quarta-feira, 8 de maio de 2013

Brace Yourselves, winter is coming

Impressões sobre a Plasma Freeze

Com seu lançamento oficial marcado para daqui a uma semana, a Plasma Freeze entrará no formato trazendo um impacto que irá reafirmar a mecânica de jogo que vem dominando o metagame desde o finalzinho da temporada HGSS-on. Já não é muito fácil jogar com Pokémon Stage 2 e acredito que a Plasma Freeze irá bater o martelo nos decks de Big Basics, porém puxando o jogo muito mais para os Pokémon Plasma, graças a uma infinidade de cartas que favorecem e muito o uso desta classe de cartas, a começar pelos 2 Pokémon capa da coleção, Deoxys e Thundurus:

Deoxys com sua habilidade aumenta em 10 o dando de ataques de seus Pokémon Plasma (com exceção do próprio Deoxys). Já possuímos alguns pokémon que dão um boost no dano, mas ambos são muito instáveis, são eles: Aerodactyl e Altaria. Aerodactyl tem um HP razoável, mas por ser um fóssil acaba ocupando muito espaço no deck, Altaria tem apenas 70 de HP, mas aumenta em +20 o dano de dragões, porém sua pré-evolução tem apenas 40 de HP, algo que é fácilmente "donkável" com a chegada da Plasma Storm. Thundurus-EX, Combos de Virbank e Lasers, o já conhecido Tornadus-EX e até mesmo Zekrom da BW com uma DCE é capaz de levar o passarinho azul direto para a discard pile sem muito esforço. Deoxys-EX possui um HP digno de um EX da geração atual, um custo de recuo que não é tão pesado e o que o diferencia de Altaria e Aerodactyl é que ele tem um poder ofensivo razoável, sem contar que ele ataca com apenas 2 energias e conta com Colress Machine como suporte de aceleração.

Thundurus-EX apresenta uma jogabilidade rápida, atacando apenas com uma energia e reciclando energias da discard pile direto para Pokémons Plasma no seu banco. A grande vantagem é que não são apenas energias básicas, qualquer energia pode ser ligada através de seu primeiro ataque, você pode voltar energias Duplas, Blends, Prism e até mesmo energias Plasma. Seu segundo ataque pode parecer um pouco pesado, mas possui um efeito razoável que pode atrasar um pouco o jogo do seu adversário e com tantos recursos que aceleram energias (incluindo o próprio Thundurus-Ex) para Pokémon Plasma acredito que não será tão difícil ver um Thundurus-EX carregado para usar Thunder Knuckle em T2.

Tornadus-EX Plasma
Seu primeiro ataque me traz lembranças do formato passado (HGSS-on) onde era comum vermos decks rodando uma ou duas Cleffas só para garantir um refresh na sua mão. Diante da velocidade do formato de jogo, pode parecer um pouco imprudente gastar seu turno com um ataque para trocar as cartas da sua mão, mas eu acho que alguns decks irão rodar pelo menos uma cópia desta carta. Além de oferecer draw support, Tornadus-EX Plasma tem um segundo ataque com um considerável poder ofensivo podendo atingir até 180 de dano com 4 Plasma Energy e por ser compatível com DCE não será tão difícil assim conseguir 90 de Dano (ou mais) em T2.

A coleção também apresenta outros Pokémon Plasma interessantes em uma grande variedades de tipos:

Chandelure traz uma nova opção de aceleração de energia para o tipo fogo. Funcionando de forma similar ao Typhlosion Prime com sua habilidade Flare Navigate, porém ao invés de procurar na pilha de descarte, você deve procurar em seu deck por uma energia de fogo e ligá-la a um de seus Pokémons, se o fizer você deve colocar um marcador de dano no Pokémon cujo energia foi ligada. A primeira vista não vejo muitas estratégias viáveis usando esta habilidade sem custos adicionais, talvez com Cresselia EX ou Pokémon Center para ignorar o dano causado, ou até mesmo se valendo dele para aumentar seu poder ofensivo, com o bom e velho Reshiram BW ou Regigias-EX.

Kyurem foi muito utilizado no japão no deck da coleção (Thundurus-EX e Deoxys-EX) por oferecer um dano alto pelo custo de 3 energias e por se valer do boost oferecido por Deoxys-EX, além de ser uma ótima opção contra Sigilyph e Klinklang Plasma. Kyurem Plasma também tem Blastoise e Colress Machine como suporte de aceleração de energias.

Metagross possui uma habilidade muito interessante, mas com a popularização de decks de Big Basics acredito que será muito difícil encontrar um espaço para este Pokémon (algo similar ao que aconteceu com o Magnezone Plasma com Dual Brain). Por melhor que seja sua habilidade ele ainda é um alvo fácil por não oferecer uma resposta ofensiva rápida.

Weavile
Alguns jogadores no japão chegaram a utilizar este deck que segundo eles mesmos é um deck eficiente mas que não é tão estável quanto os demais recheados de Pokémon-EX. A estratégia é simples, Weavile ataca para a quantidade de Pokémons que você descartar da sua mão causando 30 para cada carta de Pokémon descartada (isto com apenas 2 energias). Logo, Exeggcutes se mostram muito eficientes neste deck, podendo te garantir 120 de dano todo turno graças a habilidade de voltar da discard pile para sua mão. Weavile também conta com o bônus de dano de Deoxys-EX e com a boa e velha Dark Claw e possui suporte para aceleração com Dark Patch e por que não Colress Machine.

Absol
Este Pokémon deu as caras em algumas variantes de Darkrai devido a compatibilidade de energia e a necessidade de se ter um atacante não EX para dar counter em Klinklangs e Sigilyphs. Seu primeiro ataque se aproveita das características do metagame atual, onde muito provavelmente você terá um banco cheio para ter sua estratégia funcionando. Absol é capaz de causar 140 de dano limpo, sem contar possíveis bônus de Dark Claw e mais uma vez, Deoxys-EX. Por ser do tipo noturno, compartilha as mesmas características que Weavile, sendo compatível com Dark Patch e Colress Machine, porém é um Pokémon básico.

A análise ainda não acabou! Em breve trarei a segunda parte, abordando os Pokémons não Plasma e os Itens e Supporters da Plasma Freeze!

Fonte das imagens: Pokebeach

3 comentários:

  1. Realmente, PF não é uma bomba, mas tem mta coisa legal. Que venha Megalo Cannon!

    ResponderExcluir
  2. muito irado esse teu review das melhores cartas, agora notei que talvez com weavile, chandelure e absol dá pra pegar de igual contra decks de EX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o post foi útil! Não é fácil lidar com o formato atual sem usar EX, mas existem bons decks que com um pouco de criatividade e skills do jogador conseguem bater de frente com os decks populares do momento

      Excluir