sábado, 21 de junho de 2014

Punhos pro alto! | Analisando a Rising Fist pt.1

Os scans da XY3 Rising Fist já foram liberados na internet há algumas semanas e alguns jogadores já estão especulando sobre o que vai jogar e o que não vai jogar. Deixando de lado as incertezas nesta primeira análise da Rising Fist trarei uma abordagem do combo mais óbvio da coleção. Como já havia sido divulgado anteriormente a Rising Fist será dedicada ao tipo Fight, portanto temos uma boa quantidade de cartas dedicadas ao tipo e talvez tenhamos o primeiro deck "auto-suficiente" da XY. O estilo de jogo está mudando se comparado com a BW onde a estrutura de Supporters era basicamente a mesma para todos os decks. A XY parece focar numa mecanica exclusiva para cada deck, desde as energias aos itens e Pokémon.


Energia
A strong energy define o estilo de jogo do tipo Fighting dentro da Rising Fist: Capacidade de aumentar o dano de forma simples rápida e eficaz. Desde 2010 não temos energias especiais específicas para os tipos no Card Game, a XY parece estar trazendo esta mecânica de volta. É muito cedo para concluir que teremos mais energias, porém a Rising Fist já nos trouxe duas delas. A Strong Energy só poderá ser ligada a Pokémon do tipo Fight, bem como seu bônus só será aplicado para os mesmos. Ela tem um efeito similar a Dark Energy especial que teve sua última impressão na era HGSS. A Strong porém acrescentará +20 de dano aos ataques do Pokémon Fight a que ela estiver ligada. Nada mais justo visto que no formato atual temos Pokémon com muito mais HP que na era HGSS. Uma forma simples e eficaz de aumentar o dano. É provável que tenhamos um aumento de "Hammers" em algumas listas para poder lidar com estas energias especiais.

Pokémon

Lucario-EX inaugura uma nova era de Pokémon no formato, sendo o primeiro a ter 3 ataques desde 2010. Sem dúvida Lucario é uma carta extremamente estável e versátil. Sua estrutura gradual de 3 ataques permite que você evolua seu jogo aos poucos, além de te garantir um "comeback" fácil caso algum Pokémon tenha sido nocauteado com muitas energias. Acredito que muitos jogadores irão preferir usar apenas os 2 primeiros ataques de Lucario-EX, o primeiro por ser fácil de se montar e por ignorar resistência e o segundo por ter um efeito que pode te ajudar no Setup de jogo. Lucario-EX não é um Pokémon de OHKO, seus ataques indicam que ele será um atacante persistente que derrubará seus adversários em 3 ou 2 hits dependendo de como for montado. Sua fraqueza para o tipo psíquico pode trazer de volta ao metagame o bom e velho Mewtwo-EX e ainda trazer algumas coisas novas como o Toxicroak com Revenge que pode ser um ótimo recurso para a troca de prizes.

Praticamente todas as estratégias de top decks do formato atual contam com algum recurso para aceleração de energias. Seja por habilidades, efeitos de ataques ou itens. O tipo fight não é uma excessão a esta regra. Landorus deverá ser uma carta presente em todas as vertentes deste deck e talvez encontre espaço em outras listas por ser um "acelerador universal". Seu primeiro ataque permite que você ligue qualquer energia básica da pilha de descarte em qualquer Pokémon no banco, o único efeito negativo é que ele necessita de uma energia específica para fazer isso, mas em decks que usem apenas energias Fighting ele é mais do que necessário. Seu segundo ataque também causa um dano considerável caso seja preciso atacar com ele você terá um atacante razoável porem relativamente lento por não ser compatível com energia dupla. Landorus também possui uma característica interessante que é sua fraqueza para o tipo Água, lhe garantido um recurso para lidar contra possíveis atacantes psíquicos que podem se popularizar com a ascenção do tipo lutador no formato.

Além de excelentes atacantes o tipo lutador também recebeu um Pokémon de suporte. Mesmo sendo um estágio 2, Machamp deverá ser uma carta popular nos decks lutadores graças a sua habilidade. Com ela Landorus e Lucario-EX poderão causar um dano considerável com apenas uma energia. Ele deverá ser um dos principais recursos para garantir o 2HKO. Machamp também possui um ataque interessante e é imporante lembrar que sua habilidade pode aumentar o dano dele mesmo. Infelizmente seu ataque custa 3 energias específicas do tipo Fighting, pode ser montado mais rapidamente com a ajuda de Landorus, mas provavelmente não iremos ver muitas estratégias focando em Machamp como atacante. Em situações extremas como quando enfrentando Pyroars e Safeguarders ele pode ser um recurso interessante, mas de forma geral ele deve ser apenas um recurso para aumentar dano.

Não acredito que o formato forneça espaço suficiente para Mega Lucario-EX jogar. Infelizmente ele pode ser a última peça do quebra cabeça. Possuindo o maior dano entre os lutadores revelados até agora ele poderia acrescentar o fator 1HKO ao deck além de possuir um efeito de ataque muito interessante, permitindo que você descarte qualquer energia ligada ao Pokémon ativo do seu oponente. O custo do ataque é relativamente pesado e mesmo com Landorus para acelerar, você ainda precisaria perder o turno para mega-evoluir. Neste tempo ele pode acabar acumulando danos e até mesmo ser nocauteado, o que te daria cerca de apenas um ataque com o Mega Lucario-EX, ainda é cedo para saber se esse risco compensa. Mas sem dúvida é uma carta com muito potencial de jogo e que não deve ser ignorada.

Esta provavelmente será uma tech muito popular. Dependendo do metagame ela pode receber mais destaque e quem sabe até protagonizar algumas estratégias. Seu ataque possui uma ótima base de dano, mas só funciona contra Pokémon-EX. Hawlucha é um excelente recurso na troca de prizes, seu ataque pode ser facilmente potencializado com Muscle Band; Silver Bangle; Strong Energy e Machamp e Fighting Stadium. Justamente para não torná-lo muito desequilibrado, sua habilidade "shining Spirits" impede que o dano de seu ataque seja dobrado por fraqueza, mas também ignora a resistência. Com a popularização do tipo lutador e a queda do tipo Dark acredito que teremos poucos Pokémon com fraqueza para o tipo fight. Ainda assim Hawlucha pode ajudar em mirror match além de ser uma boa resposta para derrubar alguns EX.

Trainers
Focus Sash é uma Tool que só tem efeito para Pokémon do tipo Lutador. Seu potencial de jogo é incrível, independente do dano causado, seu Pokémon Fighting irá resistir por mais um turno, transformando 1HKOs em 2HKOs e 2HKOs em 3HKOs. É interessante lembrar que ela irá funcionar independentemente do dano acumulado, se seu Pokémon tiver apenas 10 de vida e tiver a tool ligada ele não receberá nenhum dano e continuará em campo por mais um turno! É provável que graças a ela tenhamos um aumento de Startling Megaphone's em algumas listas, ou o uso mais intenso de Lasers e condições especiais que causam dano entre turnos.

Além de ser um recurso interessante na guerra de Stadium's, o Fighting Stadium é mais um recurso usado para aumentar o dano dos Pokémon Lutadores, desde que o Pokémon alvo dos ataques seja um Pokémon EX. Esta carta tornará as partidas Mirror entre decks lutadores muito interessantes, podendo ser a diferença entre um turno a mais ou a menos para ambos os jogadores. No decorrer da partida os Pokémon do tipo lutador podem receber pelo menos +80 de dano adicional vindo de recursos diferentes. E graças aos recursos para o tipo lutador, não será dificil conseguir estes bonus de dano.


Uma das cartas com mais potencial de jogo para o tipo lutador e quem sabe uma das chaves para garantir o funcionamento adequado dos decks do tipo. Korrina permite que você busque um Pokémon do tipo Fighting e um Item em seu deck. Você poderá buscar um Pokémon e um Switch, ou um Pokémon e uma Professor's Letter, ou um Pokémon + Tool. Ou sendo mais específico, um Machamp + Rare Candy para evoluir um Machop que já esteja em campo, um Hawlucha + Silver Bangle para conseguir um possível KO entre muitos outros casos. Korrina deverá ser o ponto de encontro de todas as extremidades que permeiam a estratégia do tipo lutador.


Concluindo
Como dito no começo do Post, este pode ser o primeiro deck com poder competitivo constituído basicamente de cartas da XY. É claro que muitas outras cartas são bem-vindas na estratégia, como Landorus-EX, Terrakion (NVI) Sawk entre outros lutadores que se destacaram na era BW, mas deixaremos isso para a análise de deck do tipo lutador daqui alguns meses. A Rising Fist também é o último set do primeiro bloco de coleções da XY, podemos osbervar gradativamente a nova cara que o card game está assumindo. A XY4 deverá trazer bastante novidades, bem como recursos para complementar todos as estratégias lançadas até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário