terça-feira, 25 de junho de 2013

Decks Mundiais 2013 - BKB

A adição da Plasma Freeze ao formato foi muito generosa para este deck. Muitas Trainers acrescentaram mais consistência na estratégia principal, tornando deste um deck que com toda certeza veremos em uma quantidade considerável no mundial deste ano. Assim como o Plasma, existem várias listas de BKB, eu mesmo estou trabalhando em uma no momento. Como ainda estou testando e me adaptando ao deck, resolvi usar uma lista do TheDeckOut com algumas poucas alterações:


Pokémon/13

4x Squirtle
4x Blastoise
3x Keldeo EX
2x Black Kyurem EX

Trainer/33
4x Professor Juniper
3x Skyla
3x N
1x Cilan
3x Tropical Beach
3x Ultra Ball
1x Heavy Ball
1x Dowsing Machine
4x Rare Candy
3x Pokémon Catcher
1x Tool Scrapper
2x Float Stone
2x Superior Energy Retrieval
2x Energy Retrieval

Energias/14
11x Water
3x Lighting

Estratégia
Com a adição da Plasma Freeze no formato modificado o deck de Blastoise/Keldeo, passa a usar mais o poder de ataque de Black Kyurem-EX e seu poderoso ataque Black Ballista. Os Superiors Energy Retrieval trazem mais estabilidade e consistência para sua estratégia, te permitindo descartar mais energias durante o jogo, seja para atacar, seja para agilizar seu jogo com Ultra Ball ou Dowsing Machine.
O foco é montar um Blastoise o mais rápido possível, o que justifica a presença de 4 Rare Candys e 3 cópias de Tropical Beach, que geralmente estarão ao seu alcance no primeiro turno  graças as Skylas presentes no Deck. O set-up ideal não é tão complicado, basta apenas montar um Blastoise e ter pelo menos um atacante pronto para ser carregado com Deluge em campo. Cilan te ajuda a buscar as energias necessárias para completar um Black Ballista ou até mesmo um Secret Sword. Keldeo-EX e Float Stone dão a você uma boa saída em partidas contra Columbus, desde que você consiga ligar a Tool a tempo, caso não consiga, basta ter dois Keldeo-EX em campo e usar Rush-in para se livrar das condições especiais e efetuar seus ataques. A vantagem de ter um número maior de Blastoises no deck é poder usá-los como atacantes em jogos contra Klinklang Plasma ou Sigilyph.

Prós
Desempenho bom contra praticamente todos os decks do Formato.
Ampla vantagem contra Big Basics com Landorus-EX.

Contras
Match-up desfavorável contra Klinklang Plasma e "Italian" Deck.
Não será fácil nem barato conseguir 3 Tropical Beach.

2 comentários:

  1. 3 Tropical Beach... Chessusss !! 4 Blastoises é até interessante, tanto contra KK ou Sigilyph mas ainda prefiro Moltres por precisar de menos energia e ainda deixar o pokémon Queimado. Fora que o Virizion do Italian Deck não tem nenhuma chance contra o Pássaro de fogo. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema com o moltres é ter de encaixar energias de fogo ou Prisms no deck. Eu pretendo testar algumas techs de Reshiram+Giant Cape depois pra ver se não ajuda contra alguns pokémon de planta e metálicos. Até por que muito em breve teremos Virizion-EX e Genesect no formato

      Excluir