segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TOP 3 Water Type - BW On

Aproveitando a certa estabilidade do formato e antes das grandes mudanças que a Plasma Storm irá trazer, decidi trazer de volta o ranking com as melhores cartas de cada tipo (segundo minha humilde opinião). Embora tenhamos mais cartas no formato, as escolhas estão mais estreitas, portanto decidi fazer uma estrutura com 3 cartas principais ao invés de 5. Como alguns tipos possuem mais de 3 destaques, em certos momentos irei citar outras cartas que tem potencial para jogar, mas que não cabem entre as 3 primeiras através das Menções Honrosas, agora vamos ao que interessa:

Menção honrosa:
Empoleon
Uma carta com potencial para dar muita dor de cabeça em várias estratégias. Com um HP considerável, um ataque que usa apenas uma energia (o que viabiliza o uso de Max Potion) e com uma excelente Draw engine, Empoleon ainda é uma carta com potencial de jogo, principalmente
com Landorus-Ex no formato com fraqueza para o tipo água.


3. Keldeo (BC 47/149)
Mesmo não tendo a mesma versatilidade que sua versão EX, o Keldeo Hydro Pumper pode ser uma ótima opção contra quad-sigilyph's e Ho-Oh's. Seu HP não é tão baixo e seu ataque causa apenas 20 de danos a menos do que o Secret Sword do Keldeo EX (com 3 energias). Os contras se dão pela comparação com a sua versão EX. A ausência de uma habilidade o torna menos adaptável a algumas estratégias e a partir de 4 energias de água a diferença de dano entre Secret Sword e Hydro Pump vão ficando mais acentuadas.


2. Blastoise
Por si só, Blastoise é uma carta razoável. Com um HP alto e com uma fraqueza pouco comum, é um Pokémon que normalmente leva 2 turnos para ser derrubado e além disso vai dar apenas 1 prize ao seu oponente. Sua linha evolutiva lhe garante algumas vantagens, devido à habilidade de Squirtle que impede que ele tome dano enquanto estiver no banco, poupando alguns danos extras de Snipers como Darkrai-EX, Landorus-EX, Stunfisk e até mesmo o esquecido Raikou-EX. Sua Habilidade Deluge traz de volta lembranças de um deck que jogou bastante a mais ou menos um ano atrás: ReshiBoar (um caso de amor ou ódio entre muitos jogadores). A diferença é que o Blastoise se comparado ao Emboar, possui um ataque muito mais eficaz e agressivo e se somado ao seu principal aliado Keldeo-EX seu elevado custo de recuo não causa muitos problemas graças ao Rush In de Keldeo-EX.

1. Keldeo EX


O grande trunfo da Boundaries Crossed. Sua Habilidade, combinada com a versatilidade de seu ataque (que usa apenas energias incolores) o coloca no primeiro lugar do TOP3 e com razão. Sua habilidade Rush In, elimina condições especiais e pode poupar algum Pokémon ativo seu, além de garatir um possível atacante. Graças a essa facilidade de troca de pokémon ativo, o uso de catcher's contra um deck que tenha algum Keldeo-EX exige um pouco mais de raciocínio. Combina muito bem com pokémons pesados, como Blastoise, Terrakion, Klinklang e também se encaixa bem em estratégias que anulam ou reduzem o custo de recuo (com Skyarrow ou Darkrai-EX). O que o coloca junto com os principais atacantes do formato, é a possibilidade de amplificar seu ataque se necessário. Não ter um "teto" ou limite de dano se preferirem, é uma coisa que pode fazer a diferença em muitas partidas (vide Rayquaza-Ex). Keldeo-EX é uma carta que cabe em praticamente todo deck e sem dúvidas merece estar no topo do TOP3.

Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário