Dando continuidade ao TOP 5, agora com o tipo elétrico. Este não foi tão difícil assim de se montar, eu já tinha os 5 Pokémons em mente e dificilmente acho que alguem irá discordar dessa lista, mas sintam-se a vontade para isso. Como vocês irão perceber a lista está praticamente sem Pokémons da era HGSS mas faz parte, a esta altura do campeonato já é possível montar um bom deck apenas com cartas da BW pra frente, mas isso é assunto para outro post, vamos à lista:
Bom, ele está em quinto apenas pelo fato de ser um Stage 2 e jogar com um Stage 2 hoje em dia é uma tarefa muito difícil. Porém existem alguns Stage 2 que ainda são mais jogáveis no formato atual e o Magnezone está incluído dentro desta pequena lista. Seu Poké-power Magnetic Draw é sem dúvida uma excelente draw engine, lhe permitindo sacar cartas até ficar com 6 cartas na mão, e seu ataque também é muito eficaz lhe permitindo causar o dano que você bem desejar (dentro das condições do ataque). O único ponto ruim é ter que mandar as energias para a Lost Zone ao invés de descartá-las normalmente, mas ainda assim é um dos poucos Pokémons atuais capaz de derrubar um Ex com um único golpe (desconsiderando fraqueza obviamente). Infelizmente não é mais viável usá-lo como atacante principal hoje em dia, ele precisa de algo para aceleração de energia, caso contrário seu golpe perde todo o potencial, as melhores opções eram: o Emboar com Inferno Fandango (mas é outro Stage 2 então esqueça) ou o Eelektrik com Dynamotor. Mas enquanto você tenta montar um Magnezone em T2 que irá causar um dano incerto, seu adversário pode muito mais facilmente montar um Zekrom Ex em T2 batendo 150 com a facilidade de enviar as energias para a Discard Pile e não para a Lost Zone. No Meta atual esta carta é apenas uma excelente draw engine e no máximo uma coisa para se usar em uma
emergência e nada mais.
4 - Zapdos BW Next Destinies
É um dos meus favoritos do formato atual, justamente pela possibilidade de Sniper do seu primeiro ataque. O problema maior é que você vai começar a atacar na melhor das hipóteses apenas em T2. Porém Zapdos é completamente compatível com dupla-incolor e pode desestabilizar o jogo do seu oponente. Eu mesmo já consegui derrubar alguns Mewtwo Ex com dano acumulado no banco apenas descendo o Zapdos e usando aceleração de energia com Eelektrik. Outro ponto positivo fica por conta da sua fraqueza incomum que é para o próprio tipo elétrico e sua resistência para o tipo fighting. Zapdos é uma excelente Tech de fácil jogabilidade compatível com Eviolite (algo que pode ajudar você a fazer com que ele dure um pouco mais em campo uma vez que ele é facilmente derrubado por Reshiram e Zekrom). Em momentos de desespero você ainda pode arriscar seu segundo ataque que tem o dano máximo de 200, embora eu particularmente não recomende que você faça isso. De pontos negativos acho que apenas o custo de recuo que acaba sendo muito "alto" e ao mesmo tempo não é o suficiente para buscá-lo com Heavy Ball.
3 - Raikou Ex BW Dark Explorers
Falando em Sniper, temos na terceira posição Raikou Ex, outra excelente Tech usada para um possível Sniper, porém não tão versátil quanto Zapdos. Com seu segundo ataque, você deve descartar todas as energias elétricas ligadas nele para poder causar 100 de dano em qualquer Pokémon do seu adversário. É o dobro de dano causado pelo Zapdos mas o custo é um tanto quanto alto ao meu ver. Talvez com Skyarrow Bridge em campo e 2x Eelektriks e outro Raikou Ex no banco você consiga manter um certo ciclo de ataques constantes, mas acredito que está não é uma fórmula muito eficaz, é melhor usar um Zekrom Ex que pela mesma quantidade de energia causa 150 de dano apenas no ativo e tem um set up com 2 cartas a menos do que esta pequena estratégia que citei acima. Outro ponto positivo da carta é seu HP mais alto, baixo custo de recuo e a possibilidade de paralisar o adversário se preciso. Confesso que fiquei na dúvida se ela ou o Zapdos ocupariam o terceiro lugar, mas acho que no Metagame atual esta carta se encaixa melhor.
2 - Eelektrik BW Noble Victories
Bom, confesso pra vocês que eu pensei em colocar esta carta em primeiro lugar. Ela não é apenas útil para um Deck elétrico, mas se encaixa muito bem em quase qualquer Deck que use Pokémons que podem se valer de energias incolores. É Stage 1 e isso ajuda muito no Meta atual. Além do mais, convenhamos que nenhuma das estratégias citadas acima teria a mesma eficácia sem este Pokémon. Eu já falei dele aqui no blog umas 3 vezes no mínimo. Dynamotor, esta incrível habilidade lhe permite ligar uma energia elétrica da Discard Pile em qualquer Pokémon do seu banco. É uma excelente forma de aceleração de energia e pode te possibilitar um grande número de estratégias. De pontos negativos, temos apenas o baixo HP dos seus estágios anteriores e o seu próprio, ambos podem facilmente ser derrubados logo no início do jogo quando enfrentando uma fraqueza ou com uso de Pluspower.
1 - Zekrom Ex BW Next Destinies
Assim como Eelektrik eu já o citei em pelo menos outros 2 posts anteriores. Um excelente atacante principal. Strong Volt causa 150 de dano, como efeito você deve descartar 2 energias ligadas à ele, a vantagem deste ataque é poder escolher quais tipos de energias você irá descartar. Isto pode te ajudar e muito durante o jogo, principalmente enfrentando Mewtwo's Ex, com menos energia, menor é o estrago da X Ball. Além disso isto permite que você molde o jogo de acordo com suas necessidades, caso você não possua Eelektriks montados, você pode descartar uma DCE ou outras energias que não sejam as elétricas para poder tentar buscar outras no Deck (ou caso você já possua alguma em mãos). Não é atoa que este Pokémon foi o atacante principal de um dos decks mais usados até o lançamento da Dark Explorer's.
Fonte das imagens:Bulbapedia
Opa Charles!!!
ResponderExcluirBom post!
Mesmo algumas coisas eu não entendendo direito ainda hahahaa
Mesmo assim ajuda bastante!
Abraços!
Pode deixar que eu vou criar um Post "glossário"para explicar alguns termos comumente usados no TCG Marcelo!
Excluir