sábado, 14 de junho de 2014

Decks Mundiais 2014 | Weaville & Lopunny

Esta curiosa lista do jogador David Hovland Jensen entrou para o TOP8 do Nacional da Noruega. Muitos jogadores já conheciam o potencial de Weavile somado a alguns Exeggcutes desde a época em que ambos foram lançados, mas o deck foi sendo deixado de lado com as coleções posteriores. David trouxe o deck de volta a roda do mundo competitivo fazendo algumas alterações peculiares mas muito eficientes. Abaixo a lista do deck!



Pokémon/23
4x Sneasel
4x Weavile
4x Exeggcute
4x Buneary
3x Lopunny
2x Jirachi
2x Sableye

Trainers/29
1x Lysandre
1x N
2x Colress
4x Professor Juniper
3x Startling Megaphone
4x Dark Patch
4x Level Ball
4x Ultra Ball
2x Pal Pad
1x Scoop Up Cyclone
2x Super Rod
1x Random Receiver

Energias/8
8x Dark Energy

Estrategia
O que mais chamou a minha atenção na lista foi a linha de Supporters. Apenas 7 cartas de compra, um random receiver e um Lysandre. A princípio pode parecer estranho, mas se olharmos com atenção o deck conta com 2 Jirachi-EX; 4 Level Ball e 4 Ultra Ball, Essas cartas podem ser somadas como "cartas" de compra visto que você pode usá-las para obter o supporter necessário além de esvaziar seu deck tornando-o mais consistente no decorrer do jogo. A lista também conta com 2 Pal Pad, que vão reclicar os supporters usados ou descartados, além é claro de Sableye que fecha o circulo de "reciclagem" podendo voltar Pal Pads, Super Rods e Dark Patchs, tornando todas as cartas do deck reaproveitáveis. Scoop Up Cyclone pode te ajudar a subir Jirachi-EX para sua mão para reutilizar sua habilidade, ou simplesmente negar o nocaute e as 2 prizes para seu oponente. A Ace spec também pode servir para aumentar o dano de Weavile em situações extremas como quando enfrentando Garbodor por exemplo. O deck conta com 3x Startling Megaphone provavelmente para contornar possíveis Silver Mirror's e Garbodors.

O ataque Vilify do Weavile consiste em bater 30x o número de Pokémon descartados da sua mão. Sendo assim descartando 4 Exeggcute e mais 2 cards de Pokémon, chegamos aos 180 de dano, derrubando praticamente qualquer coisa (com algumas ressalva para os Mega e alguns combos que aumentam HP) em um hit! É claro que ele é um Pokémon frágil, assim como todos os outros do deck, possui pouco HP e pode ser facilmente derrubado. Porém a vantagem está na troca de prizes e na velocidade para montá-lo.

O uso de Lopunny neste deck pode causar certo estranhamento, mas ela é muito sinérgica com a estratégia. Buneary e Lopunny podem aguentar os primeiros hits do jogo como ativos, visto que a habilidade de Lopunny permite que você volte com ela e as demais cartas de Pokémon ligadas a ela para sua mão. Você pode usá-la para acumular um pouco de dano e voltar com ela pra sua mão para limpar o dano. Ela também te garante um "recuo de graça". Visto que ela pode estar como ativa para você usar um dark patch no banco, usar a habilidade dela e colocar Weavile para bater no mesmo turno. Fora tudo isso ela serve principalmente para aumentar o dano do ataque do Weavile, podendo ser a última carta para os 180 de dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário