terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Formato Modificado - NXD-On

Como todos já sabem, o formato modificado teve sua rotação no dia 28 de Agosto, assim sendo, todos os eventos premier a partir de então irão usar este novo formato, chamado por alguns jogadores de NXD-On. Esse formato irá contar com todas as coleções lançadas a partir da Black & White Next Destinies, ou seja, a partir das coleções que passaram a ter os Pokémon EX incluídos em suas listas. Além dos sets, as cartas promos em vigor também sofrem uma rotação, sendo permitidas apenas as cartas cartas a partir da BW33 estarão válidas.

Alguns jogadores acabam ficando um pouco perdidos no primeiro momento da rotação, portanto vou trazer abaixo alguns esclarecimentos sobre dúvidas comuns referentes ao novo formato.


Cartas que tiveram reprints em sets posteriores à Next Destines podem ser usadas normalmente. Isso vale para versões Shiny/secretas. Por exemplo, Reuniclus da BW base continuará no formato pois teve sua reimpressão como uma carta secreta na Dragons Exalted. O mesmo vale para cartas promo, a exemplo do SerperiorBW20 uma carta promo que será validada graças ao seu reprint da Dragons Exalted. O mesmo vale para demais cartas, como Switch, Poké Ball, Great Ball, que possuem versões reimpressas em outras coleções. Incluindo cartas reimpressas no mini-set Dragon Vault, como Super Rod.

Energias básicas podem continuar em uso normalmente, não somente da era Black & White, mas de períodos anteriores.

O que realmente perdemos
Com o novo formato, perdemos uma quantidade enorme de cartas, mas poucas delas realmente trarão alguma mudança nos principais decks competitivos. Dentre elas temos:

Eelektrik (Dynamotor)

O mecanismo de aceleração de energia mais usado da era Black & White acaba de sair do formato e assim sendo todos os decks baseados nele param de funcionar. Zekrom deve sumir um pouco da cena competitiva, assim como Raikou-EX e outros atacantes do tipo elétrico que eram comuns de serem jogados com Eelektrik. Outros atacantes do deck ainda tem chance de jogar devido sua melhor versatilidade com outros mecanismos de aceleração de energia. Como por exemplo, Rayquaza-EX que pode ser adaptado para jogar com Emboar. E outros pares como Bouffalant (DRX) e Tornadus-EX (DEX) que podem ser usados com DCE e outros aceleradores de energia como Blastoise e Emboar.

Energy Switch
Sem esta carta, muitos decks competitivos perderão boa parte de sua versatilidade. Variantes de Darkrai & Garbodor continuarão no formato, mas irão sofrer com a mobilidade de energia. Infelizmente outros decks são muito mais dependentes da movimentação de energia via esta carta, a exemplo as variantes de Ho-Oh-EX e até mesmo Big Basics que provavelmente irão desaparecer do formato.

Klinklang (Shift Gear)
Além do energy switch, perdemos outra carta capaz de movimentar energias. Sem dúvida quem mais sofre com isso é o deck de Klinklang Plasma que perde a força do seu combo com Max Potion e Shift Gear. O deck ainda tem potencial para continuar no formato, porém sofrerá uma drástica mudança em sua jogabilidade e estratégia.

Crushing Hammer
Mais uma vez, uma grande perda para Darkrai-EX, que terá uma variante a menos no próximo formato. Sem crushing hammer, decks de Hammertime irão perder uma de suas principais cartas. Mesmo com o aumento do uso de energias especiais o deck perde boa parte de sua eficiência sem esta carta, restando apenas Enhanced Hammer como a única trainer capaz de remover energias dentro do formato.

Visão Geral do Formato
Pelo menos nos 4 primeiros meses da temporada podemos ter uma noção boa dos decks que irão ter força no meio competitivo, visto que o formato é praticamente o mesmo. Não sabemos o que teremos a partir de Fevereiro muito provavelmente com a introdução da XY. Entretanto, até lá o formato pouco muda, já que em Novembro teremos um set de Reprints. Abaixo irei listar algumas mudanças que acredito que irão afetar os decks em um modo geral.

(+) Cartas que provavelmente serão mais usadas.
(-) Cartas que provavelmente serão menos usadas.
(=) Cartas que não serão afetadas.

(+) Virizion-EX
Muitos jogadores parecem estar optando por substituir Keldeo-EX por Virizion-EX como counter para o combo Virbank + Lasers. Virizion-EX parece ser mais eficiente por eliminar qualquer condições especiais dos Pokémon que tiverem pelo menos uma energia de planta ligada a eles, sendo assim você não precisa esperar um turno para curar seu Pokémon Ativo (o que acontece com Keldeo-EX), desde que você tenha pelo menos uma energia de planta ligada a ele. Sem dúvida é uma carta que terá um grande impacto no metagame e que tem potencial para ser uma Tech em muitos decks fora o já famoso Virzion&Genesect.

(-) Keldeo-EX
Como citado acima, Virizion-EX irá substituí-lo em algumas estratégias, mas provavelmente a chegada do Genesect-EX também irá tirar alguns Keldeo-EX de alguns decks. Genesect-EX é capaz de derrubá-lo com apenas um golpe devido a fraqueza. Keldeo-EX continuará no formato por ter muita sinergia com Blastoise, e variações de Darkrai, mas acredito que muitos jogadores irão reduzir suas cópias de Keldeo-EX para dar lugar a outros atacantes ou outras cartas.

(=) Blastoise
Blastoise não irá a lugar algum. O deck ainda é capaz de jogar muito, talvez até o final desta temporada. Mesmo tendo fraqueza para Virizion-EX e Genesect-EX, Blastoise ainda pode contar com um excelente atacante: Black Kyurem-EX que não tem nada a temer diante de decks de Planta e ainda tem um poder de ataque excelente e o mais importante, sem depender de uma Ace Spec.

(=) Tropical Beach
Esta carta ainda irá continuar com a mesma força no formato, seja com Blastoise, seja com Emboar ou com outros decks que usem Stage 2. É possível ainda um cenário mais favorável para o uso dela, com uma possível redução de Virbanck City Gym acredito que será um pouco mais fácil manter uma Tropical Beach em campo durante as partidas

(+) Garbodor
Está carta é capaz de desestabilizar as principais estratégias do formato, e devido ao seu bom desempenho no mundial deste ano e no recente Klaczynski Open, acredito que muitos jogadores irão usar esta estratégia neste primeiro momento da temporada. Garbodor possui uma ótima sinergia com Darkrai-EX e graças ao ability-lock que o deck causa você pode contar com o dano extra de Lasers e de Virbank.

(+) Atacantes não-EX
Graças as Silver Tools teremos a chance de ver alguns atacantes que não sejam EX jogando no formato. Principalmente devido a Silver Bangle estou apostando na volta de variações de Garchomp e possíveis combos com Haxorus, além de outros atacantes como Empoleon e Hydreigon. Isso sem citar outros básicos que ganham mais alguns bônus com essas cartas, como Absol Plasma e Bouffalant DRX. Alguns deles serão capazes de derrubar alguns EX com um golpe só, a exemplo do Hydreigon que se tiver uma Silver Bangle irá causar 170 de dano caso esteja atacando um EX.

(-) Pokémon Plasma
Pokémon Plasma ainda terão as mesmas vantagens de sempre, porém agora o formato conta com alguns counters para eles. Silver Mirror pode ser uma grande dor de cabeça para o funcionamento de decks que usem muitos atacantes Plasma. Haxorus também tem potencial para derrubar muitos decks Plasma. Porém ainda teremos vários Pokémon Plasma jogando competitivamente, principalmente devido ao lançamento das Tins do Deoxys-EX, Lugia-EX e Thundurus-EX. Usá-los exigirá algumas precauções a mais, como o uso de Tool Scrapper para deixar a estratégia mais sólida. Portanto, arrisco dizer que alguns jogadores irão pensar duas vezes antes de jogar com decks Plasma.

(+) Pokémon Tools & Tool Scrapper

Decks de Virizion & Genesect (popularmente chamados de VirGen) tem uma grande probabilidade de estarem entre os 4 decks mais jogados no início da temporada. Sua estratégia possui uma Ace Spec capaz de derrubar praticamente tudo do formato atual. Trata-se do G-Booster, que garante ao Genesect um ataque de 200 de dano que ignora todos os efeitos no Pokémon Defensor. Paralelamente a este deck, acredito que Darkrai e Garbodor estarão no Tier 1 ou no Tier 1.5, ou seja temos mais um deck que irá depender bastante de Tools para funcionar. Atacantes não EX também terão mais presença no formato graças as tools Silver Mirror e Silver Bangle. Resumindo, será um ambiente de jogo cheio Pokémon Tools que se usadas adequadamente serão capazes de definir algumas partidas, o que forçará o uso de Tool Scrapper em muitas estratégias (principalmente decks com Pokémon Plasma). Acho que a partir de agora os decks em geral deverão usar pelo menos 2 Tool Scrapper em suas listas.

(=) Pokémon Catcher
Catcher também continuará presente em praticamente todos os decks competitivos. É possível que alguns jogadores optem por jogar com menos cópias no deck para tentar encaixar mais algumas coisas, mas ainda assim acho que a média ainda será de 3 Catchers por deck de uma maneira geral. Graças ao seu reprint na Plasma Blast, Catcher tem tudo para se tornar uma carta ainda mais presente em estratégias e ainda tem o bom e velho potencial de desestabilizar muitas estratégias.

Considerações Finais
Gostaria de lembrar a todos os leitores que chegaram até a este ponto do post que estas são apenas especulações feitas com base nos eventos de nível mundial. O Metagame de cada lugar pode variar muito e o que importa é estar preparado para todas as situações possíveis dentro de um evento. Peço também que caso eu tenha deixado de citar alguma carta muito significativa na visão geral, por favor comentem sobre ela aqui no Blog para que eu possa pesquisar e escrever um pouco sobre ela.

Até mais leitores.

Um comentário:

  1. Cara seu blog é magnífico, eu entre no mundo do Pokemon Cardgame faz pouco tempo mas já estou por dentro dos Decks metas, ja vi os videos das finais de 2012 e 2013 e ja sei como funciona o jogo e como se monta um deck competitivo atualmente, eu tinha vontade de montar aquele Deck Plasma Vice-Campeão Mundial do Narode, um dos motivos é o uso do Keldeo com a Float Stone que eu acho simplesmente uma combo muito massa. Parabéns pelo blog, estarei lendo cada matéria, desdas mais antigas até as mais recentes ^^

    ResponderExcluir