quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Análise de Deck | The Ultimate Fighting Deck

A euforia do Mundial ainda está no ar, mas daqui duas semanas teremos um novo formato e a Furious Fists estará em condição de ser utilizada em eventos sancionados. Trago em primeira mão uma mega-análise do principal combo da XY3. A primeira lista do formato BCR-ON aqui do blog! Trata-se do deck com toda a base para o tipo lutador dada na Furious Fists, eu mesmo venho testado o deck há algumas semanas e tenho obtido resultados muito satisfatórios. Infelizmente esse deck pode ser um pouco caro de se montar, devido aos Landorus-EX presentes na lista que estão cada vez mais escassos e os poucos encontrados disponíveis para venda estão com um preço bastante elevado. Abaixo uma análise trazendo algumas das muitas possibilidades que o deck tem a oferecer!



Pokémon/7
2x Lucario-EX
2x Landorus-EX
2x Landorus
1x Hawlucha

Trainers/35
3x Professor Juniper
4x Korrina
4x N
2x Colress
2x Lysandre
4x Ultra Ball
4x Muscle Band
2x Switch
1x Professor Letter
1x Startling Megaphone
1x Escape Rope
1x Max Potion
1x Sacred Ash
1x Pal Pad
1x Energy Retrieval
2x Fighting Stadium
1x Computer Search

Energia/8
4x Strong Energy
4x Fighting Energy

Estratégia
De maneira geral o deck se comporta de uma maneira bem simples, trata-se de ligar energias e atacar. Utilizar os recursos disponíveis para aumento de dano e pressionar seu oponente com ataques constantes. Todos os atacantes listados são capazes de atacar com apenas uma energia e você pode facilmente manter o fluxo ofensivo sem muitos problemas. Um ponto interessante do deck é que você possui atacantes com fraquezas distintas, tornando-o bastante flexível quando enfrentando vários tipos de decks. Existem alguns outros Pokémon lutadores como Terrakion (NVI) que possuem fraqueza para o tipo Planta aumentando ainda mais a versatilidade do deck.

No que diz respeito aos supporters, Korrina é de longe o seu melhor recurso. Facilitando a busca de Pokémon e também de outros itens úteis para cada momento de jogo. Você pode buscar facilmente as techs de seu deck com ela, você pode transformá-la em um Fan Club, se buscar um Pokémon + Ultra Ball, se utilizada pra buscar uma Computer Search por exemplo você ainda pode buscar qualquer outra carta do seu deck. De maneira geral ela facilita e muito seu setup além de facilitar a busca das techs do deck.

Preenchendo os espaços
A lista possui 10 slots vazios para adequar o deck ao metagame. Vou listar abaixo alguns dos estilos de jogo que podem ser inseridos nesta estratégia para ajudar no desempenho do deck contra outros do Metagame. Lembrando que são apenas sugestões, o deck deve ser construído de acordo com o estilo de jogo de cada um e sempre seguindo as informações sobre o metagame.

Pure Fighting Deck
Você pode optar por aumentar a consistência de sua lista usando apenas pokémon lutadores.
+1 Lucario-EX
+1 Landorus-EX
+2 Machop
+2 Rare Candy
+2 Machamp
+2 Fighting Energy

Você terá mais atacantes e mais recursos para aumentar seu dano, o que pode te colocar alguns passos a frente de certas estratégias e pode te ajudar em partidas mirror ou quando enfrentando matches desfavoráveis como Yveltal-EX. Porém quando enfrentando variantes de Garbodor você pode ter dificuldades em utilizar Machamp com eficiência, principalmente se topar com uma variante de Seismitoad-EX. Seu setup também será um pouco mais lento por que você terá que gastar seus recursos para montar Machamp. Em último caso você poderá usar Machamp como atacante, aliás ele será seu único recurso contra Pyroar, te deixando em uma match extramamente desfavorável.

Counter Meta Deck
+2 Cubchoo
+2 Beartic (FuF)
+2 Mewtwo-EX
+3 Double Colorless Energy
+1 Evosoda

Esta talvez seja a opção mais segura para o deck. Você terá Beartic para lidar com Pyroar, sendo capaz de nocauteá-lo com apenas um Hit além de ter uma resposta rápida para Landorus-EX. Com a ajuda de Muscle Band você também irá derrubá-lo em um hit. Mewtwo-EX é um excelente recurso para lidar com Lucario-EX e outros atacantes em geral. Ele poderá ser uma carta comum no metagame, portanto é bom se preparar para algumas Mewtwo War novamente. Evosoda te ajuda a montar Beartic visto que você não poderá utilizar Korrina para buscá-los, e pode ser interessante ter um recurso de busca que não te custe o descarte de cartas da mão. Um dos pontos negativos desta variante é que você talvez tenha dificuldades em conseguir a energia certa para cada momento.

GarboLock Deck
+2 Trubbish
+2 Garbodor
+2 Float Stone
+1 Evosoda
+1 Professor Letter
+2 Fighting Energy

Uma opção interessante para lidar com Pyroar e outros Lockers do formato, porém com o custo de conseguir ter uma tool ligada ao Garbodor para manter sua eficiência. Garbodor também serve de ajuda contra variantes de Aromatisse e outros decks que podem continuar no formato como Blastoise e Plasma. Infelizmente Garbodor pode não te ajudar em algumas partidas, como em Mirrors ou contra variantes de Yveltal-EX. Evosoda aparece novamente como uma alternativa para montar Garbodor sem precisar sacrificar muitos recursos. Enquanto testava o deck senti falta em alguma spartidas de mais uma Professor Letter, nesta vertente podemos nos dar ao luxo de encaixar mais uma na estratégia.

Outras considerações
Sabendo que o metagame está em constante mudança e pode variar de acordo com cada localidade, deixo estas outras sugestões de cartas que podem entrar para o deck.

+Pikachu/Raichu e/ou Dedenne
Mesmo tendo fraqueza para o tipo lutador eles ainda são um excelente recurso para lidar com Yveltal-EX, que tem resistência ao tipo Lutador e em certos casos pode te dar mais trabalho do que deveria. Raichu dependerá de um banco cheio ou de muscle band para conseguir o nocaute, já Dedenne dependerá das energias ligadas ao Yveltal-EX de seu oponente, mas ambos tem um grande potencial ofensivo que pode virar o jogo a seu favor.

+Eevee/Leafeon
Caso o ambiente de jogo tenha muitos Seismitoad-EX ou até mesmo alguns Keldeo-EX remanescentes e improváveis Terrakion você pode optar por usar Leafeon para uma resposta rápida contra todos eles. Neste caso recomendo o Eevee de Signs of Evolution ao invés do Eevee da FuF por questão de sinergia com a estratégia.

+Croagunk/Toxicroak (Revenge)
Quer um bom recurso contra Lucario-EX e Mewtwo-EX e ainda quer sair na frente na troca de prizes? Esta é a solução pra você. Infelizmente Toxicroak dependerá de um nocaute para poder causar um verdadeiro estrago. Ele é um excelente recurso para o mid-game e se montado a tempo pode ser um trunfo para o late game.

+Tornadus-EX (Dark Explorers)
Sim, Tornadus-EX recebeu uma versão promo na Legendary Treasures e continuará no formato graças a ela. Ele pode ser uma opção interessante caso você já esteja rodando algumas energias duplas no deck. Ele possui resistência para o tipo lutador e seu dano cresce rapidamente. É uma introdução pouco provável, mas dependendo da situação ele pode ser útil, principalmente lidando contra decks que usem básicos com pouco HP. É claro, ele possui fraqueza para o tipo elétrico, assim como Yveltal-EX portanto é recomendado usá-lo com cautela.

+Energy Switch
Encaixar alguns Energy Switchs na estratégia pode te poupar alguns turnos para montar um Landorus-EX e conseguir um Lands Judgment para nocautear seu adversário de uma vez. Infelizmente isso pode te custar slots preciosos e algumas techs interessantes.

+Stunfisk (LT)
Não tem dinheiro para Landorus-EX? Stunfisk é um bom substituto. É claro, ele possui uma base de dano mais baixa e você não terá o teto de dano de 150 de Landorus-EX mas terá uma certa vantagem na troca de prizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário