segunda-feira, 14 de maio de 2012

Análise de Deck - Vileplume & Cobalion



Muitas pessoas conhecem o The Truth. Provavelmente por causa do deck de Ross Cawthon, campeão de 2011. Nele  existe uma combinação de Trainer Lock com o Vileplume da HGSS Undaunted; com o "damage swap" do Reuniclus da BW  através do uso de um Pokémon atacante com bastante HP ou com alguma propriedade defensiva como Steelix Prime ou  Donphan Prime. Para lidar com fraqueza, Suicune & Entei Legend, que embora não possua nada para ampliar sua defesa, tem um HP  alto, que o impede de ser derrubado com apenas um ataque (com excessão da sua fraqueza para o tipo elétrico e o tipo água). Para fechar a estratégia, Ross usava o Zekrom da BW para receber todo o dano movido com o Reuniclus e aumentar o poder destrutivo do seu primeiro ataque: Outrage. Uma das poucas fraquezas do deck, era exatamente lidar com decks snypers, que podiam muito bem derrubar alguns Solosis no início do jogo assim como os Reuniclus ou qualquer outra coisa no banco que tivesseVanilluxe no banco, e com o Trainer Lock de Vileplume você impedia o uso de Catcher's que poderiam dificultar muito seu jogo. 
 muitos marcadores acumulados. Mas por ser um deck muito versátil pela quantidade de tipos nele existentes, era muito difícil derrubar 6 Pokémons do The Truth. Posteriormente, com o lançamento da Noble Victories o The Truth recebeu várias modificações, e uma delas o levou a funionar de uma outra forma. Com o trainer Lock de Vileplume para se livrar de uma condição especial era necessário recuar. Ficar paralisado era praticamente um jogo perdido. Uma combinação muito popular foi a de Victini+Vanilluxe. Com o ataque do Vanilluxe combinado com a Habilidade Victory Star de Victini, você precisava apenas de uma cara em 4 lançamentos de moeda. O dano não era dos melhores, apenas 80 de dano máximo, mas seu oponente ficaria paralisado e assim você teria tempo de montar outro 

Mas com a saída da Next Destinies usar um set up baseado em mais de um Stage 2 é quase suicídio, a menos que você tenha uma estratégia muito sólida. Se pararmos pra pensar, apenas o Reuniclus e o Vileplume permaneceram intactos na estratégia do The Truth. Eles são basicamente a essência do deck. E entre os dois, o Vileplume tem um peso muito maior. Sua habilidade no formato atual causa instabilidade em quase todas as estratégias de jogo. Salvo apenas aquelas que usam reciclagem de energia via Pokémons no banco, como por exemplo Typhlosions e Eelektriks, mas ainda assim, se você tiver um deck rápido o suficiente, você consegue montar seu jogo antes que seu oponente tenha alguma energia para ser recuperada ou até mesmo algum Pokémon para recuperar energias.
Todos os Pokémons e Trainers acima são do formato atual
conhecido como HGSS on
Mas apenas o Vileplume não irá fazer você ganhar uma partida, ele é um otimo suporte para deixar no banco, mas você ainda precisa de algo para atacar. E o Cobalion da Noble Victories parece ter sido criado especificamente para este combo. É básico, possui 120 de HP, possui suporte a energias metálicas para aumentar sua defesa além de ser compatível com Eviolite. A combinação Cobalion+Vileplume é uma das estratégias mais estáveis do formato atual, embora ainda possua alguns pontos fracos.
Aliás não existe uma formula perfeita para um deck. Por melhor que ele seja, sempre vai existir algo capaz de quebrar sua estratégia e com este deck não é diferente. A deck list que estou usando é do meu próprio deck de Vileplume e Cobalion. Ela possui uma incrível vulnerabilidade para Durants, por usar muitos Sage's Training acabo descartando muitas cartas, sem contar que as Trainers como Dual Ball e Level ball podem muito bem serem usadas todas de uma vez, o que ajuda a esvaziar o deck. Em um dos testes feitos por mim, no terceiro turno eu tinha somente 26 cartas restantes. Mas em contrapartida eu ja tinha um Cobalion com 3 energias+Eviolite; um Vileplume montado no banco pronto para travar o jogo; algumas energias na mão e Smeargle e mais os outros dois Cobalions no Banco.


O começo do jogo
O ideal é começar o jogo com Cleffa ou Smeargle, ambos da HGSS ou da Call of Legends; a Cleffa é uma ótima Draw engine e com seu Poké-body é possível ir segurando o jogo se preciso. Smeargle é sem dúvida o Pokémon ideal para o início de uma partida, seu HP não é tão baixo e com seu Poké-power "Portraits" você tem a possibilidade de usar uma Supporter que esteja na mão do seu oponente como efeito do Poké-power dele, o maior risco que você corre é seu adversário ter apenas uma Juniper na mão e com isso você será obrigado a descartar sua mão (o que pode acabar com sua estratégia). Mas fora isso essa mecânica te ajuda muito na hora de montar o jogo, principalmente por que é comum ver 3 ou 4 Pokémons Collectors em decks do formato atual.
Com a ajuda de Smeargle você tem grandes possibilidades de ter seu jogo montado no seu segundo turno, mas ainda assim você precisará de mais um turno para ligar a ultima energia no Cobalion.
Caso você não tenha energia em mãos e não possua algo pra Draw é bom esperar um pouco para colocar o Vileplume em campo. Os Rare Candy's estão no deck mais para uma emergência, dificilmente será vantajoso travar o jogo já no segundo turno.
O pior inicio de partida com esse deck, é iniciar com apenas um ou dois Cobalions não mão. O deck não possui switchs e nem energias duplas para facilitar recuo, portanto seu Cobalion ativo provavelmente não irá resistir até que tenha 3 energias ligadas nele.


Desenvolvimento da Estratégia
O deck possui muitas Trainers que buscam Pokémons, e como o atacante principal do deck é básico, fica mais fácil ainda montar seu jogo. Independente de ter começado com um Smeargle ou Cleffa, é sempre bom ter um dos dois na mão ou no banco; Por que caso você precise travar o jogo com Vileplume, você ainda terá um mecanismo de Draw, fora a carta que você pega no início de seu turno. É Sempre bom usar o máximo de Trainer's que você puder, pra poder adiantar seu jogo e se possível manter cartas necessárias em sua mão. Os N's são ótimos para atrapalhar o adversário caso ele comece primeiro. Um N jogado no momento certo, pode muito bem inutilizar o Pokémon Communication que seu adversário usou para buscar alguma evolução para o próximo turno ou outras coisas do gênero. Além disso por ser um deck lento para atacar, você normalmente continua com 6 prizes enquanto seu rival provavelmente já terá pego 1 ou 2. As Level Ball buscam qualquer coisa, menos os Cobalions e os Vileplumes. Isso auxilia o deck a funcionar bem. Pois você tem três turnos para montar sua estratégia e travar o jogo, portanto quanto mais Trainers usadas em um turno, melhor. Este é o motivo pelo qual eu acho que Pokémon Collector não se encaixa muito bem neste deck. Você acaba gastando a Supporter do seu turno e se limita a pegar apenas Pokémons. É melhor deixar seu adversário usar os Collectors e você apenas copia o efeito deles com o Portraits. Sendo assim tudo o que você precisa são apenas 3 turnos para ligar cada uma das energias no Cobalion e se possível também o Eviolite. Você pode optar em distribuir as energias Especiais em cada um dos Cobalions, ou simplesmente juntá-las em um só, que junto com eviolite reduz até 60 de dano. Mas isso vai variar de acordo com a estratégia do seu oponente.

Pontos fracos na Estratégia
As vezes o azar pode acabar com a estratégia do deck, mandando dois (ou mais) Cobalion's pras prizes, O que te força a usar o Vileplume como atacante principal, e provavelmente ele não vai durar muito tempo assim. Você precisará dos mesmos 3 turnos para poder atacar e o dano máximo do ataque é 70, isso se você tirar uma cara, caso tire coroa você confunde o Pokémon Defensor, o que pode até ser uma coisa boa. Outro ponto que pode atingir em cheio a estratégia do deck é topar com um deck de Durant, que pode mandar os Cobalions ou os Vileplumes pra Discard Pile antes que você consiga montá-los, e a julgar pela velocidade do deck de Durant, é relativamente fácil fazer isso. Mas caso você consiga contornar a estratégia, basta travar o jogo e ir eliminando as formigas de aço, com o jogo travado dificilmente seu adversário irá repor as Durant's no banco. Mas sem dúvida é um motivo para se preocupar.
Deixando o pior para o final, enfrentar um deck de Typhlosion's pode ser difícil devido a vários fatores: os Pokémons do tipo Fogo não costumam ter recuo alto; seus ataques normalmente causam muito dano e o Cobalion tem fraquezas pra ele. É um jogo difícil, mas não é impossível. Um deck que funcione a base de Eelektriks também é uma grande dor de cabeça, se o atacante principal for o Zekrom Ex a situação fica pior do que quando enfrentando um deck de Typhlosion. Mas ainda assim é possível ganhar a partida.

Concluindo
O deck é consistente, você consegue facilmente as cartas que precisa, mas a velocidade é reduzida pelo fato de você só começar a atacar no terceiro turno praticamente. O mais importante é que os ultimos testes com esse deck, foram feitos contra um deck de Mewtwo Ex e Gardevoir. O deck se comportou bem em todas as partidas, funcionou de maneira rápida, e com os Eviolites+Energias metálicas especias+Resistência do Coblaion, o dano do Mewtwo Ex acaba sumindo. Não é uma partida fácil, um golpe bem encaixado do Mewtwo pode muito bem derrubar o Cobalion durante o início do jogo, e daí pra frente fica mais complicado de conseguir montar alguma coisa. Na pior das situações é um deck que pode facilmente ser devorado por Durant's e pode ser difícil de jogar contra um deck de Fogo, mas ainda assim possui grandes chances de superar sua fraqueza para o tipo.

4 comentários:

  1. Deck com bons pokémons e trainers! Esse deck utiliza-se do melhor argumento que se pode ter: um deck estável que não te deixa na mão. Não adianta montar um deck excelente que dá cartas de vantagem para o adversário por falta de basics ou que depende de uma carta determinada que foi para a prize...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um deck que funciona bem, e funciona rápido. Mas como todo deck tem seus pontos fracos. Acho que dependendo do Metagame da região, ele pode se sair muito bem. Principalmente aqui em JF

      Excluir
  2. Muito bom deck, atualmente dificil de arrumar as cartas mas muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, dependendo do lugar nem é tão difícil de se conseguir as cartas. Aqui onde eu moro já foi um milagre conseguir 2 Vileplume's, mas o resto... só comprando de fora mesmo.

      Excluir