quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TOP 3 Fire Type - BW On

Dando continuidade ao TOP3, agora com o tipo Fogo. Não temos tantas opções viáveis no formato e o tipo que em formatos passados possuía ótimos atacantes, hoje se destaca mais como suporte para estratégias como evidenciarei a seguir.

Menção Honrosa:
Victini NV 15/101

O formato atualmente possui uma boa variedade de estratégias envolvendo tipos distintos. Usar um Victini com V-Create não é tão fácil nos dias de hoje, mas pode ser uma boa saída contra Shaymin-EX que vem sendo usados para dar counter nos decks de Blastoise/Keldeo. Seu ataque é relativamente eficiente, mas as vezes pode se tornar pesado por exigir que o banco esteja cheio, sem contar que começar o jogo apenas com o Victini pode ser uma derrota certa.

3. Ninetales (Dragons Exalted)
Um certo hype foi lançado em torno desta carta nas semanas que precediam o lançamento da Dragons Exalted devido a possibilidade de causar um dano de 120 com apenas 1 energia usando a habilidade do Amoongus da. Infelizmente Ninetales não correspondeu muito bem as expectativas e não se mostrou eficiente como atacante principal. Mas sua habilidade Bright Look ainda o torna uma carta digna de estar na terceira posição. Funcionando como um "Pokémon Catcher" assim que você evolui Vulpis para Ninetales. Esta carta pode ser uma excelente tech se usado com o Ditto da Boundaries Crossed, permitindo que você o coloque em campo rapidamente. Em situações de final de jogo, ter um "catcher" a mais no deck pode ser um belo atalho para a vitória.

2. Victini (Fliptini)
Outro exemplo de Tech que pode acrescentar um pouco de consistência aos decks de Rayquaza e Eelektrik. O lançamento da Noble Victories na temporada HS-On foi seu auge, devido ao Vileplume com Trainer Lock. "Fliptini" (como ficou conhecido devido a sua habilidade de "reflipar" lançamentos de moeda para ataques) atualmente se encaixa em poucas estratégias, uma das mais eficientes é dentro de uma das muitas variações de seu companheiro de coleção Eelektrik. Sua habilidade permite uma chance a mais de paralizar usando o ataque do Tynamo da Dark Explorers e o Thunder Fang do Raikou-EX. Isso antes de termos Keldeo-Ex no formato, que praticamente anula as condições especiais com sua habilidade Rush In. Mas ainda assim, vale a pena usá-lo de Tech.

1. Ho-Oh-EX
Diferente do que houve com Ninetales, poucos jogadores deram crédito ao Ho-Oh-EX nas semanas próximas ao lançamento da Dragons Exalted. Surpreendentemente esta carta se provou muito eficaz e recentemente o jogador americano e um dos responsáveis pelo site TheTopCut Kyle Sucevich, conseguiu vencer um torneio invicto usando um deck de Ho-Oh-EX. Sozinho Ho-Oh não é capaz de ir muito longe, mas se combinado com pokémons que fazem uso de energias incolores, como Mewtwo-EX, Bouffalant da DRX, Tornadus-EX e Sigilyph, esta carta é capaz de garantir muita estabilidade para seu deck e problemas para seu adversário. O grande contra é depender do lançamento de moeda para que a habilidade funcione corretamente. Esta carta merece estar no topo do TOP3 por estar dentro do formato mesmo com a presença de um excelente Pokémon que o ataca diretamente em sua fraqueza: Keldeo-EX.

Fonte das imagens: Bulbapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário