Acredito que este foi o Top 5 mais difìcil de escrever. O tipo Fighting
está praticamente fora de uso, devido à fraqueza para o tipo psíquico, Mewtwo
Ex é autoloss para um deck apenas do tipo lutador. Outro fator que inviabiliza
o uso deste tipo é o fato dele não possuir nada para aceleração de energia e
quase todos os Pokémons do tipo Fighting utilizam apenas energias do próprio
tipo para atacar e além disso tudo poucos são os Pokémons do tipo que servem
como ferramenta de suporte. Eu vasculhei todas as expansões atuais e de fato,
acho que os 5 integrantes da lista são os mais "jogáveis" atualmente.
5 - Aerodactyl BW Dark Explorers
O que definiu que Aerodactyl fosse o quinto colocado, nada mais foi do que
a sua difícil jogabilidade. É claro que não apenas ele mas todos os fósseis
dessa nova geração do card game acabaram ficando um tanto quanto difíceis de
serem jogados. Ainda com o uso da Twist Mountain usá-lo pode ser algo bem
incerto. Porém com um pouco de sorte você consegue colocá-lo em campo, e como
eu já disse em posts anteriores, sua habilidade vale muito a pena. Com ela,
você tem um "plus power" todo turno, aumentando em +10 o dano causado
ao Pokémon ativo de seu adversário. Outro aspecto positivo é que a habilidade
Ancient Power é cumulativa, lhe permitindo usar mais de um Aerodactyl para
amplificar seu poder de ataque. Seu HP não está fora dos padrões de HP de
Pokémons suporte do formato atual, seu custo de recuo é baixo e seu único
ataque infelizmente não é
nenhuma maravilha, mas ainda assim é uma excelente
carta para ser usada de suporte, mas no formato atual contar com a sorte de
conseguir montar um Aerodactyl, seja pela carta Trainer referente ao seu
fóssil, seja com o uso da Twist Mountain pode atrasar muito o seu jogo.
4 - Tyrogue HGSS ou CoL
Ao contrário do que vimos com o Aerodactyl, o Tyrogue possui grande
facilidade de ser jogado. Sem custo de energia, ele causa 30 de dano ao ativo
de seu adversário (o dano não é afetado por qualquer outro efeito no Pokémon
defensor) e ainda possui 50% de chance de não receber dano algum durante o
próximo turno de seu adversário. É um excelente Pokémon para se iniciar uma
partida, e é capaz de derrubar Cleffas, Tyrogues e Pichus que possam aparecer
pelo caminho, sem contar outros Pokémons com baixo HP, como Solosis e Tynamo.
Não possui custo de recuo e pode ser facilmente colocado no banco se
necessário.
3 - Groudon Ex BW Dark Explorers
Com o lançamento da Dark Explorers, o tipo fighting ganhou um representante
da classe Ex. Groundon não possui ataques tão destrutivos, mas se usado
corretamente ele pode ser até muito eficaz. Principalmente com o Metagame atual
que continua lotado de Zekrom+Eelektrik. Seu primeiro ataque acaba servindo de
ajuda para o segundo, porém causar 20 de dano duas vezes para depois apenas
bater 120 com 3 energias é uma estratégia um tanto quanto demorada. O destaque
fica para seu HP de 180 e sua fraqueza para um tipo pouco comum atualmente.
2 - Terrakion BW Noble Victories
Sem dúvidas é um excelente Pokémon. Básico, 130 e com uma jogabilidade
muito boa. Terrakion passou a ter um maior destaque depois de ser visto como
único atacante em um formato de deck que ficou conhecido como
"QuadBull". Sua fraqueza atualmente é quase que nula, ninguém tem
usado pokémons de planta como atacantes principais e ainda assim o dano causado
por eles dificilmente é capaz de derrubar o Terrakion. Seu primeiro golpe tem o
dano máximo de 90 (se usado quando um Pokémon seu acabou de ser tirado de jogo
por KO), o suficiente para derrubar alguns Zekrom Ex e afins e seu Segundo
golpe causa 90 de dano pelo custo de 3 energias. Sem dúvida é uma carta que
poderá muito bem substituir o Pokémon que está em primeiro lugar no Top 5.
1 - Donphan HGSS
Um dos Pokémons Prime mais utilizados desde seu lançamento. Donphan possui
uma característica pouco comum ao tipo Fighting, que é o uso de pouca energia
para atacar. Sendo capaz de causar 60 de dano com apenas uma energia no segundo
turno. Uma coisa boa referente à ele é o fato dele ser Stage 1 e ser
relativamente fácil de se montar. Seu Poké-body também
"Exoesqueleton" reduz 20 de qualquer dano que ele posssa receber de
ataques. E com sua resistência -20 para o tipo elétrico um Strong volt de um
Zekrom Ex acaba se tornando em 110 de dano, o que não é o suficiente para
derrubar o Donphan, e com a fraqueza, você consegue tranquilamente derrubar um
Zekrom Ex, caso você ataque primeiro. O que acaba pesando é seu elevado custo
de recuo, o deixando extremamente vulnerável à condições especiais e
praticamente te obrigando a ter Switchs em seu deck. Donphan Prime é uma
excelente carta que com toda certeza irá fazer falta no próximo formato, mas
que ao meu ver, merece e muito estar em primeiro lugar no Top 5.
Fonte das imagens: Bulbapedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário