domingo, 20 de abril de 2014

Going Rogue #03 | Deck & Cover

Prazer, meu nome é Rodrigo Voi e essa vai ser a primeira vez que vou escrever no blog. Gostaria de agradecer a oportunidade dada pelo Charles e tomara que eu a honre!
Bom, vou falar sobre um deck que jogo diariamente e já testei MUITAS coisas nele pra chegar nessa lista que está me dando muito retorno. É meu deck preferido e com certeza o mais odiado pelo oponente. Então vamos a ele..


Pokémons/20
3x Shelmet
3x Accelgor
4x Phantump
3x Trevenant
4x Mew Ex
1x Duskull
1x Dusclops
1x Dusknoir

Trainners/34
4x Professor Sycamore
3x N
2x Colress
1x Skyla
3x Float Stone
4x Roller Skate
2x Bycicle
2x Ultra Ball
4x Level Ball
3x Evosoda
2x Random Receiver
3x Virbank City Gym
1x Computer Search

Energias/6
4x Double Energy
2x Psi Energy


Dúvidas
Antes de contar o que deve ser feito, vou responder a algumas perguntas que sempre me fazem sobre a deck list antes de saber a estratégia:
- ‘’Laser?’’ Não é muito bom.. Achei que ocupa espaço em vão. Pois enquanto vem laser na mão, poderia vir cartas mais úteis (roller, bike ou supporter).
- ‘’Poucas energias?’’ Sim, são poucas. A vontade era colocar 8 double, mas...
- ‘’E por que não coloca outras energias?’’ Porque a idéia do ataque Deck and Cover é ir e voltar rápido. Do deck pro jogo e do jogo pro deck. Colocando mais energias simples iriam atrapalhar o desenvolvimento do deck, que vai ser melhor explicado a seguir.
- ‘’Então por que tem duas psi energy?’’. Porque contra os decks Plasma, é só colocar o Trevenant na frente como de costume, mas em vez de Float, vamos de Silver Mirror. O oponente não vai poder usar Tool Scrapper.  E assim vai destruindo o deck do oponente com a ajuda do Dusknoir.

Estratégia
Enfim vamos à estratégia. No T1, a primeira coisa que tem que se preocupar é em achar um Phantump. No T2 é OBRIGATÓRIO já ter um Trevenant ativo com Float Stone e um Accelgor fixo no banco. O que não é difícil com 4 level ball, 3 evosoda, 2 ultra, 4 rollers, 2 bikes e 10 supportes.
O Trevenant como seu ativo, bloqueia todos os itens! O quão útil isso é? Rare candy é um item, então um abraço para decks de stages 2 (Blastoise, Emboar) dos quais não usam stage 1. E mesmo que usem, isso vai atrasar um monte! (Pois geralmente as linhas são de 3-1-3). Além de bloquear Rare Candies, bloqueia também Balls, Escape Rope, Potions, Lasers, etc. Outro item importante que ele bloqueia é a Switch, pois lá na frente ela PODERIA ser útil ao seu oponente quando ele estiver paralisado. Só que sem ela, pouco se pode fazer..
Continuando.. Eu geralmente monto dois Trevenant, um Accelgor, um Dusknoir e dois Mew EX. Sempre usando o Mew Ex pra atacar. ‘’Por quê?’’ Porque o Mew é básico, ou seja, vão pro deck só duas cartas (ele e a energia) e conseqüentemente só preciso achar duas cartas pra atacar novamente. Por isso não é bom usar outras energias, se não seria necessário montar novamente o Shelmet, Accelgor e duas energias. O que com certeza tiraria toda eficiência do deck, pois a idéia é sempre deixar o ativo dele paralisado e movendo os danos pro banco com o Dusknoir.
A Computer Search serve pra agilizar o deck, além de pegar algo útil, já descarta mais duas cartas que não precise naquele momento.
Cada jogador dá sua pitada no seu deck e a minha com certeza fica por adicionar os 4 roller. Em modéstia parte, foi um chute no escuro que melhorou o deck muito com relação as outras listas que vejo desse deck por aí.. Antes, eu tinha aproximadamente 80% de vitórias em jogos com ele, agora estou com 94% de vitórias nas partidas.

Desvantagens
Na teoria o deck é perfeito, ataca, paralisa, envenena, move o dano e o oponente não pode usar item. Qual seria seu defeito? Virizion Ex. E é um auto loss bonito!
E o Keldeo Ex? Até pode atrapalhar um pouco, mas ele tem fraqueza à planta. Aí vai da experiência do jogador de perceber e fazer três Accelgor no banco e apenas um Trevenant. E usá-los com inteligência.
E o Slurpuff? Ele é uma evolução. Com o Trevenant em campo, fica mais difícil de montá-lo. E com o Dusknoir, ele pode ser facilmente derrubado, até antes de evoluir o Swirlix.
E o Garbodor? É um problemão SE o oponente conseguir ligar a tool. Mas se o Trevenant já for o ativo, tranqüilo. O problemão fica se o Garbodor estiver em um deck Dark, aí o Trevenant tem fraqueza e as coisas começam a complicar..
Além de ser um deck complicado de se jogar. O usuário tem que ter completo domínio do deck, pois uma jogada errada, perde o jogo. (Já fiz muitas).
O usuário do deck tem que saber o que usar e quando usar, porque sem inteligência, o deck vira só mais um deck e saco de pancadas. Então o pânico maior fica para partidas contra Virizion Ex e Dark.

Estatísticas

- Accelgor/Trevenant x Rayboar
100 x 00

- Accelgor/Trevenant x Keltoise
85 x 15

- Accelgor/Trevenant x Plasma
95 x 05

- Accelgor/Trevenant x Garchomp
55 x 45

- Accelgor/Trevenant x VirGen
00 x 100

- Accelgor/Trevenant x Klinklang/Metálicos/Aromatisse
100 x 00

- Accelgor/Trevenant x Fadas (com Slurpuff)
90 x 10

- Accelgor/Trevenant x Fadas (sem Slurpuff)
100 x 00

- Accelgor/Trevenant x Big Basics
100 x 00

- Accelgor/Trevenant x Yveltal/Darkrai
50 x 50

- Accelgor/Trevenant x Yveltal/Garbodor
35 x 65


Conclusão
Essa foi minha humilde (e longa) opinião sobre esse deck que gosto muito. Claro que muitos podem não concordar com várias coisas e usar outras variantes (com Flygon, Munna), porém essa foi a melhor lista que cheguei e pude dividir com vocês. Curti muito a oportunidade de escrever aqui então quero reiterar o agradecimento da chance que o Charles me deu. Espero que apareçam mais oportunidades e que tenham gostado.  Valeu!


Por Rodrigo Voi.

Um comentário:

  1. Um deck razoavelmente barato, funcional, e o que eu mais gosto, que irrita o adversário. Nice on...

    ResponderExcluir