sábado, 29 de junho de 2013

Decks Mundiais 2013 - Pure Metal Klinklang

O nacional norte-americano se aproxima e como grande parte dos jogadores que participarão do mundial são de lá ele será uma ótima referência do que poderemos encontrar no mundial deste ano. Há praticamente um ano atrás John Roberts II o atual campeão nacional dos Estados Unidos surpreendeu a todos com um deck de Klinklang. O deck apresentava uma versatilidade capaz de contornar muitas das estratégias populares na época. É claro que em um ano o deck sofreu alterações, se tornou mais estável ganhou novas ferramentas e se tornou um deck mais presente no mundo competitivo. Devo lembrar que está não é uma lista canônica, mas sim uma que busca sintetizar todas as vertentes e variações que o deck possui.


Pokémon/15
4x Klink
1x Klang
2x Klinklang (PLS)
2x Klinklang (BW)
2x Cobalion-EX
2x Cobalion (NVI)
1x Registeel-EX
1x Durant (DEX)

Trainers/34
4x N
4x Skyla
2x Colress
3x Professor Juniper
4x Rare Candy
3x Heavy Ball
2x Ultra Ball
1x Dowsing Machine
1x Tropical Beach
3x Pokemon Catcher
1x Super Rod
3x Switch
1x Energy Search
2x Max Potion

Energias/11
11x Metal Energy

Estratégia
O set-up ideal deste deck pede um Klinklang (BW), um Klinklang (PLS) e ao menos 2 outros atacantes em campo para manter a versatilidade do deck. Movendo energias metálicas com Shift Gear e impedindo ataques de Pokémon EX com o Klinklang Plasma. A ordem com que você irá montar os Klinklangs irá depender de seu adversário. Enfrentando decks que usem muitos EX você deve priorizar montar o Klinklang Plasma que irá salvar seus Pokémon metálicos dos Pokémon EX graças a sua habilidade Plasma Steel. Em decks que não usem tantos ou em momentos em que o seu oponente não coloque muitos EX em campo o melhor a se fazer é montar o Klinklang BW.
O principal atacante do deck é Cobalion-EX que possui um ataque versátil com o custo de apenas uma energia metálica que ainda descarta uma energia especial do Pokémon defensor, uma ótima forma de atrasar decks Plasma e possíveis Big Basics que façam uso de muitas energias especiais. Além disso, seu segundo ataque derruba Bouffalants e Sigilyphs com apenas um hit independente de suas habilidades (exceto quando eles possuem Giant Capes equipadas) . Cobalion NVI com Iron Breaker serve como ferramenta para atrasar o jogo do seu adversário no late game quando ele já tiver esgotado todos os recursos de substituição, sem contar que é um ótimo counter de Pokémon psíquicos. Durant serve como recurso para ajudar no set-up no início do jogo ou para garantir um catcher ou Max Potion extra no seu late game. Registeel-EX é uma tech que pode ajudar contra RayEel distribuindo dano no Banco com Triple Laser ou simplesmente servindo de tanque com seu segundo ataque, que somado ao Steel Bullet de Cobalion-EX costuma ser suficiente para derrubar qualquer EX do formato atual.

Prós
Praticamente autowin contra BKB.
Vantagem contra qualquer outro Deck que dependa de atacantes EX.

Contras
Set-up lento.
Vulnerável contra Victini (v-create).
O deck inteiro compartilha a mesma fraqueza o deixando muito vulnerável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário