quinta-feira, 3 de julho de 2014

Formato Extended | O início de uma nova era

Recentemente um juiz norte-americano divulgou em uma rede social que nos regionais de Outono da temporada 2014/2015 teríamos no segundo dia de torneios a presença do formato Extended (BW-On). Com um detalhe muito importante: A possibilidade de trocar de deck para o segundo dia de evento. Lembrando que, um deck do formato modificado está 100% apto a jogar em um Formato Extended. Não existe nenhuma obrigatoriedade na troca de decks entre o primeiro e o segundo dia. É claro que aqueles que optarem por não trocar de deck (ou pelo menos algumas cartas) podem estar em desvantagem, mas esta não será uma regra.

Muitos sites especializados no assunto já começaram a divulgar esta informação que ainda não foi confirmada oficialmente. Entre a comunidade de jogadores, existe uma grande euforia e incerteza sobre como funcionaria um torneio que possivelmente teria dois formatos diferentes e não um só.



É importante ressaltar que o formato extended só seria aplicado nos regionais. Que, em geral, são eventos com um grande número de jogadores, sendo a terceira maior categoria de eventos oficiais, ficando para trás apenas dos Nacionais e do Mundial. Ainda não foi revelado se o formato extended também será aplicado em eventos de outro porte fora dos EUA.


Especulações

A introdução de um formato extended ainda nesta temporada, pode apontar para uma rotação mais brusca no formato Modificado (talvez XY-ON). O novo Formato pode ser uma forma de atenuar este impacto para os jogadores, mantendo algumas cartas do formato anterior ativas competitivamente (pelo menos em eventos Regionais).

Eu acredito que ainda não recebemos esta informação completa, faltam detalhes sobre a organização e isso pode ter resultado em uma interpretação errada da notícia. Acho muito mais lógico que tenhamos apenas um formato por Torneio e que no segundo dia de evento, jogadores que não foram capazes de entrar para o top sejam remanejados para jogarem um torneio de formato extended.

O lado bom


Ter um novo formato de jogo trará um novo fôlego para as estratégias. Teríamos de volta ao formato algumas cartas muito interessantes como por exemplo: Eelektrik, Victini (V-Create), Klinklang (BW1) e Durant (NVI). Seria um formato com muito mais variedades e possibilidades de jogo. O metagame seria mais imprevisível e caberia ao jogador conhecer as diversas estratégias presentes na era BW para somá-las a era XY ou simplesmente para ter conhecimento dos possíveis decks a serem derrotados. Ter um formato que use cartas antigas poderia trazer de volta alguns jogadores que pararam de jogar entre o período da BW1 (2011).

O lado ruim

Teríamos de volta alguns monstros no formato como RayEel, um deck que ainda é extremamente competitivo no Japão (que ainda usa o formato BW-On) e que não teria problema algum em derrubar as recem-lançadas mega evoluções. As coleções da Era BW não serão reimpressas o que eventualmente poderia encarecer as cartas deste set para jogadores iniciantes. Ter um formato muito amplo pode afastar jogadores novos do mundo competitivo, visto que eles precisariam se adaptar a coleções que foram  lançadas há 3 anos. Sem contar no investimento necessário para adquirir certas cartas mais antigas que não foram reimpressas.

Concluindo

Sem termos muito parâmetro para concluir como funcionaria a mecânica do formato Extended não faz sentido argumentar contra ou a favor da introdução deste novo universo de jogo. Eu particularmente prefiro que o jogo mantenha os dois formatos separados e não mistos em uma mesma estrutura de torneios para ajudar a comunidade de jogadores como um todo. Aqueles aptos a jogar no extended que optem por ele, os novatos ou aqueles que se sentem mais a vontade com o formato modificado que continuem nele. Forçar o uso dos dois formatos para todos os jogadores me parece ser mais um retrocesso do que um avanço para o card game como um todo. Como dito no início deste parágrafo, ainda não sabemos como tudo irá funcionar, portanto não há muito o que se dizer.

Um comentário: