quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Decks Mundiais 2013 - Simon Narode Vice-campeão da Masters

O top deck da última coleção dentro do formato do Mundial 2013. A versão Big Basics de Pokémon Plasma correspondeu ao hype e conseguiu consolidar sua posição no segundo lugar do maior evento oficial da temporada. A lista de Simon Narode foge um pouco do convencional e tem características bem particulares que podem ter levado ele ao topo do torneio, vamos a ela:


Pokémon/11
foto tirada pelo próprio Simon.
3x Deoxys-EX
2x Thundurus-EX
2x Keldeo-EX
1x Lugia-EX
2x Kyurem (plasma)
1x Absol

Trainers/36
4x Professor Juniper
4x Colress
4x N
3x Skyla
4x Pokémon Catcher
3x Hypnotoxic Laser
3x Colress Machine
3x Float Stone
2x Plasma Ball
2x Max Potion
1x Ultra Ball
1x Enhanced Hammer
1x Virbank City Gym
1x Computer Search

Energy/13
4x Prism
4x Blend WLMF
4x Plasma
1x Double Colorless

Estratégia
Para referência do funcionamento de um deck Plasma mais genérico, recomendo a leitura deste post.

O que mais chama a atenção na lista de Simon é o número reduzido dos Pokémon principais do núcleo da estratégia deste tipo de deck, apenas 3 Deoxys-EX e 2 Thundurus-EX. Esses espaços a mais que ele encontrou dão lugar para mais Trainers. Simon usou em seu deck uma linha pesada de Supporters, totalizando 15, muito provavelmente focando na estabilidade. Ao invés de usar muitas cartas de busca de Pokémon, ele aposta apenas em 3 recursos de busca, visto que ele já possui uma linha de Supporters bem consistente.
Em suas Trainers encontramos 2 Max Potion, normalmente esta carta é usada como Tech, porém ao que parece na estratégia do vice-campeão mundial ela ganha um papel mais importante no deck. Simon parece ter apostado no metagame usando apenas uma cópia de Virbank City Gym, possivelmente contando com os Virbanks de seus adversários. É possível que ele também tenha contado com o grande número de Tropical Beach's nos decks de Blastoise do evento.
Outra característica a ser ressaltada é o uso de Absol e Lugia-EX. Lugia-EX aparece como Tech, provavelmente usado com mais eficiência no Late Game, podendo garantir as últimas 3 prizes para se conseguir a vitória. Absol pode ser usado para forçar o jogo as 7 prizes sem contar que ele causa um dano considerável com poucas energias.
O estilo de construção do deck, me faz pensar que Simon parece ter apostado em uma estratégia um pouco menos agressiva, porém mais eficiente a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário