sábado, 4 de outubro de 2014

Atividade Paranormal! | Analisando a Phantom Gate pt.2

Dando continuidade a análise da Phantom Gate, trago este segundo post. Desta vez irei focar nos Pokémon não EX da coleção, listando possíveis combinações com outras cartas que já estão no formato e até mesmo cards lançados na própria Phantom Gate.

Assim como os EX da coleção, temos uma grande variedade de estratégia para os demais Pokémon. Não apenas focados no tipo Psíquico. É importante ressaltar que está é uma das coleções mais ricas em variedade de estratégia desde pelo menos 2011.

Aos interessados, deixo aqui o link com a primeira parte da análise.


Pyroar já possui uma carta que o mantém popular no meta desde sua introdução na FlashFire. A Phantom traz um belo complemento para os amantes do leão de fogo. Seu ataque é dispensável, por ser pesado demais, porém sua habilidade é seu grande trunfo. Você terá a sua disposição o bom e velho efeito "catcher", desde que descarte uma energia de fogo ligada a Pyroar. O tipo fogo ainda possui bons recursos de aceleração de energia, como Blacksmith e o esquecido Emboar. Mas ainda existem outras alternativas para acelerar Pyroar, como o não tão eficiente Milotic e o que eu acredito ser o combo mais viável: Mega Manectric-EX. com ele é relativamente fácil manter o fluxo de energias em jogo, e usar a habilidade de Pyroar sem muitas dificuldades. Você ainda pode encaixar o Pyroar de FlashFire na estratégia ou vice-versa. Sem dúvidas teremos estratégias interessantes com este Pokémon.


Pachirisu surpreendeu a todos no mundial de Video Game deste ano e curiosamente recebeu uma carta no mínimo interessante na Phantom Gate. Seu primeiro ataque faz com que o Pokémon ativo de seu adversário, alvo de seu ataque tenha fraqueza x2 para o tipo elétrico. Um recurso interessante que pode ser facilmente utilizado com outros atacantes do tipo. Raichu, Deddene e até mesmo os novos Manectric-EX e Mega Manectric-EX. De maneira geral, você ainda perderá seu turno atacando com Pachirisu, mas pode ser um recurso interessante para se usar no no early ou no mid game. Eu particularmente ainda acho o formato rápido demais para estratégias deste tipo, mas não descarto seu potencial de jogo.

Não vou arriscar a dizer que este será um combo competitivo, mas definitivamente Joltik fará parte de um deck divertido de se jogar nas horas vagas ou até mesmo em eventos menores e sem dúvidas um ótimo deck para introduzir iniciantes ao jogo. Resolvi dar mais destaque ao Joltik por ele ser o atacante mais fácil de ser montado da estratégia. O foco de tudo está em seu segundo ataque "Night March", que causa 20 de dano para cada Pokémon que tenha este ataque em sua pilha de descarte. Na própria Phantom, Pumpkaboo e Lampent também possuem este ataque, sendo necessários para completar a estratégia e ampliar o dano do ataque. Outro recurso indispensável para o sucesso do deck será o item "Battle Compressor" que permite que você busque em seu deck por 3 cartas e as descarte. Todos estes Pokémon podem ser utilizados com Mew-EX que tem um pouco mais de HP e pode copiar Night March te dando uma margem de dano ainda maior! Sem dúvida será uma estratégia barata e divertida e quem sabe pode chegar ao Tier 3 ou Tier 2.

Crobat e sua pré-evolução Golbat, compartilham uma habilidade no mínimo interessante. Ao evoluí-los você pode colocar marcadores de dano em um dos Pokémon de seu oponente. Crobat coloca 3, e Golbat 2. Ambos atacam com apenas uma energia incolor (nenhuma energia se usados com Dimensional Valley) e possuem recuo 0 além é claro de possuírem resistência para o tipo Lutador e bater na fraqueza de alguns psíquicos e lutadores. Com seu ataque Golbat causa 10 de dano em todos os Pokémon de seu adversário e Crobat é capaz de causar 30 de dano em qualquer Pokémon no campo do seu oponente. No formato extendido ainda existe a possibilidade de usar Devolution Spray para poder reciclar a habilidade de ambos, no formato modificado ainda restam Scoop Up e o novo Supporter da Phantom Gate AZ. Por mais leve que o combo possa parecer ser, ainda acredito que faltam algo mais para torná-lo realmente competitivo. No mais será mais um deck divertido de se jogar com uma estratégia variada que com as techs certas pode até conquistar seu espaço entre os "rogues" no meio competitivo.


Chandelure entra para o time dos decks divertidos e diferentes, porém provavelmente não competitivos. Ele pode ser uma tech interessante, principalmente quando enfrentando Pokémon EX. Sua habilidade faz com que você jogue uma moeda caso Chandelure tenha sido nocauteado com dano de um ataque. Se o resultado for cara, o Pokémon ativo de seu adversário também será nocauteado.
Infelizmente depender de moeda é algo cruel para muitos jogadores. Mas de qualquer forma é um efeito muito interessante. Seu ataque é um pouco pesado, mas com Dimensional Valley ele até se torna razoável. Acredito que ele tenha potencial para se encaixar em algumas estratégias rogue ou até mesmo como um último recurso para ganhar uma partida. Ou para os mais ousados, talvez seja possível montar uma estratégia mais focada no uso de Chandelure. Possivelmente com outros Pokémon para te ajudar a segurar a partida até você setupar Chandelures o suficiente. Alguns pokémons mais versáteis como Mewtwo-EX ou Sigilyph, um outro recurso interessante pode ser o uso de Life Dew para te favorecer ainda mais na troca de prizes.


Sua habilidade te possibilita deixá-lo com 200 de HP, praticamente a vida de uma mega-evolução, desde que ele tenha uma energia de planta ligada a ele. O combo mais óbvio é claro Virizion-EX, que buscará as energias de planta e te ajudará no setup, além é claro de imunizar Gourgeist contra condições especiais. No quesito ofensivo, Gourgeist deixa um pouco a desejar, seu ataque causa 10 de dano para cada carta em sua mão. O que pede o uso de muitos recursos de compra como Roller Skates e outros Supporters como Tierno, Battle Reporter e Colress, que permitem que você acumule muitas cartas em sua mão. Infelizmente Gourgeist tem fraquezas bastante comuns no formato. Garbodor pode nocautear Gourgeist apenas ao ligar sua habilidade e um N no Late game ou até mesmo um Red Card pode reduzir drasticamente a base de dano do deck, dificultando o fluxo de jogo no decorrer da partida. Além é claro de Yveltal-EX que ainda consegue nocauteá-la facilmente com Evil Ball. Apesar de suas desvantagens, Gourgeist tem bastante potencial de jogo. Sendo útil para bater na fraqueza de alguns psíquicos e lutadores e em partidas mais neutras como contra variantes de Fairy/Aromatisse.


Slurpuff ganha uma versão alternativa para os decks de fada. Muitos jogadores preferem utilizar Virizion-EX e Rainbow (e prisms para o formato expandido) ao ter que dar espaço para um Slurpuff. É possível que agora alguns jogadores passem a dar preferência para o pequeno Pokémon. Sua versão da Phantom Gate oferece um recurso de compra, algo inédito para o tipo fada até o momento. Se ela estiver em seu banco você pode comprar mais uma carta do topo do seu deck, se ela for seu Pokémon ativo, você pode comprar mais uma carta. Algo fácil de se conseguir com o combo Aromatisse/Fairy Garden. Um bom recurso para ampliar o potencial de compra dos decks Fairy e uma possível tech para ser usada junto da sua versão da XY Base.


Hydreigon ressurge na XY como uma opção de aceleração de energia para o tipo Dark. É claro que seu funcionamento é um pouco mais complexo se comparado ao bom e velho Dark Patch. Hydreigon permite que você ligue uma energia Dark da pilha de descarte em seu Pokémon ativo (não necessariamente Dark). É claro que em um formato com muitos Seismitoad-EX é muito difícil setupar um Stage 2 com a velocidade que o jogo pede mas ainda assim seu uso é valido. Talvez uma linha mais modesta de 2-2-2 com 2 Rare Candy para não pesar muito em partidas contra lockers como Seismitoad-EX e Garbodor.



Concluindo
A Phantom Gate trouxe muitas opções para os jogadores e com certeza trará uma grande mudança para o metagame assim que entrar oficialmente para o formato modificado. Com novas habilidades e efeitos de ataque os novos Pokémon trazem recursos para completar estratégias já usadas e também temos muitas mecânicas totalmente novas, capazes de enriquicer o ambiente de jogo. Na terceira e última parte da análise, irei abordar os Trainers da Phantom Gate juntamente com seu impacto no jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário