quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Report Battle - Torneio de abertura da Temporada 2012-2013

Sábado dia 1 de Setembro. Oficialmente a partir desta data, iniciá-se a temporada 2012-2013 com o Formato modificado BW-On. Desde Junho eu já vinha testando alguns decks com o novo formato mas apenas a uma semana antes da mudança de formato eu resolvi atualizar meu deck principal. Um deck que os leitores mais "antigos" já conhecem. Zekrom & Eelektrik. Não tenho medo de dizer que foi o meu melhor investimento no TCG até hoje. O deck é versátil, funciona bem e se adaptou sem muitas perdas significativas no novo formato. Fiz apenas poucas mudanças, como trocar os Zekrom-Ex por Zekrom
regular para evitar attack lock de Sigilyph's, mudar um pouco as proporções de energias e substituir PONT e Junk Arm por outros recursos. Vou parar por aqui por que isso não é uma análise de deck, mas sim um Report.
Voltando ao torneio: Ribeirão Preto, primeiro de Setembro, data cujo Formato BLW On passa a vigorar oficialmente. Eu não podia deixar de participar de um torneio para avaliar a fundo como meu deck e outros decks estavam rodando dentro desse novo formato. Meu objetivo para o dia era chegar na final, estava com um rendimento proveitoso nos últimos dias e se eu pegasse algumas matches favoráveis eu sabia que poderia conseguir algo do tipo.

Batalha 1 VS Kyurem + Kyurem Ex + Samurott
Um deck que infelizmente perdeu sua força junto com a saída do Feraligatr Prime do formato. Se bem me lembro ele começou com um Kyurem Ex, eu achava que seria um HammerTime, mas por volta do terceiro turno pude perceber que se tratava de um deck de spread com Kyurem regular. Ele não teve um começo muito bom, mas conseguiu puxar muitas coisas para o banco rápido. Acho que no terceiro turno ele já tinha seu setup montado. O problema é que ele não teve ponto de energizar o Kyurem Ex e eu acabei saindo 2 prizes na frente. Não tive muitos problemas em montar meu jogo também, o deck funcionou regularmente e a diferença das duas prizes somadas à fraqueza do Samurott me deram muita vantagem. Devido ao Outrage dos Kyurem eu tive de ser mais cauteloso atacando com os Zekrom, optei por usar o Thundurus em alguns momentos para evitar um dano muito alto do Outrage. Ele conseguiu usar Glaciate 3 vezes o que foi o suficiente para matar dois Eelektriks meus, mas àquela altura eu já tinha 2 Zekrom's energizados o que foi o suficiente para finalizar a partida.
Vitórias 1 x 0 Derrotas

Batalha 2 VS Zekrom + Eelektrik + Tornadus Ex + Raikou Ex
Uma batalha mirror. Até onde eu sabia, usávamos os mesmos Pokémons apenas com uma pequena diferença de proporções, não tive acesso a deck list dos meus adversários. Como esperado, foi um jogo díficil, eu conhecia exatamente a estratégia e o funcionamento do deck do meu adversário assim como ele conhecia o meu. Desde o começo do jogo eu passei a considerar que se ambos os decks funcionassem corretamente o vencedor seria aquele que atacasse primeiro ou simplesmente o que tivesse mais sorte ou que jogasse um pouco melhor. Foi um jogo equilibrado, uma prize pra cada a cada turno praticamente. Até o momento em que ficamos a uma prize ambos. Meu jogo estava ligeiramente mais estável que o dele, mas naquele momento isso não importava, ele tinha a vantagem por ter a oportunidade de acabar com o jogo em breve. Para a minha tranquilidade ele não poderia me matar no próximo turno pela falta de energias e pela falta de Eelektriks, tudo o que ele tinha era um Raikou-Ex com 2 Energias pronto para atacar e um Eelektrik no banco se não me engano, ele usou um catcher em um dos meus Eelektriks e atacou, meu Eelektrik ativo tinha apenas 10 de vida e estava paralisado, eu até tinha uma DCE em mãos para recuá-lo mas a paralisia me impedia disto. Felizmente eu estava segurando um último recurso desde uns 3 turnos anteriores, um Switch, meu último. Recuei o Eel e subi um Zekrom, usei catcher e matei o Eelektrik dele pegando minha última prize. Foi um jogo muito interessante.
Vitórias 2 x 0 Derrotas

Batalha 3 VS Zekrom + Eelektrik + Tornadus + Raikou Ex
Outra batalha mirror, mas desta vez o deck do meu adversário era bem diferente do meu, utilizava vários recursos que eu não usava, como Plus Power e Max Potion se não me engano. Foi outra batalha apertada, em uma das Junipers que meu adversário usou, ele acabou descartando um Plus Power o que acabou evitando que ele derrubasse meu Zekrom, acho que essa brecha acabou me ajudando no decorrer da partida. Assim como a anterior, foi bem equilibrada, uma prize pra cada a todos os turnos praticamente. Eu percebi que ele estava focando nos Meus Eelektriks com os Raikou-Ex dele, sendo assim eu passei a ligar energias nos meus Zekrom's no banco. Usei o máximo de Dynamotor que pude, e deixei ele derrubar 3 dos meus Eel. Feito isto, eu parti pra ofensiva, tinha 3 Pokémons com 3 energias todos prontos para atacar e ainda podia montar outro Eel se tivesse necessidade. No decorrer do jogo ele esteve sempre a 10 de dano de me matar, se indagando por que os benditos Plus Powers não vinham em sua mão. Era a minha vez de mirar nos Eelektriks dele, deixando o sem recursos para reenergizar os Raikou-Ex eu acabei saindo na vantagem, ganhando a partida. 
Vitórias 3 x 0 Derrotas

Batalha 4 VS Zekrom + Eelektrik + Raikou-Ex + Terrakion + Mewtwo-Ex
Bom, não sei se considero esse deck como um deck mirror, embora use Zekrom e Eelektrik a estratégia dele era bem diferente da minha, principalmente pelo Mewtwo-Ex que me preocupava. Comecei o jogo na desvantagem, apenas com um Tynamo (com Spark) liguei uma energia, consegui mais um básico ou dois e ataquei. Ele começou com um Mewtwo, para a minha sorte ele não estava conseguiu uma DCE, ligou apenas uma energia elétrico no Mewtwo, desceu alguns básicos e passou. No desenvolver do jogo eu cometi uma série de "erros", eu não sabia que o deck usava Max Potions e acabei focando em alguns Ex no banco dele, ao invés de matar Eelektriks. Ele usava um Tynamo (com recuo 0) para subir quando eu derrubava algum Pokémon dele, e energizava outro atacante no banco para ser o novo ativo dele. Desde seu primeiro turno ele estava com um Terrakion no banco e se não me engano eu gastei 2 Catchers nele, apenas para derrubá-lo antes que ele pudesse me trazer maiores problemas. Meu erro foi não ter mirado nos Eelektriks, uma vez que ele usou pelo menos 2 Max Potions para limpar os danos que eu estava tentando acumular. Ainda assim foi um jogo equilibrado, ele ganhou quando ainda me restavam duas prizes.
Vitórias 3 x 1 Derrotas

Semi-final VS Zekrom + Eelektrik + Tornadus + Raikou Ex
Mais uma vez me deparo com o terceiro adversário que tive no torneio. Agora eu já conhecia seu deck, sabia que tinha que tomar mais cuidado com os Plus Powers (visto que ele não cometeria o mesmo erro de novo). Como estávamos na semi-final, agora disputaríamos uma melhor de 3. A primeira partida foi rápida. Ele começou com um Tornadus e eu com um Thundurus, para piorar a situação, ele só conseguiu descer outro Tornadus no turno dele. Acabei abrindo uma pequena vantagem e isso acabou refletindo no resto do jogo. A segunda partida foi melhor pra ele e pior pra mim, comecei com um Tynamo se bem me lembro. Desta vez o deck dele funcionou corretamente, ele conseguiu os Plus Powers nos melhores momentos e acabou levando a melhor. Fomos para a última partida da disputa. Ambos equilibrados, foi um jogo interessante, mas em um certo momento eu consegui abrir vantagem sobre ele, infelizmente o tempo acabou e como só me restava uma prize e pra ele 2 ou 3 eu acabei levando a vitória.
Vitórias 4 x 1 Derrotas

Final VS Zekrom + Eelektrik + Terrakion
Objetivo concluído, cheguei na final. O que viesse depois disso já me deixaria satisfeito, é claro que isso não seria motivo para pegar leve com meu adversário, afinal ambos fizemos por merecer estar ali. Confesso mais uma vez que a sorte esteve do meu lado nessas partidas. Pouco antes de começar a partida eu pensei "nossa, eu ainda não usei o Tornadus Ex no torneio, e ele nem sequer esteve na minha mão", enquanto terminava este pensamento, eu me dei conta de que ele era o único básico na minha mão inicial, imaginei que meu jogo estaria praticamente perdido, visto que eu já conhecia o deck do meu adversário. Engano meu, meu Tornadus-Ex fez por merecer e levou 3 Pokémons do adversário até ser derrubado, como citei acima, a sorte me ajudou nessa partida. Consegui contornar a situação, gastei alguns recursos para derrubaro Terrakion dele e acabei vencendo a primeira partida. A Segunda batalha foi bem mais difícil pra mim, o tempo estava correndo e eu tentei manter a calma para não me atrapalhar no jogo. Alguns dos outros jogadores se aproximaram para acompanhar a partida e muitos deles puderam ver que minhas principais jogadas vieram do meu top-Draw. Por duas vezes nessa partida, meu adversário usou N no final do jogo, eu havia aberto uma pequena vantagem, estava a 2 prizes e ele a 4, me deixando apenas com 2 cartas na mão, uma delas era uma Juniper. consegui me reestabilizar, gastei algumas Ultra Ball's e por algumas outras rodadas fiquei com poucas cartas na mão, fui apenas jogando com Dynamotor, atacando e mantendo esse ciclo, neste tempo ele acabou diminuindo minha vantagem, ficando a 3 prizes enquanto eu estava com 2. Com um pouco de esforço cheguei ao meu último prize, e ele usa N. Comprei apenas uma carta, a única carta que me veio foi um Random Receiver, já havia usado 3 das minhas 4 Junipers, minhas Biancas ja haviam sido descartadas e N não seria uma carta que me ajudaria muito. Usei o Random na esperança de conseguir uma Juniper (ela poderia ser minha última prize afinal) e depois de revelar algumas cartas, la estava ela! Ela acabou me salvando, pois consegui uma DCE que me possibilitou atacar com um Zekrom que estava no meu banco. Foi uma partida disputada, e eu consegui vencer meu primeiro torneio fora da minha cidade!


Foram excelentes jogos, tenho que parabenizar os jogadores de Ribeirão Preto que sempre acabam me surpreendendo com seu nível de jogo. Pude adquirir um pouco mais de experiência e conhecimento sobre o Formato atual além de ter ganho uma premiação bem bacana.  Agradeço a todos que participaram, a todos que torceram por mim e que venham os Battle Roads!

Fonte das Imagens: Bulbapedia

Um comentário:

  1. Belo Post, você é sempre bem vindo em RP! Anota um pedido de revanche na conta ai, quando o Blastoise lançar -q

    ResponderExcluir