atual; Pouco dano a um custo relativamente alto.


Aerodactyl
Vocês já devem estar cansados de ouvir eu citando este Pokémon neste post. Pois é, é por que de fato ele é realmente bom. Juntamente com a Twist Mountain,a Stadium que permite que você desça um "Restored Pokémon" direto no banco, este Aerodactyl tem tudo para ser uma figurinha repetida nos decks do próximo formato. Sua Habilidade Ancient Scream, simplesmente te dá um PlusPower infinito, aumentando +10 em todos os ataques de seu Pokémon Ativo. O melhor de tudo é que o efeito é cumulativo, se você tiver uma boa estratégia e é claro, sorte, você pode aumentar em até +40 os ataques de seu Pokémon ativo. Para equilibrar sua jogabilidade, Aerodactyl possui um péssimo ataque, que com sua própria Habilidade, atinge 50 de dano, ao custo de 3 energias incolores. O custo de recuo do Pokémon é baixo, se preciso você pode muito bem descartar uma energia para voltar com ele para o banco. Aerodactyl pode ser buscado com seu fóssil, uma vantagem dele diante dos fósseis lançados anteriormente, é que Aerodactyl não possui uma evolução, o que o torna bem mais fácil de jogar. Como se não bastasse sua fraqueza é para o tipo planta, um tipo muito raro no formato atual. 
Pontos positivos: Habilidade que aumenta o ataque do seu Pokémon ativo; Baixo custo de recuo; Compatibilidade com Level Ball.
Pontos negativos: Pouco dano a um custo elevado; Baixo HP.


Sableye
O bom e velho Sableye, este Pokémon, algumas expansões atrás era o responsável por montar muitos jogos. Eu mesmo montei vários decks a base do Sableye da Stormfront. Infelizmente não é um reprint, mas não deixa de ser uma bela carta para suporte. Seu primeiro ataque não é dos melhores, podendo confundir seu oponente além de causar 10 de dano. Mas seu segundo ataque pode ser uma boa ferramenta para reciclar cartas da discard pile. Com o custo de apenas uma energia Dark, você pode pegar duas Item Cards da sua discard pile e colocá-las direto em sua mão. Essa também é uma carta que provavelmente irá perder seu brilho em breve, visto que a maioria das Item Cards que usamos atualmente, são da HGSS que provavelmente será banida na próxima rotação. Mas de qualquer forma, acredito que o Sableye tem potencial para ser uma ótima Tech.
Pontos positivos: Ataque que proporciona a reciclagem de Item Cards.
Pontos negativos: somente serve para suporte, começar o jogo com apenas ele em campo pode ser um pouco difícil.


Zoroark
Um Pokémon que foi muito utilizado no início da BW. Acredito que com essa carta, ele volte a dar as caras com mais frequência nos decks. Seu primeiro ataque, ao custo de apenas duas energias incolores, causa 20x o número de Pokémons Dark que você possui em campo, logo, se você possui um deck exclusivamente noturno, você é capaz de causar 120 de dano com o banco cheio. Sem contar os aprimoramentos que temos disponíveis para o tipo Dark, energias especiais, Dark Claw mais os Plus Powers e Black Belts. Seu segundo ataque também é muito eficiente. Causa 20x o número de marcadores de dano no Zoroark, ou seja, seu dano máximo é igual a 180! Mais uma vez, sem contar as energias especiais e outras melhorias de ataque. Mais uma vez vou convidá-los a fazer a matemática comigo: 180... + 40 de energias especiais, +20 da Dark Claw. Temos nada mais nada menos que 240 de dano. Um dos poucos golpes que é capaz de derrubar um Ex de uma só vez. Acredito que será comum ver essa carta em decks de Typlhosion Prime, ou em decks de Reuniclus, sendo também comumente usada com Rainbow Energy.
Pontos positivos: Possibilidade de aceleração de energia com as Trainers da Dark Explorers; Excelente conjunto de ataques que podem facilmente ser ampliados; Resistência para Mewtwo Ex.
Pontos Negativos: HP baixo; Incompatibilidade com Heavy e Level Ball.


Mais um post concluído, espero que tenham gostado. Amanhã concluirei a análise da Dark Explorers, trazendo um preview das Trainers que serão lançadas junto com a expansão.


fonte das imagens: Bulbapedia

3 comentários:

  1. Respostas
    1. A Dark Explorers sem dúvida vai ser um ponto de referência em rotações futuras, tanto as Trainers quanto os Pokémons lançados me agradaram bastante, eu só queria ter espaço pra usar algo que não fossem os EX ou outros Pokémons de Suporte aos Ex

      Excluir