sábado, 23 de fevereiro de 2013

Plasma Storm e Plasma Cards pt. 3

Bom, depois de uma longa semana, finalmente tive tempo re concluir a análise da Plasma Storm. Esta é a terceira e última parte, pra quem perdeu as outras 2 basta conferir nos links abaixo:

Plasma Storm e Plasma Cards pt. 1
Plasma Storm e Plasma Cards pt. 2

Voltando ao que interessa. Nesta última parte, vou analisar os Pokémons que acredito que tenham potencial de jogo (não necessariamente agora, mas em algum momento dentro do formato modificado).


Infernape Plasma
O formato atual não tem sido muito justo para Pokémons Stage 2, mas aos poucos podemos ver que eles estão conquistando seu espaço. Aqui mesmo no Brasil na temporada de City tivemos vários decks com Stage 2 no TOP4 de muitos torneios. Sendo assim, é possível sim, jogar de com um estágio 2 desde que uma estratégia consistente seja criada. Infelizmente o Infernape já entra no formato com um counter muito popular: Blastoise Keldeo, mas seu primeiro ataque traz uma solução "razoável" para muitos decks atuais. Torment te permite cancelar um dos ataques do Pokémon ativo do seu oponente durante o próximo turno, sendo assim, muitos EX que protagonizam os TOP decks atuais deixam de 'funcionar' por terem apenas um ataque, a exemplo de Keldeo-EX e Darkrai-EX (e futuramente Lugia-EX talvez). Mas tanto Darkrai, quanto Keldeo, possuem uma habilidade que facilita a troca e anula o efeito do ataque, forçando com que o Infernape tenha algo mais para realmente trancar o ataque do seu adversário, nada que um Garbodor não resolva. Seu segundo ataque também não é nada mal. Causar 120 de dano com duas energias me lembra o tempo em que Pokémons de Fogo dominavam o metagame a uns 2 anos atrás. É claro que você tem de descartá-las, mas com Colress Machine você tem um mecanismo eficiente para colocar 2 energias no próximo turno para atacar com Malevolent Fire novamente. Além de ser um atacante decente, Infernape não tem custo de recuo, e seus ataques o tornam compatível com Max Potion, sem dúvidas é uma carta interessante que provavelmente irá protagonizar alguma estratégia algum dia.

Victini-EX
A grande vantagem desta carta é seu primeiro ataque, que permite que você busque duas energias do seu deck e ligue em Pokémons do seu banco do jeito que você quiser. Algo que lembra o efeito do ataque do Terrakion-EX, mas com um custo muito mais leve e com a eficiência de procurar direto no deck e não da sua mão. Infelizmente Victini será alvo fácil de Lugia-EX que com um ataque irá levar 3 prizes o que pode te colocar em grande desvantagem. Por ser tão vulnerável acredito que a maioria dos jogadores irá usar este Pokémon de tech. Seu segundo ataque poderia ser melhor se custasse uma energia a menos, mas pelo menos ele ainda é compatível com DCE, mas não acredito que valha a pena ligar 3 energias para atacar com ele, visto que ele deve durar no máximo 2 turnos. Pra isso temos a Victory Piece, a Ace Spec do Victini-EX que o permite usar ataques sem pagar pelo custo de energias enquanto ela estiver ligada a ele, mas não acho que o formato com a Plasma Storm ofereça consistência o suficiente para sacrificar a Ace Spec do deck com a Victory Piece.

Articuno-EX
Outra carta que pode fazer uma boa parceria com o Garbodor. Articuno recebeu uma certa atenção dos jogadores devido ao efeito do seu segundo ataque, que paralisa automaticamente o adversário desde que pelo menos uma energia Plasma esteja ligada ao Articuno. Infelizmente com a ainda forte presença de Keldeo-EX no formato paralisar é uma condição especial quase que nula, o que justifica seu uso com Garbodor. Mas acho que poucos jogadores irão arriscar alguma estratégia com ele agora. Um dos decks já existentes que oferece uma boa sinergia para o Articuno é o de Blastoise Keldeo, mas o Black Kyurem-EX da plasma deve tomar o lugar do Articuno por ser mais "leve" de se usar. Articuno também tem  um baixo custo de recuo, que pode ser facilmente zerado com Skyarrow Bridge e resistência para o tipo fighting, o que o torna um belo counter para Landorus-EX.

Manaphy
Sua habilidade tem um grande potencial mas com seu baixo HP ele se torna um alvo fácil para Hypnotoxic Laser o que acaba tornado-a inútil. Seu ataque não é nada mal, pode ser uma ótima tech para decks de Blastoise. Usá-lo no mid game para conseguir algumas energias de volta e caso seu adversário não tenha mais Hypnotoxics pra usar ao morrer ele garante uma certa estabilidade para sua estratégia graças à Final Wish, a habilidade que permite buscar qualquer carta do seu deck desde que Manaphy seja nocauteado por dano de ataque de um Pokémon de seu adversário. Infelizmente ele pode se tornar um alvo fácil para Lugia-EX que irá pegar 2 prizes, fácil fácil, mas sua habilidade tem muito potencial se usada no momento certo.

Beartic Plasma
Todo Pokémon com uma mecânica "outrager" merece sua devida atenção. Beartic por apenas 2 energias devolve 20x o número de marcadores de dano nele. Um custo baixo que pode atingir proporções assustadoras. Seu primeiro ataque força o adversário a derrubá-lo de uma vez, ou a bater pouco para somar o resto do dano e não sofrer muito com o payback que o Beartic pode causar. É claro que com Hypnotoxic jogando as chances de derrubá-lo com um golpe só aumentam, mas nada que uma Giant Cape não possa ajudar a resolver. Seu segundo ataque também causa um dano considerável e ainda descartar uma carta do topo do deck do seu adversário. Seus únicos contras são seu alto custo de recuo e sua desvantagem para Hypnotoxic Laser que com certeza será uma carta muito presente no formato.

Magnezone Plasma
Uma carta que ao meu ver não encontrará espaço para jogar no formato atual e talvez até no formato que incluirá a Plasma Freeze, mas sua habilidade não pode ser ignorada. É claro que no formato atual não temos tantas supporters como tinhamos na época HS-On sinto falta da variedade de efeitos e da versatilidade de algumas supporters daquela época (como Twins por exemplo). Mas com o lançamento de novas coleções é natural que tenhamos mais supporters com efeitos variados, principalmente se tivermos algumas coisas de sets fora da BW, como Elesa da Shiny Collection que permite que você pegue 3 Tools do seu deck e coloque na sua mão. Atualmente usar 2 supporters por turno não traz tanta vantagem assim, mesmo com a chegada de novos recursos, a maioria deles tem efeitos parecidos o que dificulta a jogabilidade desta carta. Sem contar que não existem muitos Pokémons que sirvam de atacantes para ajudar o Magnezone. É provável que ele se encaixe bem com Thundurus-EX ou com Pokémons que façam uso de DCE como Tornadus-EX da Dark Explorers e Mewtwo-EX.

Lunatone
Já comentei em outros posts analisando a Plasma Storm sobre o combo "EtherDex" que foi usado por um curto período de tempo e por alguns poucos jogadores no Japão. É claro o combo não é tão viável assim, ocupa bastante espaço e não é tão eficiente quanto deveria ser. Graças a Habilidade deste Pokémon eu acredito que o Ether pode ter uma chance de jogar. Com Premonition, Lunatone é capaz de olhar e devolver na ordem que você desejar, duas cartas do topo do seu deck. Pensando além da ideia do Ether, a habilidade pode servir para dar consistência a qualquer outra estratégia, servindo como uma ferramenta a mais para ajudar seu deck a funcionar ou para preparar você para o que pode vir (ou não) no próximo turno. Isso se seu adversário não arrumar um jeito de embaralhar seu deck com N por exemplo.

Klinklang Plasma
Outra carta que chamou a atenção de vários jogadores foi o klinklang plasma até mesmo por que este foi o primeiro Pokémon Plasma a ser revelado para o mundo. Em caráter de jogo, acredito que ele tem potencial para mudar um pouco o metagame. Com a proximidade dos Estaduais nos EUA os jogadores americanos tem argumentado se este Pokémon será muito utilizado ou não. Boa parte dos jogadores já considera o Klinklang pronto para ser usado. Tudo graças a sua habilidade Plasma Steel, que confere a todos os seus Pokémons Metalicos um efeito igual à habilidade do Sigilyph "safeguard". Nenhum Pokémon metálico em campo toma danos de Pokémons EX, o que trava boa parte das estratégias usadas hoje em dia e inclusive nega a prize adicional do Lugia-EX. Muitos consideram o deck um tanto quanto pesado e lento, mas eu acredito que muito em breve veremos este Pokémon protagonizando alguns TOP decks.

Cobalion-EX
O melhor amigo do Klinklang Plasma. Seu primeiro ataque descarta energias especiais e causa 30 de dano, tudo com apenas uma energia metálica. Seu segundo ataque Steel Bullet inflige 100 de dano independente dos efeitos no Pokémon defensor, ou seja, ele derruba praticamente tudo do formato atual com 2 ataques. E derruba Bouffalant DRX com apenas um ataque (caso não haja Aspertia City Gym em campo). Seu custo de recuo é relativamente baixo e pode chegar a 1 junto com Skyarrow Bridge. Não existe nenhum atacante do tipo fogo nos TOP decks atualmente mas não é difícil encontrar um counter para ele. Victini com V-create, Moltres, ambos são Pokémons que o derrubam com apenas um ataque.

Black Kyurem-EX
Outra carta que chamou a atenção dos jogadores. Tudo devido ao seu segundo ataque Black Ballista que causa 200 de dano com 1 energia elétrica, 2 de água e 1 incolor. Uma excelente tech para decks de Blastoise Keldeo, jogar com 1 ou 2 energias Elétricas básicas que podem facilmente serem buscadas de volta com Energy Retrieval. Black Ballista derruba praticamente tudo do formato, com excessão de alguns combos de Aspertia City Gym e  Giant Cape mas que não é nada comum no formato. Seu primeiro ataque tem um dano baixo mas que ganha versatilidade por usar apenas energias incolores. A presença de variantes de RayEels no formato reduz a usabilidade desta carta a uma tech.

Snorlax Plasma
Ainda não temos tantos recursos para os Pokémon Plasma e nem tantos básicos Plasma para ajudarem o Snorlax a causar um dano considerável. Seu ataque tem um custo elevado, 5 energias incolores e um dano máximo de 180. Sua habilidade é uma ótima saída para lidar com Darkrais mas não tranca a habilidade do Keldeo-EX. No Japão, já com a BW8 esta carta era uma Tech comum em decks. No late game, Snorlax e Scramble Switch são um combo que podem te ajudar a conseguir suas 2 últimas prizes. Com a saída da Plasma Freeze e com a presença de Deoxys-EX e Thundurus-EX no formato esta carta terá melhores oportunidades de jogo, atualmente ela não terá muita chance de jogo.

Lugia-EX
Por último mas não menos importante. Lugia, o Pokémon capa da coleção. Sua habilidade Overflow traz um efeito parecido com o da Rayquaza & Deoxys Legend, lhe garantindo uma prize a mais caso o Pokémon defensor seja derrotado com o dano de seu ataque. Seu ataque exige uma energia plasma para funcionar e causa 120 de dano com 4 energias incolores. Ou seja, em condições normais Lugia tem apenas 4 ataques por jogo. Embora tenha um dano relativamente elevado, Lugia não se comporta bem como atacante. Realizei alguns testes com ele e ele funciona melhor como uma tech que te ajuda no final do jogo a conseguir as prizes de forma mais rápida. A dependência de energia plasma o atrasa muito e ele acaba se tornando um alvo vulnerável para outros atacantes como Mewtwo e Darkrai. Mas de uma forma geral ele é um ótimo Pokémon, mas que exige uma certa sabedoria para ser usado. Poder pegar 3 Prizes de uma só vez é uma coisa que desestabiliza muito seu adversário. Esta carta está longe de ser uma carta mediana ou ruim. Muito pelo contrário, ela tem potencial e faz jus a todo o Hype causado em torno dela. Porém poucos decks tem espaço para um Lugia e 3 ou 4 energias Plasma, não digo que é impossível, mas é bem difícil encontrar um espaço na construção de decks no formato atual.

Depois de longos 3 posts, concluo a análise da Plasma Storm. Mais uma vez agradeço ao site Pokebeach por disponibilizar os Scans. Espero que as análises sejam úteis para vocês, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário