sábado, 4 de janeiro de 2014

Conhecendo a XY pt.1 | Nagashima Atsushi diretor de Jogo

Falta aproximadamente um mês para o lançamento do set base da XY no Ocidente, e pensando nisso resolvi criar uma série de posts que irão abordar curiosidades e análises das cartas que estarão no set. Para começar trago a tradução livre de uma entrevista concedida ao blog japonês oficial pokemon-card.com, dedicado exclusivamente ao TCG. A entrevista foi publicada no dia 14 de Dezembro de 2013.

Entrevistado | Nagashima Atsushi
Diretor do Pokémon Card Game, responsável pela lógica e pelo design do ambiente de jogo.
Lida com a direção do jogo em termos gerais.



Pokémon-card.com/Japão
Os beginning set nas versões para meninos e para meninas da da XY já chegaram ao mercado e os jogadores e entusiastas do card game parecem muito interessados neles.

Nagashima
Fico feliz por estarem interessados. Mesmo tendo afirmado que o novo ambiente de jogo será formado apenas na Collection X e na Collection Y.

Pokémon-card.com/Japão
Ainda não temos acesso a todas as cartas da Collection X e Collection Y mas na internet já é possível encontrar as novas regras da XY o que parece ter animado muitos jogadores.

Nagashima
Revelamos as novas regras com bastante antecedência desta vez. Já é possível que alguns jogadores comecem a bolar suas próprias estratégias. É um momento que deve ser muito divertido para os jogadores.
Uma vez que estivermos no ambiente de jogo da XY iremos notar uma mudança na construção de decks. Será um marco no jogo assim que for lançada. Pelo menos é o que pretendemos e esperamos.

Pokémon-card.com/Japão
As Mega-evoluções são os primeiros elementos desta "nova dimensão" de jogo?

Nagashima
Sim. Na verdade a lógica das Mega-evoluções nos incomodou por cerca de um ano.
Os Pokémon Ex atingiram seu auge nas séries BW, sabíamos que "seria difícil" construir uma nova mecânica. (risos)
Se você pensar no termo "nova dimensão" era nada mais nada menos que uma nova evolução para um Pokémon que já possui outras duas evoluções. Mas eventualmente eu percebi o quão complicado isso poderia ser.
Para evoluir três vezes, você deveria usar praticamente todos os seus recursos de trainers e itens e focar muito nisto para conseguir Mega-evoluir seu Pokémon. Percebemos que isso fugia um pouco do estilo de jogo original da franquia e que muitos jogadores poderiam não gostar disto.
No ambiente de jogo que eu planejava isso deveria ser diferente. Em primeiro lugar, essa mecânica não iria se encaixar muito bem dentro de um deck de 60 cartas.
Além disso pretendíamos permitir apenas uma Mega-Evolução por deck. Eu queria encaixar o máximo que conseguisse desta nova mecânica.
Em favor da diversão na construção de decks baseados na Mega-evolução, limitar a uma carta apenas era algo muito prejudicial para o propósito do deck.
Nos empenhamos muito nisto, testamos várias vezes mas infelizmente o jogo não ficava equilibrado o suficiente. Fizemos algumas alterações até chegarmos no ponto que apresentamos para os jogadores agora.
Enquanto tentávamos balancear a "nova dimensão" de jogo com a dimensão atual, com um equilíbrio de jogo perfeito dentro das vantagens e desvantagens foi um período que exigiu muito de mim.

Pokémon-card.com/Japão
Me parece um pouco difícil acertar o momento de Mega-evoluir. Visto que segundo as novas regras, você encerra seu turno para realizar essa evolução específica.

Nagashima
Isto é verdade. Seu uso é complicado.
A frase "Eu deveria ter Mega-evoluído naquele turno" era comum durante os jogos de teste.
Também era comum ouvir "Eu não deveria ter Mega-evoluído naquele turno". O que ao meu ver é bom. É interessante não ter sempre a resposta correta para essa pergunta. Pois é exatamente aí que surge a variedade de jogo.

Pokémon-card.com/Japão
Ainda sobre as novas regras, algumas outras coisas mudaram na XY. Você chegou a calcular o quanto isso afetaria nas novas expansões?

Nagashima
Primeiramente eu pensei em permitir aos jogadores dividirem seus decks de forma a aumentar a variedade de Pokémon neles.
Para isso eu resolvi mudar algumas regras. Por exemplo, o lançamento de moeda para definir o funcionamento do "Pokémon Catcher". Beneficiando mais os Pokémon de Stage 1 e Stage 2.
Será um novo ambiente de jogo e as evoluções terão uma participação mais ativa nele.

Pokémon-card.com/Japão
Certamente a maior mudança não é a moeda no Catcher, mas sim a possibilidade de construir estratégias um pouco mais lentas e que dependem mais de Pokémon no banco.

Nagashima
Sim. Você também ficava em desvantagem para com o jogador que começava a partida, visto que para ele era mais fácil conseguir evoluir seus Pokémon e mais fácil de nocautear os Pokémon básico que você possuía.

Pokémon-card.com/Japão
Eu posso testar muitos decks graças a minha posição, e eu senti uma mudança nos supporters do jogo, que também é um ponto a ser evidenciado. Se comparado as séries BW, que já possuíam uma variedade razoável de cartas de compra, na XY eu vejo uma variedade maior ainda.

Nagashima
Sim. Uma coisa leva a outra, e imaginamos que muitos jogadores pretendem continuar jogando das séries BW para as séries da XY. Precisamos que os jogadores que irão começar na XY tenham tantos recursos quanto os jogadores mais antigos.
Existe uma lacuna no que diz respeito a compreensão de jogo entre esses dois jogadores. Eu trabalhei duro para atingir uma termo que chamamos de "satisfação de jogo" para ambos.
Portanto, para manter a diversão e para aprofundar a construção de decks, eu projetei a XY como uma coleção capaz de se equiparar a BW. E um dos principais elementos da profundidade de estratégias é a diversificação dos supporters de jogo.

Pokémon-card.com/Japão
De fato. Podemos usar um crushing hammer ou usar um Team Flare Grunt para descartar energias. Ambas tem o mesmo objetivo mas funcionam de maneira diferente. Uma diferença que é agradável ao meu ver.
Team Flare Grunt a esquerda e Crushing Hammer a direita

Nagashima
Eu também acho que esta diferença é positiva. Você pode descartar energias com ambas, porém ao usar a Team Flare Grunt você estará gastando o supporter do seu turno. Porém se optar por usar o crushing hammer você poderá usá-lo várias vezes, mas dependerá da moeda para determinar o funcionamento dele.
Você será direcionado a momentos em que cada um deles terá sua vantagem de uso sobre o outro. Ou você pode simplesmente usar ambos no seu deck e tentar algo mais versátil.
Esta é uma situação que se origina do termo "jogo amistoso" das séries BW. Você poderia perder a partida de alguma forma no seu percurso, situações como: "Se eu tivesse usado aquela carta naquele turno" ou "se meu oponente não tivesse usado". Eram termos fáceis de serem compreendidos por ambos os jogadores.
Se você é um jogador que está começando na XY, você irá apenas jogar enquanto deixa de lado os efeitos colaterais da partida. Para os jogadores da época da BW adicionamos diversão de maneira dosada e calculada, de forma que ambos os jogadores, tanto os mais antigos quanto os novos poderão se divertir jogando.
Este é um ponto em que eu acredito que conseguimos alcançar.

Pokémon-card.com/Japão
Com o objetivo de entreter estes perfis diferentes de jogadores ao mesmo tempo, eu acredito que a XY será uma coleção de muita qualidade.
Você poderia dar as algumas dicas para os jogadores agora no final desta entrevista?

Nagashima
Para os jogadores que vem das séries BW, revejam com cuidado a XY e a BW. Eu gostaria que vocês tentassem reconstruir seus decks do zero.
O ambiente de jogo mudou, muito além do uso de novas regras e novas cartas. Nas séries BW, existirão muitos casos em que uma carta antes considerada como "fraca" deverá ser avaliada mais uma vez.
Para os novos jogadores, existem cartas o suficiente na XY para que vocês se divirtam. Elas irão ajudar a enriquecer suas habilidades de jogo e teremos mais 3 sets que irão se completar, então por favor, fiquem de olho.
Para ambos os jogadores, batalhem muito, e corram atrás de suas próprias batalhas, encontrem sua própria maneira de jogar!

Pokémon-card.com/Japão
Estarei de olho nas próximas coleções também!
Muito obrigado pela entrevista de hoje.

Nagashima
Eu que agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário