sábado, 5 de abril de 2014

Análise de Deck | The Plasma Gale

Além de novas estratégias a XY base trouxe um novo fôlego para os decks que a precedem. Muitas estratégias foram repaginadas, ganharam novos recursos e algumas cartas estão voltando a protagonizar decks graças a isto. É o caso das variantes de decks Plasma. Até pouco tempo atrás Lugia-EX tinha uma tímida participação em decks deste gênero. Assim como Palkia-EX que ganhou popularidade nos últimos meses. A possibilidade de aumentar o dano se tornou mais versátil com a introdução da Muscle Band no mundo competitivo. Decks Plasma podem se beneficiar e muito desta carta, que traz um novo ritmo de jogo para o deck, deixando-o muito mais agressivo e rápido. Confira abaixo as mudanças sofridas no Deck!


Pokémon/11

4x Deoxys Ex
2x Lugia Ex
2x Thundurus Ex
2x Absol/Kyurem (plasma)
1x Palkia Ex

Trainers/34
4x Professor Juniper
4x N
3x Skyla
3x Colress
4x Colress Machine
4x Muscle Band
2x Plasma Ball
2x Ultra Ball
3x Switch
2x Tool Scrapper
1x Scramble Switch/Dowsing Machine
2x Frozen City

Energias/15
4x Plasma
4x Prism Energy
2x Rainbow Energy
4x Double Colorless
1x Lightning

Estratégia
O foco agora é garantir o bônus de prizes com a habilidade do Lugia-EX. Com 3 Deoxys-EX em campo e com uma muscle band, Lugia já é capaz de derrubar EX de 170 de HP, esse é o foco da lista e por isso vemos mais cópias de Colress Machine do que o normal em listas Plasma. Nem sempre será fácil montar esse jogo, pra isso Thundurus-EX surge como acelerador para Lugia-EX ou qualquer outro atacante do deck que lhe seja útil na partida, além de ser um bom counter para Yvelta-EX. Absol e Kyurem são vitais para o deck, pois são seus atacantes não EX capaz de causar muito dano com apenas duas energias graças ao combo de Muscle Band+Deoxys. É bom ter a possibilidade de bater no banco, isso pode te garantir alguns KO necessários ou simplesmente ajuda a acumular dano para usar Plasma Gale depois. Kyurem também cobre a fraqueza do deck para o tipo Fighting, sendo muito bom contra Landorus-EX. Frozen City é uma boa opção para a guerra de Stadium's, te coloca turnos a frente na partida contra Blastoise e Emboar e contra outros decks ajuda a espalhar dano. Palkia-EX é seu dragon Slayer, pode facilmente derrubar Black Kyurem e Rayquaza com a possibilidade de se proteger no banco graças ao efeito de seu primeiro ataque. A escolha da Ace Spec pode variar, eu particularmente prefiro Scramble Switch pois ela te garante um efeito surpresa no Late Game, você pode montar um Lugia-EX de última hora e pegar 2 ou 3 prizes para ganhar o jogo, mas vai de cada jogador. Este deck não é invencível, pode ter algumas partidas complicadas contra usuários de martelos, decks que usem muitos Silver Mirrors e Safeguarders. Porém é um deck com uma resposta muito rápida e agressiva, que pode encerrar o jogo antes do quarto turno.

3 comentários:

  1. Cara, curti bastante, minha lista ta bem similar, mas eu trocaria as duas ultra por plasma ball, pq tds os pokemons são plasma e salvar o descarte pode ser crucial.

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro.
    Plasma é um dos meus decks favoritos do formato,e vai ser minha opção quando DRX cair.
    E francamente,o thundurus ex nunca esteve melhor,já que agora ele se vira contra Yveltal-ex,que é o meta principal do formato,ainda mais pq imagina ter ele na frente e os deoxys no banco,batendo 60(80 se tiver muscle band) mais a fraqueza do yveltal.
    E sobre oq o Hugo falou,eu acho que as ultra ball podem ser bastante uteis no early game,dependo da sua mão pois com elas,vc pode descartar energias pra ligar nos seus pokémons com o thundurus(Algo semelhante a Sableye+ultra ball+Dark patch

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da lista, principalmente da tech do Palkia, mas pode ser mais viável trocar por Heatran se a field tiver infestada de VirGens. Sinto muita falta de Shadow Triad e Genesect-EX, porque essa lista é auto-loss se tomar um Trevenant + Silver Mirror. É preciso dar um jeito de encaixar essas cartas, porque a Triad dá um gás nas energias e nas Colress Machine. Lysandre vai ser fundamental também, pra mim esse card vai mudar o metagame.

    ResponderExcluir