Já fiz duas análises de dois deck's aqui no Pokémon Lecture, mas hoje me dei conta que não havia feito nenhum post referente a construção de um deck. E com esse pensamento resolvi listar alguns métodos que podem te ajudar a montar um Deck competitivo. Aqui no Ocidente, nos são tiradas as principais referências de como construir uma boa estratégia em um Deck, uma vez que a maioria dos Decks Temáticos lançados por aqui são alterados. Os Theme Deck's da Next Destinies no Japão, contavam com dois Reshiram's Ex ou dois Zekrom's Ex, dependendo de cada deck, além de conter 2 ou 4 Double
Colorless Energy. Enquanto isso por aqui, os Ex foram substituidos pelos Reprint's de cada um dos dragões, e a as DCE simplesmente sumiram da Deck List. Então é comum para alguns jogadores iniciantes, ficarem sem uma referência para construir uma boa estratégia. Como já disse outras vezes, não existe uma fórmula para criar um Deck perfeito, mas existem coisas que podem te ajudar a ter sucesso na construção de uma estratégia. É claro, que essa mecânica muda de acordo com as rotações e com o Metagame do momento, por isso vou tentar usar os termos mais genêricos o possível, para que esse post ainda possa ser usado em formatos futuros.
Foco
Antes de mais nada, seu Deck precisará de um foco. É obvio que o objetivo comum de todo deck é vencer um deck adversário. E existem 3 formas de se ganhar uma partida: 1 - Pegando suas 6 prizes antes de seu oponente. - 2 - Derrotando todos os Pokémons em campo do seu adversário. - 3 - Quando seu adversário não possui mais carta para Draw no início do turno dele. Você deve focar seu Deck dentro de uma dessas 3 formas de jogo. É comum classificar a mêcanica de Decks de acordo com esse comportamento de Foco, não apenas em Pokémon, mas em outros card games como Magic e YuGiOh. As classificações separam os decks no TCG de Pokémon em Aggro ou Donk, Spread, Control, Lost, Over.
Classes de Deck
Aggro ou Donk - Como o próprio nome sugere, é um deck agressivo e tem como objetivo eliminar todos os Pokémons de seu oponente. É uma das Classes mais comuns. Existem decks que são montados para fazer isso o mais rápido possível, mais especificamente em seu primeiro turno, esses decks são conhecidos como Donk Decks.
Spread - Decks Spread, normalmente tem um set-up um pouco mais lento, mas depois de montados costumam terminar com o jogo de uma vez só. As estratégias de Spread consistem em distribuir dano em mais de um Pokémon ao mesmo tempo, não necessariamente o Ativo, para que em algum determinado momento, você derrube mais de um Pokémon de seu adversário com um golpe apenas. É uma categoria de deck, que pode lhe garantir uma vitória tanto por Prizes quanto por falta de Pokémons no campo do seu oponente.
Hydreigon da BW NV e BW ND. Exemplo Pokémon para decks Spread. |
Control - Alguns decks Control acabam se misturando um pouco com a classe Over. Decks Control são voltados para eliminar as possibilidades do oponente através do descarte de cartas, ou forçando o seu adversário a embaralhar constantemente sua mão de volta no Deck, ou controlando quais cartas seu oponente terá acesso no Deck, ou Impedindo que seu adversário use determinada carta. Uma das vertentes de Deck Control são os decks de Trainer Lock, onde você impede seu adversário de usar Trainer's. Enquanto o deck desmonta o jogo do adversário, você monta o seu e sendo assim, acaba eliminando os poucos Pokémons que seu oponente consegue por em jogo.
Lost - Acredito que é uma classe de deck que está em extinção. Acredito que a Lost Zone não ficará ativa por mais muito tempo, e se ela for voltar algum dia, deve demorar bastante. Decks de Lost são baseados na Lost Zone, que é uma espécie de Discard Pile, porém todas as cartas enviadas para a Lost Zone são removidas do jogo, e não podem de forma alguma serem colocadas novamente em campo. Existem Pokémons capazes de usar efeitos de cartas na Lost Zone, porém não é possível retorná-las ao jogo. Muitos decks de Control usam a Lost Zone como base de estratégia e vice-versa. O método mais comum de Lost Zone, é usar a carta Stadium Lost World, que permite que o jogador declare vitória durante seu turno, caso existam 6 ou mais Pokémons do oponente na Lost Zone.
Over - A estratégia de um Deck Over é eliminar cartas do deck do seu adversário até que ele não possua carta alguma para sacar no ínicio do turno dele.
Estrutura
Pokémons - Depois de escolher o Foco do deck junto com a classe que irá acompanhar esse foco, você deve definir a Estrutura dele e o que você irá usar para fazer essa estrutura funcionar. O próximo passo é decidir qual será o Pokémon Principal e conseguir de 3 a 4 Cópias da carta para usar no Deck. Essa quantidade aumenta as chances de que ele chegue até a sua mão, além de garantir que você tenha pelo menos um dele presente no deck (é claro que ainda assim é possível que todos os 3 ou 4 vão parar nas Prizes mas é algo muito raro de se acontecer). Caso esse Pokémon Principal seja um Stage 1 ou Stagae 2, você deve garantir a mesma quantidade de cartas para os estágios anteriores, salvo os decks que usam Rare Candy's, nesse caso você pode diminuir o número do Stage 1. Em seguida você deve definir os Pokémons que servirão de Suporte para este atacante principal. Podemos dizer que este é o "segredo" de se montar um Deck eficiente. Não basta apenas ter um bom, atacante ou um bons suportes, você precisa consiliar ambos para ampliar suas chances de sucesso. Normalmente Pokémons de Suporte são usados em pares, uma vez que é comum que um deck tenha mais de um tipo de Pokémon Suporte, mas há casos em que a quantidade pode atingir 3 ou 4, dependendo do deck. O número total de Pokémons deve variar entre 4 e 25 Pokémons qualquer coisa que fuja muito disso costuma não funcionar adequadamente. É obvio que isso varia de acordo com as estruturas de cada estratégia, mas na maioria dos casos a quantidade costuma ficar entre 15 e 20 cartas.
Blend Energy da Expansão Japonesa BW Dragon Blast |
Energias - Definidos os Pokémons que serão usados, você deve verificar quantos tipos de Pokémons estão presentes na estrutura do Deck, e sendo assim, distribuir os tipos de energia que você irá usar. É obvio que você deve priorizar as energias do seu atacante principal, mas é bom manter algumas poucas energias para os Pokémons de Suporte, caso aconteça algum imprevisto na estratégia. O número de energias, raramente irá ultrapassar o limite de 15 cartas, e o número tende a cair caso os Pokémons sejam compatíveis com Energia Dupla-Incolor. Caso sua estratégia exiga o descarte ou o consumo de muitas energias, é melhor que você supra essa necessidade com Trainers para reciclá-las ao invés de apenas aumentar sua quantidade no deck.
Trainers - Estas devem ser as verdadeiras engrenagens que irão fazer sua estratégia funcionar. O número de Trainer's costuma ficar em torno de 20 e 30. E você deve administrá-las de acordo com a estrutura do seu deck como um todo. É bom separar pelo menos 8 apenas para funcionar como Draw Engine, ou seja, você terá 8 cartas dedicadas à pegarem mais cartas de seu Deck. Caso sua estratégia utilize Pokémons muito pesados (com alto custo de recuo) você deve separar de 3 a 4 cartas para recuar seus Pokémons. É essencial dedicar de 4 a 8 cartas para a busca de Pokémons, preferencialmente Trainer's, sendo assim você pode utilizar muitas delas e montar seu jogo rapidamente. Em decks com Pokémon's Stage 2, a quantidade de Rare Candys deve variar entre 2 e 4, de acordo com o número de Stage 2 presentes no deck. As demais cartas, você pode dedicar especificamente para a estrutura de seu deck, como Trainer's para reciclagem de energia ou cura por exemplo.
Para ter sucesso na estruturação de um Deck, você precisará: ter um Foco, definir a estrutura de seu baralho adequando os Pokémons, Energias e Trainers à mêcanica que irá garantir o funcionamento dessa estrutura.
Fonte das imagens: Bulbapedia
Cara, eu que estou no inicio de pokemon me ajudou bastante... venho de uma historia de 15 anos de magic e procurando algo novo, e como curti os jogos acabei caindo em pokemon...
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, parabens!
Nossa! 15 anos de Magic é muita coisa hehe. Acredito que você não deve estar sentindo muita diferença entre os card games, Quem estruturou o TCG de Pokémon foi a Wizards of The Coast também (embora nos dias de hoje seja a Nintendo quem está com o controle do TCG). Segundo a própria Wizards a estrutura foi feita com base em alguns elementos de Magic, eu particularmente nunca joguei Magic então não sei até que ponto os jogos se aproximam. Assim como você eu comecei me interessando pelos jogos e alguns amigos da cidade começaram a jogar o card Game, daí eu resolvi jogar também! Agradeço pelos elogios, continue acessando para mais dicas e notícias.
ExcluirCara gostei muito, conheço o jogo a um tempo já, tenho bastante cartas, tenho vários decks diferentes, porém o jogo não é muito conhecido na minha cidade, não tem campeonatos, jogo com os amigos somente, então queria renovar meu deck, melhorar meu estilo de jogo, pra ganhar mais facilmente, minhas estratégias não eram muito boas não, mas agora melhorou bastante, comprarei mais cartas pra poder melhorar ainda mais, estava em dúvida de como montar ele pra ficar mais fácil de jogar, valeu mesmo, ajudou muito ;)
ResponderExcluirBom saber que o post foi útil :D Precisando de ajuda com alguma estratégia basta entrar em contato por email
ExcluirEu tbm venho do magic e tenho 8 anos de Mágica e resolvi variar jogando pokemon ainda vou compra baralho mais o struture deck pra treinar depois vou modificando pra ver se fica melhor
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