domingo, 19 de outubro de 2014

Análise de Deck | AromaMix By Pooka

No começo do ano com o lançamento da XY, alguns jogadores criaram muitas variações de Aromatisse, mas desde o mundial suas aparições em TOPs de torneios reduziram drasticamente.

Aromatisse faz seu retorno ao metagame nesta lista, que é no mínimo original. Kyle Sucevich, criador do TheTopCut e comentarista oficial da Nintendo, é famoso por decks pouco convencionais e obter êxito competitivamente com eles.

Desta vez não foi diferente. Pooka, conseguiu o incrível resultado de 7 vítoras, 0 derrotas, e 2 empates intencionais no Regional de Fort Wayne, com sua versão do "Aromamix", que segue abaixo.

Pokémon/16
2x Xerneas
3x Spritzee
2x Aromatisse
1x Kangaskhan-EX
1x Mega Kangaskhan-EX
1x Xerneas-EX
1x Yveltal-EX
1x Mewtwo-EX
1x Landorus-EX
1x Shaymin-EX
1x Virizion-EX
1x Suicune

Trainers/32
4x Pokémon Fan Clube
4x N
4x Professor Sycamore
3x Colress
2x Lysandre
1x Dowsing Machine
2x Ultra Ball
1x Evosoda
4x Fairy Garden
3x Max Potion
2x Muscle Band
2x Startling Megaphone

Energias/12
6x Fairy Energy
4x Rainbow Energy
2x Double Colorless Energy

Estratégia
A base da estratégia com Aromatisse é negar nocautes através dos recursos de cura e movimentação de energia, no caso, Max Potion + Aromatisse. É comum acrescentar atacantes diferentes para se aproveitar da versatilidade da movimentação de energia que o deck possui. No formato atual temos apenas Rainbow Energy como provedora universal de multi-energia (perdemos Prism e Blend), mas aparentemente o deck consegue funcionar bem apenas com 4 Rainbow.

O deck conta com muitas Techs, específicas para servir de counter contra os principais decks do formato. Mega Kangaskhan-EX é uma excelente wall, capaz de acumular muito dano que pode ser limpado com Max Potion, Suicune também é uma excelente wall contra atacantes EX além de ser counter para Landorus-EX. Landorus-EX, Mewtwo-EX e Yveltal-EX são atacantes rápidos e sólidos, e Virizion-EX é seu recurso para negar condições especiais.

foto divulgada por Kyle Sucevich na sua conta pessoal do Twitter.
O que mais me chama a atenção na lista é o uso de 4 cópias de Pokémon Fan Club, uma carta que eu particularmente não consegui utilizar com Êxito em nenhuma lista desde o seu lançamento. Segundo Pooka, ela entra para a lista das cartas de compra, pois "enxuga" seu deck e ter recursos para compra de Pokémon é sempre bom. Temos 17 Supporters, sendo dois deles Lysandre, uma contagem bastante elevada de Supporters, mas que pode explicar a consistência alcançada. Segundo Pooka, Kangaskhan-EX também é um bom recurso de compra. Seu primeiro ataque "Triple Draw" foi muito eficiente em diferentes partidas e momentos de jogo.

Outra peculiaridade do deck é o uso de 4 Fairy Garden, uma escolha para garantir a partida contra Seismitoad-EX negando condições especiais e nocautes através do recuo grátis. Shaymin-EX também é um counter para o sapo e segundo Kyle, foi essencial em uma de suas partidas.

Concluindo
A lista é bastante particular, e Pooka parece ter treinado bastante com o deck. É importante salientar que de suas 7 partidas ganhas, 6 foram contra variantes de Yveltal-EX e apenas 1 delas contra um deck de Donphan. É provável que ele tenha se preparado muito para enfrentar Yveltal-EX, mas isso não tira o mérito de seu deck, que fica de referência para jogadores interessados em jogar de Aromatisse nos Regionais que se aproximam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário