quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Decks Mundiais 2013 - Big Basics & Garbodor

Dentro do formato BW-On tivemos poucas estratégias no meio competitivo que não dependessem de Habilidades e é nesta vulnerabilidade que esta variante de Big Basics ganha seu espaço. Desde seu lançamento na Dragons Exalted, Garbodor tem dado trabalho a muitos decks do formato, e por muitas vezes força os jogadores a guardarem um ou dois espaços para Tool Scrapper apenas para garantir um desempenho mais seguro contra este deck. Confesso que não cheguei a enfrentar nenhuma variante de Big Basics com Garbodor, e também não cheguei a jogar com este deck nesta temporada, portanto estou usando como base para este post, uma lista que vi lá no TheDeckOut. A lista tal qual a mecânica do deck seguem abaixo:


Pokémon/11


2x Landorus-EX
2x Cobalion-EX
1x Mewtwo-EX
2x Tornadus-EX
2x Trubbish
2x Garbodor


Trainer/37

4x N
4x Juniper
3x Bianca
2x Skyla
1x Colress
1x Heavy Ball
2x Ultra Ball
1x Level Ball
1x Dowsing Machine
3x Rescue Scarf
3x Float Stone
4x Pokémon Catcher
3x Switch
4x Hypnotoxic Laser
1x Virbank City Gym

Energias/12

4x Prism Energy
3x Fighting Energy
1x Metal Energy
1x Blend WLFM
3x Double Colorless Energy

Estratégia
A estratégia principal de um Big Basic é bem sinérgica e consiste em causar dano com poucas energias. Cobalion-EX e Landorus-EX já começam a atacar com o custo de apenas uma energia, Mewtwo-EX e Tornadus-EX com uma dupla-incolor, ou seja, todos os atacantes principais podem começar a atacar a partir do seu primeiro turno. Embora ataque rapidamente, o deck não possui nenhum mecanismo de aceleração de energia, portanto conseguir ligar energias suficientes para usar os ataques mais agressivos pode ser um pouco difícil.
Garbodor ajuda a cobrir esta desvantagem da estratégia. Graças a sua Habilidade Garbotoxin, ele atrasa e em alguns casos consegue parar praticamente todos os decks competitivos. Sua habilidade serve para anular qualquer outra habilidade em campo (exceto a dele mesmo) para isto, basta você ligar uma Tool a ele. Entre os principais decks atuais sua habilidade é capaz de neutralizar Klinklangs, Keldeos-EX, Blastoises, Eelektriks, Darkrais-EX, Gothitelles, Mews-EX, Hydreigons, Deoxys-EX e Snorlax.
Como dano adicional temos o combo Virbank+Lasers, que pode facilitar o KO de alguns EX ou possíveis básicos. Dentre as Tools presentes no deck, ambas são voltadas para o Garbodor. Rescue Scarf te ajuda a manter ele em jogo caso seja nocauteado fora de hora, e Float Stone serve para tirar o peso de Garbodor que comumente é colocado como ativo com o objetivo de travar seu jogo, obviamente a Float Stone também serve para os demais Pokémons do deck que não irão precisar pagar o recuo e assim sendo irão manter mais energias em campo para poderem causar mais dano.

Prós
Consistência.
Partidas favoráveis e equilibradas contra praticamente todos os decks mais usados atualmente.

Contras
Os Trubbish são facilmente "donkados".
Dano máximo limitado pela falta de aceleração de energia.
Tool Scrapper.

2 comentários:

  1. Teria fraqueza a hammer também certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enhanced Hammer não vai ser tão efetivo pelo deck contar com energias básicas também, já um crushing pode causar dor de cabeça ao deck, mas não é uma carta muito convencional nas listas deste final de temporada.

      Excluir