quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Análise de Deck - Zebstrika & RayEel

Faz um bom tempo desde que eu não posto nenhuma análise de Deck por motivos de força maior. Mas agora, graças a Arceus estou com um tempinho a mais e pretendo voltar com as análises.
Eu tive a oportunidade de acompanhar algumas partidas do Regional de Mississippi nos EUA e foi um torneio muito interessante, especialmente pela variedade dos decks que chegaram no TOP 16. Obviamente os decks mais conhecidos como Blastoise/Keldeo e RayEel ainda marcaram uma forte presença, mas foi curioso ver algumas estratégias pouco convencionais funcionando bem.
O deck que escolhi para a Análise de hoje é uma variante de RayEel que tem um adicional muito
interessante: Zebstrika. Zach Zamora o jogador que usou essa estratégia, concedeu uma entrevista sobre seu deck ao site TheTopCut, quem quiser conferir basta clicar aqui.

Prosseguindo com a análise, vamos ao deck de Zach:
clique na imagem para ampliá-la.

Segundo o próprio Zach, seu deck funciona basicamente como um RayEel padrão, a mecânica não difere muito, os atacantes principais continuam sendo os Rayquaza's e os Eelektrik's ainda precisam ser montados para mantar a estabilidade e o funcionamento do deck.
Seu toque pessoal se dá com a adição de uma linha de 3-3 Zebstrika's.  O deck funciona muito melhor caso inicie a partida, sendo assim é possível ter uma Zebstrika montada em T2, exercendo um controle maior sobre o deck de seu adversário. Tudo isso graças ao primeiro ataque de Zebstrika: Disconnect.

clique para ampliá-la
Zebstrika é uma carta que combina muito com a estratégia deste deck, seu custo de recuo é 0, ela é compatível com os dois mecanismos de busca do deck e seu primeiro ataque causa 40 de dano e impede que seu oponente use itens. O foco é impedir o adversário de usar itens cruciais como: Pokémon Catcher, Switch, Rare Candy, Ultra/Level/Heavy Ball entre muitos outros. Enquanto Zebstrika atrasa o jogo do adversário, automaticamente você tem mais tempo para montar o seu deck. Seu segundo ataque também não é de se jogar fora. Lightning Crash causa 80 de dano em qualquer Pokémon de seu adversário, e seu efeito é descartar todas as energias elétricas ligadas à ela (algo similar ao Volt Bolt de Raikou-Ex).
Devido à dor de cabeça que ela pode causar, em muitas das vezes o adversário acaba focando em tirá-la de jogo, ao invés de mirar em seu Rayquaza ou Eelektrik. Obviamente ela tem sua desvantagens, como por exemplo fraqueza de sua forma básica para o tipo Fighting, que tem ótimos representantes no formato atual. Sabendo disto, Zach usa a Blitzle da Boundaries Crossed que possui 70 de HP e pode aguentar um pouco mais de dano caso seja necessário.
De um modo geral, o deck ainda conta com Max Potion e Super Rod, que pode extender seu jogo por mais alguns turnos se necessário. É óbvio que algumas partidas são MUITO favoráveis a essa estratégia, como por exemplo Garbodor (que precisa de Tools para funcionar) e os insistentes Hammertimes que perdem totalmente sua eficiência se afetados por Disconnect. É uma estratégia muito interessante que pode pegar muitos jogadores desprevinidos! E aí? que tal dar uma chance para a zebrinha? Até a próxima!

Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário