domingo, 6 de maio de 2012

O Retorno dos Ex. pt2


Como prometido, agora é a vez das análises dos Pokémons Ex que serão lançados dentro de alguns dias por aqui no ocidente, com a quinta expansão da Black&White, a Black&White Dark Explorers


Entei Ex
Vasculhando por alguns sites, pude perceber que já existe um hype em volta do Entei Ex. Mais uma vez, à primeira vista, ele não parece ser tão bom. Seu primeiro ataque possui um dano um tanto quanto limitado, apenas 30, e com o custo de duas energias. Porém, o interessante é exatamente o efeito do ataque, que deixa o pokémon defensor imediatamente queimado. Obviamente um Burn não é algo muito eficiente por depender do lançamento da moeda, mas se combinado com a Habilidade da Volcarona que será lançada nesta mesma expansão, a condição especial passa a compensar muito mais. Com a Habilidade "Scorching Scales", o dano do Burn passa para 40, ao invés de apenas 20, e para isto, basta ter a Volcarona em seu banco. O segundo ataque de Entei Ex é o que tem realmente chamado a atenção de jogadores para esta carta. Com ele você liga uma energia de fogo diretamente em algum Pokémon em seu banco, e ainda causa 90 de dano ao pokémon defensor. Você pode atacar com o Entei Ex enquanto prepara outro Entei Ex no banco e assim manter o ciclo do deck. O Burn pode ajudar a aumentar o dano causado se seu oponente estiver com azar o suficiente pra isso. O HP do Pokémon também é elevado, e seu custo de recuo o torna ideal para o uso de Heavy Ball. Pelo custo de seus ataques, o Pokémon não justifica o uso de energias duplas, a não ser que você queira usá-las para facilitar um retreat. Por ser do tipo fogo, é possível usar o Emboar com Inferno Fandango para aceleração de energia.
Pontos Positivos: HP elevado; compatibilidade com Heavy Ball; possibilidade de aceleração de energia atráves de seu segundo ataque; Aceleração de energia com Inferno Fandango.
Pontos Negativos: Dano de ambos os ataques são um pouco baixos.


Kyogre Ex
Uma carta que já vem sofrendo uma série de apelidos perjorativos, o concenso quase que geral é que o Kyogre Ex é a carta mais medíocre entre os Pokémons Ex. Seu primeiro ataque, causa 30 de dano e você pode trocá-lo por algum Pokémon em seu banco. A única coisa positiva que consigo tirar deste ataque é a possíbilidade de um retreat para escapar de uma condição especial (uma vez que o seu custo de recuo é muito alto), ou de manter o Kyogre Ex em seu banco para dificultar que seu adversário o ataque diretamente. Acho que é até possível construir alguma estratégia com isso, algo como, trocá-lo por um Pokémon sem custo de recuo e ficar subindo o Kyogre Ex para atacar e retorná-lo para o banco, mas infelizmente, 30 de dano é algo ridículo. Imagine um Zekrom Ex, são 180 de HP ou seja, são 6 turnos atacando até derrubar um Zekrom Ex, isso se seu oponente não usar um Pokémon Catcher e acabar com seu Kyogre Ex, que tem fraqueza x2 para o tipo elétrico. Vamos mais além, imagine um Mewtwo Ex ou um Zekrom Ex com Eviolite, o drama aumenta muito mais, seus míseros 30 de dano, transformam-se em 10, e bom, acho que no formato atual ninguem tem tempo pra permanecer 17 ou 18 turnos para derrotar um Pokémon. Seu segundo ataque Dual Splash, é razoável. Você pode causar 50 de dano em 2 dos pokémons de seu adversário, é sempre bom ter a possibilidade de atingir alguem no banco, mas ainda assim o ataque ainda é muito lento, da mesma forma você precisa de pelo menos 2 ou 3 turnos para eliminar algo que esteja no banco, como por exemplo, um Vileplume ou Eelektrik's e Emboar's usados para aceleração de energia. Talvez em algum momento exista alguma carta que venha a somar com o Kyogre Ex, até então a sensação que tenho é de que tem algo faltando nessa carta.
Pontos Positivos: Capacidade de atingir Pokémons no Banco
Pontos Negativos: Fraqueza para um tipo comum no formato atual, Ataques que causam pouco dano; Custo de recuo elevado.


Raikou Ex
Uma carta com potencial. Seu custo de Recuo é baixo, infelizmente não podemos buscá-lo no deck com Heavy ball, mas podemos muito bem descartar apenas uma energia para que ele volte pro banco. Seu primeiro ataque causa 30 de dano e existe a possibilidade de paralisar o oponente. Acredito que neste caso é melhor contar com a sorte do que usar um Victini para tentar aumentar as chances de causar a condição especial, uma vez que o dano do ataque é muito baixo. Seu segundo ataque ao meu ver é bom, parece ser uma versão melhorada do Dual Splash do Kyogre Ex. Descartando todas as energias elétricas ligadas ao Raikou Ex você pode causar 100 de dano em qualquer Pokémon de seu adversário, algo que até alguns meses atrás seria perfeito, mas infelizmente com o uso de Eviolite, você ainda demoraria 3 turnos para derrubar algum Ex (com excessão do Shaymin). É possível combá-lo com a Habilidade Dynamotor do Eelektrik, mas não acho que o Raikou Ex seja bom o suficiente para substituir um Zekrom Ex em um deck elétrico por exemplo. Mas sem dúvida é uma ótima Tech, acredito que será comum ver pelo menos um Raikou Ex inserido nos decks elétricos do formato atual.
Pontos Positivos: Baixo custo de recuo; Possibilidade de causar 100 de dano no banco.
Pontos Negativos: Incompatibilidade com Heavy Ball; Dano máximo que pode não ser o suficiente para derrubar alguns Pokémons.


Groudon Ex
Talvez esta carta, junto com o Aerodactyl que será lançado na mesma expansão, aumente o uso de decks com Pokémons do tipo Fighting. Seu primeiro ataque causa apenas 20 de dano no defensor, mas causa 10 de dano em todos os Pokémons do banco de seu adversário. Esses 20 de dano se transformam em 40 contra um Zekrom Ex sem Eviolite. Esta já é uma das grandes vantagens do Groundon Ex, além de ter resistência para Zekrom Ex, seus ataques causam o dobro de dano ao Pokémon. Além disso, a Dark Explorers é dedicada ao tipo Dark, e o Groudon Ex também possui vantagem sobre os pokémons noturnos. Com certeza será uma Tech muito utilizada em decks anti-Zekrom e anti-Dark. Seu segundo ataque Giant Claw é forte o bastante para derrubar Zekrom, e permite um belo combo com a Trainer Rocky Helmet, uma vez que o ataque passa a causar 80+40 de dano caso o Pokémon defensor possua 2 ou mais marcadores de dano. Com Rocky Helmet, basta seu adversário te atacar que automaticamente 2 marcadores de dano são colocados diretamente no pokémon que lhe atacou (independente do uso de Eviolite ou Defender, pois o dano não vem de ataques e sim da Pokémon Tool). Seu custo de recuo é bem pesado, garante o uso de Heavy ball, mas faz necessário o uso de switch para garantir que você não disperdice energias demais, uma vez que atualmente não temos nada para aceleração de energia do tipo Fighting.
Pontos Positivos: HP elevado; Vantagem e Resistência para um tipo comum no formato atual, além de também ter vantagem sobre o tipo Dark, que provavelmente será muito usado com a saída da Dark Explorers; Ataques que se complementam; Compatibilidade com Heavy Ball; Possibilidade de combo com Rocky Helmet e Aerodactyl.
Pontos Negativos: Falta de aceleração de energia; Custo de recuo elevado.


Darkrai Ex
Darkrai, Pokémon capa da Dark Explorers. Aquele que vai desmentir tudo o que já falei sobre custo de recuo alto. Vamos começar pela sua habilidade, Dark Cloak. Com ela, o custo de recuo de qualquer Pokémon do seu lado do campo que tenha alguma energia Dark ligada, passa a ser zero. É certo que o uso de decks noturnos irá aumentar consideravelmente ainda essa semana devido a Dark Explorers. Darkrai Ex possui resistência para o tipo do Mewtwo Ex, e se utilizado junto de Eviolite pode ser um verdadeiro pesadelo para o Pokémon. Seu único ataque tem um dano considerável. 90 de de dano no ativo mais 30 de dano em algum Pokémon do banco de seu adversário. Mas os 90 de dano são facilmente expansíveis no formato atual, digamos que você consiga ligar 4 Special Dark Energy, com isso seu ataque passa a causar mais 40 de dano no ativo, vamos para 130 de dano, se você conseguir ligar a Pokémon Tool, Dark Claw, que será lançada na expansão, você causa mais 20 de dano, são 150 de dano sem descarte de energia, isso sem contar possíveis combos com Aerodactyl, Plus Power e Black Belt. Ainda é possível ter uma aceleração de energia através da Trainer Dark Patch, acredito que em decks noturnos o combo de Darkrai Ex+Dark Patch+Junk Arm
será obrigatório, basta criar uma mecânica de descarte de energias, com Engineer Adjustments, Sage's Training ou a própria Junk Arm que o combo passa a funcionar muito bem. Sem dúvida esta carta apresenta um novo leque de possibilidades para o formato atual, será muito interessante acompanhar suas diversas utilizações.
Pontos Positivos: HP elevado; Vantagem sobre um tipo comum no formato atual; Habilidade que anula custo de recuo; Ataque passível de ser ampliado com facilidade; Efeito de ataque que atinge o banco do adversário.
Pontos Negativos: Incompatibilidade com Heavy Ball, fraqueza para o tipo Fighting que provavelmente será mais usado no próximo formato.


Tornadus Ex
Sua mecânica é a mesma dos Ex da Dark Explorers, primeiro ataque que custa 2 energias, e um segundo ataque que tem o custo de 3 energias. Porém tem a versatilidade de ser utilizado com energias incolores (possibilitando o uso de dupla-incolores). Seu primeiro ataque causa 30 de dano, e se houver alguma Stadium em campo, causa 30+30, seu custo de recuo é apenas um, isso torna o Tornadus Ex totalmente compatível com a Stadium Skyarrwo Bridge, que irá eliminar o custo de recuo do pokémon e ainda irá aumentar o dano de seu primeiro ataque. Seu segundo golpe causa 100 de dano, com a possibilidade de ter uma energia ligada a ele descartada. Acho que esta carta possui um grande potencial, tanto para ser uma Tech em decks noturnos, por possuir vantagem sobre o tipo Fighting, quanto para ser o pokémon principal de alguma estratégia. Já li em alguns sites que esta carta pode muito bem ser encaixada no já conhecido CMT (Celebi - Mewtwo - Tornadus), mas eu particularmente não acho que seja tão vantajoso assim. Infelizmente Tornadus possui fraqueza para Zekrom Ex, tornando-se um alvo fácil para o Pokémon.
Pontos Positivos: Custo de recuo baixo; Ataques versáteis que podem se valer de energia dupla-incolor; Primeiro Ataque eficiente; Compatibilidade com Skyarrow Bridge; Resistência para um tipo que está em ascenção no próximo formato.
Pontos Negativos: Fraqueza para um tipo comum no formato atual, incompatibilidade com Heavy Ball.


Como a Dark Explorers sai essa semana, os próximos posts de análise de cartas serão dedicados a ela. Farei uma análise das Trainers que serão lançadas, e posteriormente farei um post especificamente sobre os Pokémons que mais chamaram a minha atenção na Expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário