quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os números dos regionais da Temporada 2014/2015

Os Regionais da nova temporada, já estão acontecendo ao redor do mundo. Aqui no Brasil acabamos de ter as datas dos nossos primeiros Regionais divulgadas. Com isso em mente trago um breve post sobre os números dos regionais realizados nas primeiras semanas de eventos nos EUA. Créditos para a equipe do TheTopCut que está registrando os números. Os Regionais computados até então são os da Philadelphia, Houston e Phoenix. Embora sejam poucos, podemos ter uma ideia dos decks em que os jogadores tem apostado na América do Norte, que sem dúvidas, serve de referência para o nosso Metagame.

Outro ponto importante é que em todos os eventos tivemos no segundo dia o Formato Expandido que traz uma nova gama de possibilidades ao jogo. Muitos jogadores apostaram na volta de antigos decks da era BW, porém poucos jogadores arriscaram ressucitar velhas estratégias.




O primeiro dia de Eventos foi sediado com o formato BW: Boundaries Crossed - XY: Furious Fists. Desde o mundial tivemos poucas mudanças drásticas no metagame destes eventos. Garbodor continua sendo a principal escolha para o começo de temporada, bem como ocorrido na temporada passada e poucos jogadores apostaram nas novas mecânicas dos decks Fight.

Garbodor
Das 24 variantes de Garbodor usadas presentes nos 3 Regionais, 13 possuiam Seismitoad-EX como atacante e 20 utilizavam Yveltal-EX. Seismitoad/Yveltal/Garbodor foi um dos combos mais utilizados em ambos os torneios e provavelmente também veremos algumas vertentes deste deck por aqui. Alguns poucos jogadores apostaram na velha formula dos Big Basics e apenas 2 utilizaram Pokémon Fight na mistura com Garbodor e outros atacantes.

Virizion/Genesect
Impulsionados pelo desempenho do deck no mundial de 2014, 16 jogadores apostaram na estratégia dos dois Pokémon de Planta. O deck funciona muito bem contra Garbodor e possui recursos de 1HKO, com a queda na popularidade de Pyroar e outros decks de Fogo é uma aposta segura para muitos jogadores. Raichu e Drifblim foram as techs mais utilizadas.

Yveltal
Yveltal na verdade foi o Pokémon mais utilizado em decks de todos os regionais. Os números do gráfico representam apenas os decks focados no Pokémon. No primeiro dia, o total de decks que levava pelo menos uma cópia de Yveltal-EX é de 23. DEstes, 6 foram usados juntos de Seismitoad-EX e 20 variantes de Garbodor também utilizaram Yveltal-EX na construção de sua lista. Darkrai-EX ainda é uma escolha comum para muitos jogadores, tanto como atacante, como suporte para zerar o recuo de Pokémon dark. Devido a popularidade de Yveltal-eX, Raichu e outros atacantes elétricos, como Dedenne são techs válidas para os regionais.

Donphan
Uma surpresa interessante. 9 jogadores apostaram em Donphan para chegar ao TOP32 dos Regionais. Boa parte dos decks utilizava Sigilyph como "wall" para bloquear atacantes EX e apenas um jogador utilizou Raichu como tech na estratégia. Um deck interessante e que merece atenção de muitos, principalmente por ser acessível e barato. Provavelmente os jogadores apostaram na troca de prizes favoráveis contra atacantes EX, e na eficiência do deck contra lockers como Pyroar e até mesmo Garbodor.

Plasma
Aparições mais modestas porém ainda regulares do popular deck da Equipe Plasma. Desta vez as estratégias focaram mais no uso de Kyurem (Plasma) provavelmente para lidar com variantes de Landorus-EX e até mesmo possíveis Litleo em decks de Pyroar. A outra metade dos jogadores apostou em listas focadas em Lugia-EX, que possui resistência para o tipo lutador e acrescenta uma boa vantagem na troca de prizes.

Fight
Apenas 6 decks Fight em todos os 3 eventos. 2 deles com Garbodor e os demais "pure fighting". Números tímidos para uma estratégia promissora. De qualquer forma é uma estratégia que deve ser considerada no metagame por ainda estar "recente" e relativamente popular entre muitos jogadores.

Pyroar
Pouquíssimos jogadores do TOP32 apostaram no leão de fogo. Talvez por acharem o setup complicado ou por preferirem jogar com estratégias mais sólidas e menos recentes. Das variantes, muitas utilizaram outras techs, como Raichu, Mewtwo-EX e Charizard-EX.


O segundo dia de eventos foi realizado com o novo formato Expandido, englobando coleções desde a BW base até a XY Furious Fists. Muitos jogadores (inclusive eu) apostaram na volta de estratégias dos anos anteriores, como variantes de Eelektrik e outros decks populares. Porém a realidade foi bem diferente.

Virizion/Genesect
No segundo dia de torneios, muitos jogadores optaram por utilizar as mesmas listas usados no primeiro dia, porém com algumas poucas modificações. Este deck continua sendo uma excelente escolha parao segundo dia por manter a mesma estabilidade de jogo.

Yveltal
Yveltal-EX continuou sendo o Pokémon mais utilizado no segundo dia de eventos. Nas variantes sem Garbodor, Yveltal-EX foi utilizado com Mewtwo-EX, Raichu, Hammers, Bouffalant e o bom e velho Darkrai-EX.

Yveltal/Seismitoad/Garbodor
O deck marcou presença no Top8 nos 3 Regionais. Como as mecânicas de jogo pouco mudaram desde a era BW, a lista é eficiente tanto no formato expandido, quanto no modificado, portanto é uma escolha segura para eventos grandes.

Pyroar
Os decks de Pyroar tiveram uma participação mais significativa no segundo dia dos torneios, mas ainda assim com um número modesto. Provavelmente os jogadores apostaram no grande número de Virizion/Genesect ou até mesmo no uso massivo de EX da era BW ou até mesmo das coleções válidas. Entre as variantes usadas, os jogadores utilizaram como Techs, Charizard-EX, Seismitoad-EX e Mewtwo-EX.

Plasma
Os decks plasma presentes na contagem são apenas do Regional de Houston, portanto pode ser algo bastante ocasional. De qualquer forma, as listas Plasma ainda estão presentes em ambos os formatos. No segundo dia, os jogadores optaram por uma formação mais "clássica", utilizando o mix de atacantes Plasma que compõe as listas mais antigas do deck, como Absol, Thundurus-EX, Deoxys-EX, Kyurem e Lugia-EX.

Donphan
Um rogue entre os principais decks dos regionais. A lista utilizava Accelgor e Sigilyph como recursos secundários para lidar com os demais decks do meta. O criador da lista ficou em quinto lugar no Regional da Philadelphia, em um meta com muitos Yveltal e Seismitoad.

Eelektrik
O bom e velho suporte da era BW. Eu mesmo esperava um retorno mais significativo das variantes de Eelektrik, principalmente com todos os recursos acrescentados à mecânica do jogo após a saída de Eelektrik do formato modificado. O único jogador com Eelektrik utilizou uma lista com Seismitoad-EX e Mewtwo-EX e ficou em quarto lugar no Regional de Houston.

2 comentários:

  1. Será que aqui no Brasil teremos mais Yveltals que Virgens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho q virgens ainda vao dominar porem tbm nao conte com pouco yveltals + ou - 1 yveltal pra cada 2 virgens

      Excluir