terça-feira, 24 de setembro de 2013

Going Rogue #01 | ToolBox

A primeira análise da nova coluna será sobre um deck que chamou minha atenção assim que vi os resultados do Battle Carnival da Primavera, em Chiba, no Japão. Trata-se do criativo "ToolBox", ou como gosto de chamar a minha variação deste deck: "SigiLixo".

As Origens
O deck foi originalmente usado pelo jogador da categoria Junior do Japão, Satouyuugo. Segundo o próprio jogador, o deck foi criado com o objetivo de ser uma estratégia anti-plasma. Como o formato modificado do Japão é diferente do nosso, irei mostrar apenas um esqueleto do deck, visto que algumas das cartas usadas por Satouyuugo já saíram do nosso formato.

O Esqueleto do Deck

Pokémon/11
Satouyuugo teve ajuda de seu pai para
montar sua lista rogue.

Trainers/35
4x Professor Juniper
4x N
2x Bianca
4x Bicycle
4x Level Ball
2x Pokémon Catcher
1x Tool Scrapper
1x Dowsing Machine
4x Exp. Share
3x Float Stone
2x Silver Bangle
2x Silver Mirror
2x Eviolite

Energy/8
8x Psíquicas

Espaços no deck = 6

Estratégia
Trubbish é o atacante principal, com seu único ataque é capaz de causar 20x o número de Tools em campo
(tanto as suas, quanto as de seu adversário) de dano. Com 9 Tools em campo você derruba praticamente tudo do formato atual com apenas um hit. Sua base de dano deverá ser amplificada ligando o máximo de Tools possível em seus Pokémon. Para isso temos Sigilyph. Com sua habilidade Toolbox, ele é capaz de ter 4 Tools ligadas a ele, ao invés de apenas uma. Masquerain entra na estratégia para te ajudar a manejar as Tools com sua habilidade Tool Reversal, certificando de que todas sejam ligadas de acordo com a necessidade de jogo.
O deck geralmente é rápido, você compra as Tool, as liga e esvazia a sua mão com muita facilidade. O que torna mais propício o uso de Bicycle e Bianca para comprar mais cartas.

As Tools
Exp. Share
Te ajuda a manter as energia em campo, e sempre ter um Trubbish pronto para atacar no turno seguinte caso o ativo seja nocauteado.
Silver Mirror
Te ajuda contra decks Plasma. Te deixando imune a ataque e a efeitos de ataques de Pokémon Plasma.
Silver Bangle
Te ajuda a somar dano para nocautar alguns EX, principalmente os com 170 de Vida, reduzindo em 2 o número de Tools em campo necessárias para derruba-los.

Prós
É um deck barato.
O deck é capaz de causar quantidades absurdas de dano com apenas 2 energias.
Ter uma vantagem contra decks Plasma.
Não usar nenhum Pokémon Ex é uma vantagem grande na corrida das prizes.
Caso seu adversário não tenha mais de um Tool Scrapper no deck, você tem grandes chances de vencê-lo.

Contras
O deck todo é muito frágil, todos seus Pokémon tem menos de 90 de HP. Embora isso facilite o uso de Level Ball é comum que eles sejam nocauteados em 2 Turnos ou até mesmo em um só.
O deck usa um número elevado de Tools, é comum ter mãos travadas de supporters o que pode prejudicar seu jogo.
Lugia-EX tira totalmente sua vantagem de não passar duas Prizes, é bom preparar seu deck para enfrentar este Pokémon.
Tool Scrapper e Garbodor podem desestruturar a estratégia do deck sem muito esforço.



3 comentários:

  1. eu acho muito bacana .
    mais ainda acho o Garbo o que da mais dificuldade para esse deck .
    muito boaa matéria que continue assim !
    mais ROGUE rsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu classificaria o ToolDrop como um tier 2 ou 3, não um rogue. Tipo, ele não tem nada muito específico pra counterar o meta e, pra falar a verdade, tem matchups bem ruim contra Darkrai e decks de lock (tipo Blitzke e Dragonite). Inclusive, seria interessante um post rogue pra esses decks =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu considero o ToolDrop como um Tier2 no atual momento de jogo. O deck acabou ficando popular, principalmente aqui no Brasil, porém, como eu citei no post, ele foi criado em Maio e até então nenhum outro jogador do ocidente tinha jogado com ele XD por isso resolvi começar com ele. E pode ficar tranquilo que sua proposta de decks locks foram anotadas e em breve teremos um post sobre isso por aqui ;)

      Excluir