segunda-feira, 9 de junho de 2014

Decks Mundiais 2014 | Flygon Accelgor

Uma combinação que foi pouco utilizada desde que ambas as cartas foram lançadas no formato. Accelgor protagonizou o Columbus da temporada passada, surgindo na Europa e foi atualizado como "Accelgor/Trevenant" comumente usado com Dusknoir. Na europa, mais especificamente na Alemanha, decks de Flygon tem uma popularidade maior no meio competitivo, mas não vemos muitos Accelgors entre os principais decks de lá. Em Singapura Jeremy Leong conquistou o segundo lugar no Nacional de 2014 na Categoria Masters misturando estas duas estratégias. Abaixo a lista do vice-campeão

Pokémon/18

3x Trapinch
1x Vibrava
3x Flygon
3x Shelmet
3x Accelgor
2x Duskull
2x Dusknoir
1x Mewtwo EX

Trainers/38
4x N
3x Juniper
3x Skyla
1x Colress
1x Lysandre
3x Tropical Beach
4x Rare Candy
3x Level Ball
3x Ultra Ball
1x Evosoda
3x Float Stone
2x Max Potion
2x Startling Megaphone
1x Sacred Ash
1x Enhanced Hammer
1x Switch
1x Pal Pad
1x Dowsing Machine

Energias/4
4x Double Colorless energy

Estratégia
A estratégia se parece muito com as variantes de Accelgor, porém com Flygon o Pokémon a ser colocado como ativo após utilizar deck and cover. Muitos decks fazem uso de um banco cheio para poderem funcionar corretamente, poucas estratégias podem se dar ao luxo de reduzirem os Pokémon em campo sem comprometer a eficiência durante o fluxo de jogo. Flygon possui uma habilidade interessante, coloca 10 marcadores de dano em todos os Pokémon no campo do seu adversário entre os turnos, ou seja são até 120 de dano entre o final do turno e a próxima vez de jogar (é claro que seu adversário terá de encher o banco para isso). Se somarmos os 50 de dano do ataque do Accelgor mais os 10 do Poison você terá nada mais nada menos que um teto de 180 de dano. É claro que nem sempre o veneno e a paralisia serão efeitos a seu favor, visto que ainda temos muitos Virizions, Darkrais e Keldeos no formato.

Dusknoir entra como seu principal recurso para nocautear (estrategicamente) os Pokémon de seu adversário. Você pode focar em algum Pokémon com muitas energias, ou algum essencial para a estratégia do deck do seu oponente como um Blastoise ou Emboar ou até mesmo um Garbodor que não tenha garbotoxina ativada. O melhor de tudo, é a possibilidade de nocautear sem precisar atacar, o que pode lhe render mais de 2 ou 3 prizes por turno caso haja dano suficiente espalhado no campo do seu adversário. Mewtwo é uma excelente Tech para o deck, sendo capaz de causar um dano considerável com apenas uma DCE pode ajudar a acelerar alguns nocautes, principalmente com Dusknoir manejando o dano.

O deck pode ter dificuldades para o setup, visto que é bastante pesado e o ataque de Accelgor exige que você tenha sempre uma dupla na mão e outro Accelgor no banco ou um Shelmet pronto para evoluir para atacar novamente, além é claro de exigir um switch ou float stone para retirar o Pokémon ativo. A vantagem de Flygon é que mesmo que ele fique preso como ativo, ele ainda estará espalhando dano no campo do seu adversário, o que te ganha tempo para montar outro Accelgor ou até mesmo Dusknoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário