segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conhecendo a XY pt.2 | Entrevista com Kenichi Koga, diretor de arte

Dando continuidade a série de posts sobre a XY, trago mais uma entrevista. Desta vez com o Diretor de Arte do TCG. Que irá evidenciar as principais mudanças na estética e na produção de ilustrações entre a BW e a XY. Além de abordar um pouco os conceitos que cercam a nova expansão. A entrevista foi retirada do Blog oficial japonês dedicado ao TCG e traduzida de forma livre pelo Pokémon Lecture.
Este conteúdo foi postado no dia 14 de dezembro de 2013.

Entrevistado | Koga Kenichi
Diretor de Arte do Card Game. Produz embalagens, pôsteres, ilustrações entre outras mercadorias gráficas. Lida com a direção de arte do Card Game em Geral.

Pokémon-card.com/Japão
Os beginning set nas versões para meninos e para meninas da da XY já chegaram ao mercado, mas ainda existe uma "nova dimensão" de cartas a serem representadas, no caso as Mega-Evoluções. Você tinha consciência deste desafio?

K. Koga
Enquanto pensava em como representar esta "nova dimensão", eu queria surpreender a todos os jogadores. Desde os jogadores mais antigos, aos jogadores que estariam começando na XY.
Eu gostaria de deixar ambos ansiosos ao abrirem seus boosters e descobrirem quais cartas eles tiraram.

Pokémon-card.com/Japão
Existe alguma carta que você pretendia ilustrar em 3D?

K. Koga
Sim, da mesma forma que houveram representações em 3D nas séries Black & White e em coleções mais antigas que tive a oportunidade de trabalhar. Porém na XY tínhamos um desafio a mais, que seria um novo método de produção.
Trabalhar com ilustrações em 3D significa criar um modelo em três dimensões, aplicando texturas e efeitos de luz de forma que ele se adeque a uma impressão bidimensional. Enquanto trabalhávamos nas Mega-evoluções queríamos algo que fosse além disso.
Queríamos que este efeito 3D se equiparasse a uma ilustração desenhada em duas dimensões. Na verdade eu sempre tento aproximar estes dois recursos (2D e 3D) deixando um efeito diferente com 3D.

Pokémon-card.com/Japão
Eu acho que suas ilustrações das Mega-Evoluções serão bem impactantes!

K. Koga
Estou trabalhando com sombras profundas e bastante contraste, mas sempre tomando cuidado para isso não afetar a ilustração em 3D de forma negativa na hora da impressão. Fomos muito cuidadosos neste quesito, dedicamos muita cautela e atenção a isso.
Durante a produção, alguns Pokémon tinham sombras muito contrastantes e acabaram com expressões muito maléficas e assustadoras (risos).
Ilustrar Pokémon com expressões legais, equilibradas e satisfatórias é um trabalho de tentativa e erro.
Para atingir esta qualidade de ilustrações incorporamos cores mais vívidas como azul e rosa, deixando as imagens mais chamativas, bonitas e mais impressionantes.
E ainda sobre ilustrações mais impressionantes, o tamanho da caixa de ilustração é o maior usado no TCG até hoje, com exceção é claro das cartas Full Art. Acredito que as Mega-evoluções pediam por ilustrações maiores, e acho que este aumento foi contundente.

Pokémon-card.com/Japão
Até agora gostei muito do resultado desta nova produção!

K. Koga
Dos novos elementos que introduzimos nas ilustrações o que mais me agrada é a personalidade do Pokémon que passou a fazer parte da representação.
Já falei um pouco disso quando conversamos sobre as ilustrações em 3D, e sem dúvida ela teve um papel importante neste novo método de produção.
Resolvi adotar a representação da personalidade dos Pokémon nas ilustrações, muito mais do que quando fizemos os Pokémon EX da Black & White. Isso simplesmente mudou
a forma como qual produzíamos as artes. Por que eu queria contar o máximo possível sobre aquele Pokémon e suas peculiaridades. Atribuindo a sua expressão facial o máximo de personalidade possível e revelando particularidades de sua anatomia.
Todos esses elementos passaram a fazer parte da composição e devem ser bem fáceis de serem percebidos.

Pokémon-card.com/Japão
Além das Mega-evoluções, você se sentiu desafiado a atribuir esse novo método de representação a outras cartas?

K. Koga
Todos os novos Pokémon da XY serão representados em 3D. Estamos trabalhando para introduzir nosso novo software de ilustrações.
Na busca por representações mais próximas da realidade, sentimos a necessidade de que o plano de fundo do Mundo Pokémon fosse tão real quanto os Pokémon representados no primeiro plano.
Como aprimoramos a representação do cenário, também nos preocupamos em melhorar os Pokémon, que agora tem mais presença e robustez.
Além disso desenhar novos Pokémon é sempre divertido, pois as pessoas querem saber mais sobre eles e você tem a oportunidade de contar coisas sobre eles através das ilustrações.
Trabalhamos duro para apresentar esse novo mundo Pokémon para todos vocês. E acredito que fizemos isso muito bem.

Pokémon-card.com/Japão
Definitivamente o cenário está bem realista, é difícil encontrar a harmonia para que o Pokémon não pareça se encaixar no cenário?

K. Koga
A princípio consideramos usar fotografias para compor o cenário. Justamente para não deixar os Pokémon deslocados no cenário experimentamos várias representações até atingirmos o ponto que estamos agora.

Pokémon-card.com/Japão
Você tem outras preocupações além dessas que discutimos até aqui?

K. Koga
Claro. Me preocupo em familiarizar os Pokémon para os jogadores;
com a quantidade de ilustrações a serem produzidas; com os pontos de encontro entre as representações em 3D e 2D;
Com a variedade de ilustradores que temos a disposição e é claro tirar proveito da personalidade de cada Pokémon nas cartas.

Pokémon-card.com/Japão
Uma boa variedade de ilustrações e uma boa variedade de Pokémon são ótimos atrativos para o Card Game na minha opinião.

K. Koga
Estamos tentando definir e aperfeiçoar nosso estilo de ilustrações. Até agora este processo vem sendo bastante uniforme.
De forma geral, desenhamos Pokémon com poses expressivas e atraentes, com expressões faciais que sigam o ritmo da ilustração.
Estamos fazendo isso com todos os novos Pokémon.

Pokémon-card.com/Japão
Estou impressionado com a qualidade das novas Cartas. Estou mais impressionado ainda com os novos Pokémon EX!
Que parecem ter recebido um novo conceito na XY.

K. Koga
Sim. Até então tínhamos como objetivo criar versões EX de Pokémon lendários apenas. Mas nas séries da XY iremos além disto, vamos ter outros Pokémon com suas versões EX. Acho que você vai querer ficar atento nas próximas coleções para descobrir quais serão os próximos Pokémon EX.

Pokémon-card.com/Japão
Sim! Estarei de olho nos lançamentos.

K. Koga
Este novo conceito apareceu pela primeira vez na EX Battle Boost (Legendary Treasures) com Chandelure-EX e Excadrill-EX debutando os EX não lendários.

Pokémon-card.com/Japão
De fato! Não eram Pokémon Lendarios nem mesmo o Pokémon das Ilusões! Estas duas cartas me pegaram de surpresa na Ex Battle Boost.
Sobre a nova era dos EX, temos uma versão EX do fofinho Emolga. Um Pokémon tão bonitinho não foge um pouco do conceito dos EX? Qual é o propósito dele como um EX?

K. Koga
Estamos expandindo o conceito dos Pokémon EX, portanto até mesmo um Pokémon fofinho pode adquirir uma versão EX agora. Queríamos expressar um lado mais forte e seguro do Emolga em sua ilustração.
Por ele ser um Pokémon pequeno tivemos muita dificuldade em criar uma composição em um ângulo favorável.
Depois de muito trabalho, conseguimos atingir o ponto de equilíbrio entre esses atributos.

Pokémon-card.com/Japão
Acredito que não somente eu, mas muitos jogadores ainda estão aguardando por alguns Pokémon EX que não apareceram nas séries BW.

K. Koga
É possível e provável que estes Pokémon deem as caras na XY com ilustrações de altíssima qualidade.
Fiquem de olho nos lançamentos!

Pokémon-card.com/Japão
Não tenho dúvida quanto a qualidade das novas ilustrações de Pokémon!

K. Koga
Não apenas nos Pokémon. Estamos aumentando a qualidade de todas categorias de Trainers. Por exemplo os Itens.
A Poké ball também foi redesenhada para a XY.
Eu particularmente sou muito perfeccionista no quesito de luz e texturas. Sempre tento dar um aspecto real ao Item ilustrado.
São pequenos detalhes, mas tentem perceber as diferenças comparando a Poké ball antiga com a nova.
Poké Ball da BW e da XY respectivamente

Pokémon-card.com/Japão
De fato! Podemos perceber as pequenas diferenças nos detalhes!

K. Koga
Outro detalhe que mudará na XY será o tratamento holográfico.
Nas séries BW usamos um acabamento de linhas paralelas nas cartas com efeito holográfico. Na XY iremos usar linhas com um efeito mais desfocados e elas serão aplicadas na carta com um certo ângulo de inclinação.
Sigilyph da BW e Trevenant da XY
Com o tratamento da BW conseguíamos um efeito de profundidade no cenário, mas na XY as ilustrações de fundo ficaram mais densas. Não queríamos ter dois efeitos entrando em conflito, portanto escolhemos um padrão holográfico que reforçasse os novos planos de fundo. Queremos que todos percebam o aumento da qualidade nas ilustrações feitos com todos esses novos recursos.

Pokémon-card.com/Japão
Nova série, novas cartas. Um novo universo a ser contemplado pelos jogadores.
Por favor, deixe um recado para todos os leitores que acompanharam essa entrevista.

K. Koga
Sempre estarei me esforçando para aumentar a qualidade de jogo. Não apenas nas mecânicas, mas também na arte e na ilustração do TCG.
Divirtam-se com o novo set e tornem-se verdadeiros colecionadores de Arte Pokémon!

Pokémon-card.com/Japão
Muito obrigado pela entrevista.

K. Koga
O prazer foi todo meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário