terça-feira, 10 de julho de 2012

Report Battle - Domingo 8 de Julho de 2012 (Tanabata)


Estava ansioso para esse torneio. Por que? Bom simplesmente pelo fato de que ele provavelmente seria o torneio com o maior número de participantes e com um "nível" de jogabilidade consideravelmente alto. O campeão mundial do ano passado Gustavo Wada juntamente com sua irmã confirmaram presença, fora os amigos daqui de Ribeirão Preto e o pessoal de São José do Rio Preto que conhecia até então apenas pela internet. O torneio tinha 32 vagas, não sei quantas pessoas participaram de fato, mas foi algo próximo a isso. Meus objetivos do dia eram ficar no TOP8 e enfrentar o Gustavo Wada, apenas para saber se existia muita diferença do meu deck e da minha maneira de jogar. Já ouvi algumas pessoas dizendo que enfrentar Top Players te dão
uma nova visão de jogo, e comigo não foi diferente.
Bom, como ja era esperado, o meta estava lotado de Zekrom & Eelektrik, houve um determinado momento em que haviam umas 6 ou 8 pessoas jogando em um mesão, e todas elas estavam com a mesma estratégia de deck (eu estava nela inclusive). Obviamente isso possibilitou que alguns outros jogadores montassem decks só para se aproveitar do meta. Muitos decks estavam com Terrakion da NV apenas como Tech para dar counter nos Zekrom Eelektriks, fora os dois Donphans Terrakions que estavam em jogo. Além disso, haviam muitos Trainer Locks, a maioria deles com Vileplume. Posso dizer sem medo que nesse domingo tive as duas batalhas mais emocionantes e disputadas de todo o meu tempo de jogo e vou reportá-las aqui. Vamos ao que interessa:

Primeira Partida VS Vileplume Cobalion & Kyurem Ex
Já havia jogado com meu adversário e tecnicamente já conhecia o deck dele. Não com todos os detalhes mas já conhecia a estratégia principal, os atacantes e o tempo pra montar o jogo. Eu ja sabia que se demorasse muito caíria no Trainer Lock, então fiz de tudo para montar meu jogo o mais rápido possível. Eu comecei a partida, um belo começo aliás. Tornadus Ex ativo e Tynamo com recuo 0 no banco, Infelizmente nada de DCE. Ele começou com Kyurem Ex ativo e Oddish no banco. Usei Level Ball, busquei outro Tynamo, coloquei no banco e usei Juniper, descartei N, Pokémon Communication, uma energia elétrica e Bianca se bem me lembro, mas na troca consegui mais 2 Level Ball uma DCE, uma energia elétrica e um Eelektrik e mais duas cartas que não me lembro bem. Liguei a DCE no Tornadus Ex, 30 de dano. Ele ligou uma DCE no Kyurem Ex, usou Dual Ball, conseguiu duas caras se bem me lembro, puxou outro Oddish e um Cobalion e passou. Eu comecei o turno ligando uma energia elétrica no Tornadus Ex, evoluí os Tynamos e usei PONT. No Pont consegui um Thundurus ja o coloquei no banco, e ataquei o Kyurem Ex causando 100 de dano e tive que descartar uma energia do Tornadus Ex. Ele começou o turno ligando uma energia metálica no Cobalion no banco, evoluiu um dos Oddish's para Gloom e passou. Energizei o Thundurus, no banco e derrubei o Kyurem Ex dele. Ele sobe o Cobalion e desce uma Cleffa no banco e trava o jogo com Vileplume, ele usa Energy Press causando 80 de Dano no meu Tornadus Ex. Eu começo o turno dando um draw em um Zekrom Ex, eu o desço no banco, ligo uma DCE da mão nele, e energizo o resto com Eelektrik, Descarto a DCE do Tornadus Ex para recuá-lo e subo o Zekrom Ex e uso Strong Volt para derrubar de uma vez o Cobalion dele. Ele subiu a Cleffa conseguiu segurar o jogo por mais 2 turnos, mas os demais atacantes principais dele estavam nas prizes e o resto do Jogo foi apenas Zekrom derrubando Cleffa, Oddish e Vileplume.
Vitórias 1 x 0 Derrotas

Segunda Partida VS VVV
Uma das partidas mais disputadas da minha vida. Nunca tinha jogado contra um VVV mas sabia de todo o seu potencial destrutivo. Infelizmente não me lembro bem de todas as jogadas, nao foi um jogo muito extenso. Sei que ele tinha um Vileplume montado em T3 e a coisa ja foi ficando mais apertada pra mim. O deck dele rodou muito bem, ele conseguiu montar o jogo bem rápido e ele usava muitas Rescue Energy para trazer os Vanilluxe's de volta para a mão dele. Pra cada Vanilluxe que eu miraculosamente consegui derrubar, ele ja tinha um Vanillish no banco. Foi um jogo apertado, ele montou o set up muito rápido e graças ao Victini ele não errava nenhum ataque. O que fiz foi subir Tornadus e Thunduros para entregar 1 prize ao invés de 2... Fui montando um Raikou Ex no banco para tentar acertar alguma coisa do banco dele quando tivesse oportunidade. Eu havia pego uma prize e ele estava a 2 prizes de ganhar a partida quando ele finalmente errou um ataque! Eu ja havia praticamente entregado os pontos, fui pego de surpresa. Quando ele viu que havia errado ele falou "Ja era". Eu disse que achava que ainda assim seria difícil de ganhar, usei um N que segundo ele foi algo que acabou com a próxima jogada que ele pretendia fazer, e derrubei o Vanilluxe dele. Ele subiu um Victini e colocou outro no banco e desceu Skyarrow Bridge pra conseguir recuar o Victini caso ele conseguisse energizar o Vanilluxe e passou. Eu fui atacando com o Zekrom Ex e derrubando o que pudia, eu haiva colocado 5 energias nele, e havia descartado duas para derrubar o Vanilluxe, Liguei mais uma, usei Strong Volt e derrubei o Victini, ele subiu um Oddish se não me engano e passou. Liguei outra energia e usei Glinting Claw. Ele subiu o Victini, liguei mais uma e usei Strong Volt na prize eu consegui uma DCE!! Ele subiu o Vileplume, eu liguei a dupla e usei Strong Volt... Um erro, um erro de cerca de 7% de chances de ocorrer e eu consegui ganhar a partida! Foi uma batalha e tanto, essa vai ficar na memória por um bom tempo...
Vitórias 2 x 0 Derrotas

Terceira Partida VS Chandelure & Gardevoir & Volcarona
Nunca joguei contra Chandelure, não estava acustumado com a Habilidade dele, e isso acabou me custando 1 prize, mas nada demais. Eu tive um ótimo inicio de partida, comecei com Thundurus e ele com Larvesta. Ele colocou Ralts, Elgyem e Litwick no banco e passou. eu usei algumas Trainers, montei alguns Tynamos e usei Charge. Ele evoluiu o Litwick, usou Juniper se não me engano, Ultra Ball e passou. Eu liguei a  ultima energia no Thundurus e mantive um ciclo por uns 2 ou 3 turnos usando Disaster Volt e pegando algumas prizes. Em um determinado momento ele subiu o Elgyem e pegou 2 basicos, montou o Chandelure, e Gardevoir, subiu o Chandelure e derrubou um Tynamo com 30 de HP que eu tinha no banco, depois, ele usou Switch e recuou o Chandelure. O deck dele rodou bem, mas acho que faltaram energias pra ele ter um desempenho melhor, e ele tinha algo contra ele. O deck dele ja estava no formato BW On o que me deu uma certa vantagem, eu tinha PONT e mais alguns recursos que ele não tinha, e isso acabou me favorecendo.
Vitórias 3 x 0 Derrotas

Quarta Partida VS Zekrom & Eelektrik & Terrakion
Até o dado momento, só eu e mais 2 participantes do torneio estávamos com 3 vitórias, logo provavelmente iríamos nos enfrentar. Com esse resultado eu provavelmente ja havia entrado no TOP8 só me faltava uma batalha contra o Gustavo Wada para eu ir feliz pra casa. E, meu era nada mais nada menos que ele próprio, Gustavo Wada. Ele não é campeão mundial atoa. A primeira partida dele foi contra um deck de Donphan Prime & Terrakion, mesmo tendo fraqueza ele conseguiu vencer (e sem usar Mewtwo Ex, ele alega não ter usado por achar que o adversário dele também poderia descer um e ele saíria na desvantagem se usasse o Mewtwo primeiro). Eu comecei o jogo muito mal, não sabia o que ele tinha em mãos e temia perder em T1, caso ele usasse Mewtwo Ex e DCE. Eu comecei apenas com um Tynamo com 30 de HP! E pra minha sorte, ele também começou com Tynamo ativo. A diferença é que ele usou Juniper e desceu Tynamo, 2 Terrakions, e 2 Zekrom's. Era apenas T1 e o jogo dele ja estava montado praticamente. Meu deck tinha total desvantagem para o dele e eu sabia que não tinha muitas chances. Assim que eu derrubei o primeiro Pokémon Dele, foi uma verdadeira festa de Catcher e Retaliate nos meus Elétricos no banco, e quando pouco me restava, ele subiu Zekrom e usou Catcher no meu Tornadus Ex acabando com o jogo. Foi uma ótima partida, não durei muito mas pude perceber que não estou tão longe assim do nível de um Campeão Mundial. Me faltam apenas algumas cartas e experiência em torneios maiores, coisa que o Wada ja tem de sobra. Mas com isso, eu completei os objetivos do dia.
Vitórias 3 x 1 Derrotas

Quinta Partida VS Zekrom Ex & Eelektrik & Tornadus Ex
Uma batalha mirror. Os atacantes principais do meu adversário eram exatamente iguais aos meus atacantes principais, assim como os pokémons de Suporte. Acho que meu deck tinha um número maior de Supporters e foi isso que me deu vantagem. Foi um jogo bacana, eu comecei com Tornadus Ex e ele também. Meu deck funcionou mais rápido que o dele, consegui 2 Eelektriks em T2 e no decorrer da partida fomos ambos às 3 prizes, mas no final  meu Raikou acabou derrubando os Eelektriks que ele tinha no banco, e sendo assim ele ficou sem recursos pra energizar os Pokémons e eu acabei ganhando.
Vitórias 4 x 1 Derrotas

Semifinal VS ReshiBoar + Terrakion
Uma verdadeira surpresa foi chegar no TOP4. Sem Catcher e sem Junk Arm jurava que minhas chances de pegar TOP4 eram pequenas. Meu adversário na semifinal acompanha o blog assiduamente e ele havia comentado no ultimo report que fiz “Te espero no Tanabata”. Dito e feito, lá estavamos na semifinal. Ele começou a partida com um Terrakion no Banco, o que me forçou a puxar um Tornadus o quanto antes para aguentar o Counter. Isso acabou me desestabilizando, não consegui montar os Eelektriks rapido o suficiente enquanto isso o jogo dele estava fluindo muito bem. O Terrakion dele me deu uma verdadeira dor de cabeça, e eu tive que refazer completamente minha estratégia de jogo para conseguir ir um pouco mais longe. Ele começou pegando 2 prizes minhas e eu ainda com 6. Comecei a investir nos Thundurus para evitar que ele derrubasse meu Raikou ou Zekrom Ex. Ele não tinha catcher, mas usava Pokémon Reversal, embora ele não tenha acertado nenhum. Foi um jogo tão emocionante quanto meu jogo contra o VVV. Depois de um tempo fazendo de tudo para igualar o jogo, ficamos ambos a 3 prizes de vencer, e daí foi um mata mata, até ficarmos com apenas 1 prize cada. Sendo que o ultimo a derrubar um Pokémon fui eu. A única coisa que restava para ele era um Emboar com Inferno Fandango, eu estava com um Thundurus Ativo com 20 de dano, ele ligou as energias e usou Plus Power, acabando com o jogo. Posteriormente fiquei sabendo que o PlusPower que ele usou, tinha saído da última prize que ele havia pego. Com isso ele teve uma vitória mais que merecida, indo para a final com o Gustavo Wada e eu fui disputar o terceiro lugar contra um deck de Zekrom & Eelektrik e Mewtwo Ex.
Vitórias 4 x 2 Derrotas

Disputa pelo terceiro lugar VS Zekrom & Eelektrik & Mewtwo Ex
Faz quase um ano que frequento os torneios de Pokémon em Ribeirão Preto e desde então eu sempre acabo caindo em alguma chave contra este adversário em questão. No Tanabata não foi diferente. E o começo pra ele foi basicamente o mesmo da nossa ultima batalha. Ele começou com Mewtwo Ex e eu com Thundurus e Tynamo no banco. Ele usou Juniper, ligou uma DCE no Mewtwo, catcher no meu Tynamo KO. Eu subi o Thundurus de volta, consegui mais 2 Tynamos, usei Charge. Ele repetiu o feito, ligou uma energia no Mewtwo, usou Catcher e puxou outro Tynamo e KO. Eu coloquei outro Tynamo e montei um Elektrik, o Mewtwo dele ja estava com Eviolite, usei Disaster volt e encerrei meu turno. Ele ligou outra DCE no Mewtwo e foi montando o set up dele no banco. Usou Junk Arm e catcher e puxou meu Eelektrik e KO. Eu consegui meu ultimo Eelektrik no draw do inicio de turno, não tive tempo de fazer muita coisa, consegui derrubar o Mewtwo Dele, mas não aguentei até o final da partida. Com esse resultado acabei ficando em quarto lugar. O que pra mim foi mais do que satisfatório. Confesso que enfrentar decks de Trainer Lock me favoreceram nos resultados, visto que ninguém poderia usar Catcher devido ao Vileplume. Fiquei surpreso com meu desempenho no torneio e espero manter esse padrão. Nos últimos 3 torneios que venho jogando desde junho, em todos fiz TOP4 e ganhei um deles.
Vitórias 4 x 3 Derrotas

Como um todo, foi um torneio muito bacana. Tanto no lado pessoal, quanto no lado de experiência de jogo mesmo. A correria na hora do almoço, a troca de cartas antes do começo do torneio entre outras particularedades... Enfim conheci alguns jogadores de Ribeirão que ainda não tinha visto e tive a oportunidade de jogar e conhecer o pessoal de São José do Rio Preto. Também pude perceber que muitos dos participantes conhecem e acessam regularmente o blog, o que me deixou mais satisfeito ainda. Pros demais leitores de outras cidades, fica meu convite para outros eventos aqui na Região, vocês não vão se arrepender de participar.

Que venha a temporada 2013!

Fonte das imagens: Bulbapedia

Um comentário:

  1. Eu estava lá não sei seu nome, se puder mande as fotos no meu e-mail, e eu estava no grupo dos jogadores de São José do Rio Preto(Eu, Alex, Thiago e Amanda)...

    henrymadureira@hotmail.com

    Att Henry

    ResponderExcluir