O primeiro deck a ser analisado foge um pouco dos parâmetros do metagame atual que é basicamente formado por decks de Pokémon básicos. Se trata do "Columbus", um deck baseado em Gothitelle, Accelgor e Mew-Ex. Houveram versões anteriores desta estratégia que não foram muito adiante por dependerem muito de um outro Pokémon: Darkrai-EX. Mas irei explicar isso melhor no desenvolver do post.
A estrutura do deck é similar a esta:
(creditos para o site TheDeckOut que divulgou a decklist)
Pokemon/20
4x Gothita
4x Gothitelle (Emerging Powers)
2x Shelmet
2x Accelgor (Dark Explorers)
3x Mew EX
1x Duskull
1x Dusknoir (Boundaries Crossed)
2x Munna (Long-Distance Hypnosis)
1x Musharna
Trainers/36
4x N
4x Skyla
4x Professor Juniper
2x Colress
2x Tropical Beach
1x Computer Search
4x Ultra Ball
2x Pokemon Communication
1x Level Ball
4x Float Stone
4x Rare Candy
1x Super Rod
1x Town Map
1x Tool Scrapper
1x Pokémon Catcher
Energias/4
4x Double Colorless Energy
Estratégia
A primeira vista este pode ser um deck muito estranho, poucas energias e um set-up muito pesado para o metagame, mas não se deixe enganar, ele é muito estável e pode causar muita dor de cabeça ao seus adversários.
A estratégia exige que você foque em montar primeiro uma Gothitelle para travar o quanto antes o jogo do seu adversário com sua habilidade Magic Room, que impede seu oponente de usar Itens enquanto você tiver Gothitelle como seu Pokémon ativo. A carta que possibilitou a existência deste deck no meio competitivo é a Float Stone, lançada na Plasma Freeze. Com ela você pode deixar sua Gothitelle com recuo 0, fornecendo a versatilidade que o deck precisa para atacar e travar o jogo logo em seguida. A outra peça fundamental é Accelgor, que com apenas duas energias incolores é capaz de paralisar e envenenar o Pokémon ativo do seu oponente, porém o efeito do ataque faz com que você volte Accelgor e todas as cartas ligadas a ele de volta para seu deck, o que te dá a oportunidade de colocar Gothitelle ativa novamente, travando o jogo do seu oponente.
Por ser um Pokémon Stage 1, ter de esperar um turno para montar outro Accelgor pode lhe custar algumas prizes, sem contar que com o tempo seus recursos de busca de Pokémon vão acabando. É nesta brecha que Mew-Ex entra em jogo. Graças a sua habilidade Versatile, ele pode copiar o golpe Deck And Cover de Accelgor e te poupar de ter que montar outro Accelgor.
A última peça do quebra-cabeça é Dusknoir, com sua habilidade Sinister Hand que te permite mover o dano entre os Pokémon do seu adversário. A ideia geral do deck é impedir que seu oponente cure as condições especiais, principalmente impedindo que ele recue. Uma das brechas da estratégia é seu adversário montar um Pokémon no banco para quando o Pokémon ativo dele for nocauteado ele ter a chance de derrubar Gothitelle ou Accelgor. Dusknoir cobre justamente essa "falha". Permitindo que você deixe um Pokémon ativo (de preferência um com HP elevado) para acumular dano e depois derrubar os Pokémon do banco de seu oponente.
Prós
O deck apresenta um bom desempenho contra muitos decks populares do formato como o Plasma (TDK/TDL), Klinklang, Big Basics, RayEels, Darkrai/Lasers.
Tirando as Tropical Beach, é um deck relativamente barato.
Contras
Set-up pesado, muitas das vezes te força a depender de Town Map para montar seu jogo.
Desvantagem para decks que tenham Keldeo+Float Stone, capaz de curar as condições especiais.
Desvantagem para decks que tenham retreat lock..
Esse deck não tem desvantagem contra Snorlax. Snorlax é praticamente autoloss pra isso, pois quando você monta goth não tem como ele fazer nada.
ResponderExcluirFora isso, ótimo review, apesar de ter copiado a list do The deck out.
Dei os créditos para o TheDeckOut antes de postar a lista x) É um dos meus principais sites de referência. Quanto a o Snorlax você realmente está certo, uma vez que a Gothitelle está em campo, o Quad-Snorlax não tem nem recursos para curar, nem para causar dano com condições especiais, vou corrigir no post!
Excluir