Energia
A strong energy define o estilo de jogo do tipo Fighting dentro da Rising Fist: Capacidade de aumentar o dano de forma simples rápida e eficaz. Desde 2010 não temos energias especiais específicas para os tipos no Card Game, a XY parece estar trazendo esta mecânica de volta. É muito cedo para concluir que teremos mais energias, porém a Rising Fist já nos trouxe duas delas. A Strong Energy só poderá ser ligada a Pokémon do tipo Fight, bem como seu bônus só será aplicado para os mesmos. Ela tem um efeito similar a Dark Energy especial que teve sua última impressão na era HGSS. A Strong porém acrescentará +20 de dano aos ataques do Pokémon Fight a que ela estiver ligada. Nada mais justo visto que no formato atual temos Pokémon com muito mais HP que na era HGSS. Uma forma simples e eficaz de aumentar o dano. É provável que tenhamos um aumento de "Hammers" em algumas listas para poder lidar com estas energias especiais.
Pokémon
Além de excelentes atacantes o tipo lutador também recebeu um Pokémon de suporte. Mesmo sendo um estágio 2, Machamp deverá ser uma carta popular nos decks lutadores graças a sua habilidade. Com ela Landorus e Lucario-EX poderão causar um dano considerável com apenas uma energia. Ele deverá ser um dos principais recursos para garantir o 2HKO. Machamp também possui um ataque interessante e é imporante lembrar que sua habilidade pode aumentar o dano dele mesmo. Infelizmente seu ataque custa 3 energias específicas do tipo Fighting, pode ser montado mais rapidamente com a ajuda de Landorus, mas provavelmente não iremos ver muitas estratégias focando em Machamp como atacante. Em situações extremas como quando enfrentando Pyroars e Safeguarders ele pode ser um recurso interessante, mas de forma geral ele deve ser apenas um recurso para aumentar dano.
Não acredito que o formato forneça espaço suficiente para Mega Lucario-EX jogar. Infelizmente ele pode ser a última peça do quebra cabeça. Possuindo o maior dano entre os lutadores revelados até agora ele poderia acrescentar o fator 1HKO ao deck além de possuir um efeito de ataque muito interessante, permitindo que você descarte qualquer energia ligada ao Pokémon ativo do seu oponente. O custo do ataque é relativamente pesado e mesmo com Landorus para acelerar, você ainda precisaria perder o turno para mega-evoluir. Neste tempo ele pode acabar acumulando danos e até mesmo ser nocauteado, o que te daria cerca de apenas um ataque com o Mega Lucario-EX, ainda é cedo para saber se esse risco compensa. Mas sem dúvida é uma carta com muito potencial de jogo e que não deve ser ignorada.
Esta provavelmente será uma tech muito popular. Dependendo do metagame ela pode receber mais destaque e quem sabe até protagonizar algumas estratégias. Seu ataque possui uma ótima base de dano, mas só funciona contra Pokémon-EX. Hawlucha é um excelente recurso na troca de prizes, seu ataque pode ser facilmente potencializado com Muscle Band; Silver Bangle; Strong Energy e Machamp e Fighting Stadium. Justamente para não torná-lo muito desequilibrado, sua habilidade "shining Spirits" impede que o dano de seu ataque seja dobrado por fraqueza, mas também ignora a resistência. Com a popularização do tipo lutador e a queda do tipo Dark acredito que teremos poucos Pokémon com fraqueza para o tipo fight. Ainda assim Hawlucha pode ajudar em mirror match além de ser uma boa resposta para derrubar alguns EX.
Trainers
Focus Sash é uma Tool que só tem efeito para Pokémon do tipo Lutador. Seu potencial de jogo é incrível, independente do dano causado, seu Pokémon Fighting irá resistir por mais um turno, transformando 1HKOs em 2HKOs e 2HKOs em 3HKOs. É interessante lembrar que ela irá funcionar independentemente do dano acumulado, se seu Pokémon tiver apenas 10 de vida e tiver a tool ligada ele não receberá nenhum dano e continuará em campo por mais um turno! É provável que graças a ela tenhamos um aumento de Startling Megaphone's em algumas listas, ou o uso mais intenso de Lasers e condições especiais que causam dano entre turnos.
Além de ser um recurso interessante na guerra de Stadium's, o Fighting Stadium é mais um recurso usado para aumentar o dano dos Pokémon Lutadores, desde que o Pokémon alvo dos ataques seja um Pokémon EX. Esta carta tornará as partidas Mirror entre decks lutadores muito interessantes, podendo ser a diferença entre um turno a mais ou a menos para ambos os jogadores. No decorrer da partida os Pokémon do tipo lutador podem receber pelo menos +80 de dano adicional vindo de recursos diferentes. E graças aos recursos para o tipo lutador, não será dificil conseguir estes bonus de dano.
Uma das cartas com mais potencial de jogo para o tipo lutador e quem sabe uma das chaves para garantir o funcionamento adequado dos decks do tipo. Korrina permite que você busque um Pokémon do tipo Fighting e um Item em seu deck. Você poderá buscar um Pokémon e um Switch, ou um Pokémon e uma Professor's Letter, ou um Pokémon + Tool. Ou sendo mais específico, um Machamp + Rare Candy para evoluir um Machop que já esteja em campo, um Hawlucha + Silver Bangle para conseguir um possível KO entre muitos outros casos. Korrina deverá ser o ponto de encontro de todas as extremidades que permeiam a estratégia do tipo lutador.
Concluindo
Como dito no começo do Post, este pode ser o primeiro deck com poder competitivo constituído basicamente de cartas da XY. É claro que muitas outras cartas são bem-vindas na estratégia, como Landorus-EX, Terrakion (NVI) Sawk entre outros lutadores que se destacaram na era BW, mas deixaremos isso para a análise de deck do tipo lutador daqui alguns meses. A Rising Fist também é o último set do primeiro bloco de coleções da XY, podemos osbervar gradativamente a nova cara que o card game está assumindo. A XY4 deverá trazer bastante novidades, bem como recursos para complementar todos as estratégias lançadas até agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário