sábado, 28 de setembro de 2013

Mudanças de Regras no Japão | Catcher; Sycamore e T1

Como alguns de vocês já devem estar sabendo; recentemente foram anunciadas algumas mudanças que irão ter efeito com o lançamento das coleções da XY no Japão em Novembro. As mudanças anunciadas foram:

1 - O jogador que começa a partida não poderá atacar.
2 - Pokémon Catcher irá precisar de flip para funcionar
3 - Professor Sycamore tem o mesmo efeito que Professor Juniper e não poderão ser usados no mesmo deck.

A princípio essas mudanças parecem negativas e parecem tirar mais ainda o peso da perícia e aumentar o peso da sorte. Mas se pensarmos com calma, essas mudanças podem significar justamente o oposto. Vou analisar cada uma delas abaixo e especular um pouco sobre os impactos que elas poderão trazer com a introdução da XY no formato Modificado. Lembrando que não posso concluir nada, visto que não temos a menor ideia do tipo de cartas que teremos na XY.


1 - O Jogador que começa a partida não poderá atacar.

Esta regra tira a vantagem de muitos Pokémon de set-up, como os "buscadores" Emolga e Kangaskhan, além de afetar outros mais abrangentes como Sableye e Thundurus-EX que podem agilizar muito a partida no primeiro turno. Porém esta regra garante um primeiro turno mais seguro para o jogador que não irá começar, lhe dando a oportunidade de montar seu jogo e possivelmente dando um pouco mais de consistência a sua estratégia, visto que ele não poderá ser "donkado" no primeiro turno. Pensando um pouco mais a frente, a verdadeira vantagem de se começar a partida, será poder ter uma evolução em campo primeiro. Essa vantagem me faz pensar que é muito provável que a era dos Big Basics esteja chegando ao fim e que muito provavelmente teremos alguns Stage 1 e Stage 2 capazes de bater de frente com os EX do formato atual. Dentro dessa nova forma de jogo pode estar incluída a mecânica das Mega Evoluções. Outra especulação que vem junto com esse pensamento é a volta de supporters menos destrutivas e mais precisas com uma mecânica parecida com Pokémon Collector, Roseannes Research e Bebe's Search. Que dão mais precisão a estratégia e ocupam menos espaço na construção do Deck. O que temos atualmente são as variantes de poké balls que embora sejam Trainers, buscam apenas um Pokémon no Deck.

2 - Pokémon Catcher irá precisar de flip para funcionar

Catcher é uma carta que vem definindo partidas desde sua entrada no formato modificado em 2011. Seu poder de quebrar estratégias é indiscutível e é uma das cartas incomuns mais procurada dentro do formato. Adicionar uma chance de falha em seu funcionamento abre muitas brechas no formato. Essa brecha pode ser muito negativa, principalmente em um formato de jogo onde existem muitos básicos com muita vida. Pode ser muito trabalhoso para alguns decks conseguir o KO para pegar algumas prizes. Mas por outro lado ela permitiria por exemplo a volta de estratégias de cura como Reuniclus e Serperior, visto que seria muito mais seguro manter um Pokémon com pouco HP no banco como é o caso de Reuniclus. Além dele, outros Pokémon de set-up teriam sua chance de jogar mais, como Roserade e seu Le Parfum, Jirachi-EX e muitas outras. Do outro lado da moeda (literalmente) temos ótimos atacantes que perderiam sua eficiência, como o soberano Darkrai-EX, capaz de derrubar praticamente tudo em condições normais com 2 hits. E o versátil Keldeo-EX. Em um formato com catcher incerto, ambos perderiam um pouco de espaço como atacantes e passariam a ser suportes para proteger algum Pokémon com dano acumulado no banco. Assim sendo, o banco volta a ser um lugar mais seguro para estratégias e os Pokémon capazes de atacar no banco ganhariam mais destaque. G-Scoop de Genesect-EX teria um propósito plausível dentro deste formato. Aliás, falando de Genesect-EX, este sim ganharia um destaque graças a sua habilidade Red Signal, que seria um dos poucos recursos dentro do jogo para cobrir o buraco do Catcher.

3 - Professor Sycamore tem o mesmo efeito que Professor Juniper e não poderão ser usados no mesmo deck.

Das três novas regras está foi a que mais me decepcionou. Estava aguardando que o efeito do Professor Sycamore fosse algo novo, diferente e provavelmente algo que assumiria um espaço definitivo na construção de decks competitivos. De fato, ter o mesmo efeito que a Juniper não é algo ruim, porém teremos mais do mesmo, e nosso formato ainda carece de outras boas supporters. Mas isso não é motivo para perder as esperanças, afinal existe a possibilidade de termos mais supporters no set base da XY. Ter um reprint funcional tão próximo me faz pensar que é provável que as mudanças na mecânica de supporters sejam feitas aos poucos, e que nos sets posteriores teremos um boom de supporters, mais ou menos como na época da HeartGold & SoulSilver, onde a variedade de cartas desse tipo era imensa.

Encerro aqui esta pequena análise do que pode se tornar o ambiente de jogo, e mais uma vez lembro a vocês que tudo não passa de especulação. Até o momento não sabemos essas regras chegarão ao Ocidente, portanto, vamos ter paciência e aguardar por confirmações oficiais. Caso elas sejam aplicadas no Ocidente, elas provavelmente terão efeito a partir de Fevereiro, junto com o lançamento da XY por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário