Estamos a menos de 1 semana dos primeiros regionais da Temporada 2013|2014 aqui no Brasil e como nossos regionais são sempre posteriores aos da América do Norte podemos ter um parâmetro do que esperar do Metagame. Os Regionais no Brasil costumam ser feitos no mesmo formato dos Regionais nos EUA, portanto os comentários feitos abaixo terão como base o formato Next Destinies - Plasma Blast com as aplicações que serão válidas a partir de 8 de Novembro.
A princípio vamos analisar os primeiros colocados dos regionais que ocorreram nas duas últimas semanas na América do Norte:
Créditos ao TheTopCut pelo excelente trabalho juntando e divulgando os resultados.
Pleasanton, CA
1. Israel Sosa (Darkrai EX/Sableye)
2. Jason Martinez (Blastoise)
3. Anthony Ramos (Plasma)
4. Ravyn Pollock (Virizion EX/Genesect EX)
5. Kian Amini (Virizion EX/Genesect EX/Drifblim)
6. Dallan Fell (Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor)
7. Stefan Tabaco (Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor)
8. Luis Belmontez (Darkrai EX/Garbodor)
Phoenix, AZ
1. Israel Sosa (Darkrai EX/Sableye)
2. Jacob Stoyakovich (Plasma)
3. Joe Sanchez (Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor)
4. Matt Brooks (Blastoise)
5. Karl Kitchin (Virizion EX/Mewtwo EX)
6. Brandon Jones (Virizion EX/Mewtwo EX)
7. Anthony Wilson (Blastoise/Keldeo EX/Electrode)
8. Andrew Zavala (Virizion EX/Genesect EX)
Vancouver, BC
1. Grant McClellan (Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor)
2. Joey Gaffney (Blastoise)
3. Ethan Batson (Plasma)
4. Sebastian Teh (Virizion EX/Genesect EX)
5. Tyler Ninomura (Stunfisk/Leafeon/Drifblim)
6. Amelia Bottemiller (Darkrai EX/Sableye)
7. Trevore Read (Blastoise)
8. David Cohen (Plasma/Lugia EX)
Fort Wayne, IN
1. JW Kriewall (Virizion EX/Mewtwo EX)
2. Justin Phillips (Victini EX/Terrakion EX/Drifblim)
3. Dustin Zimmerman (Virizion EX/Mewtwo EX)
4. Stephen Clark (Darkrai EX/Garbodor)
5. Justin Crossley (Cobalion EX/Klinklang)
6. Evan Baker (Plasma)
7. Sam Salvador (Virizion EX/Genesect EX)
8. Colin Moll (Landorus EX/Mewtwo EX/Garbodor)
Houston, TX
1. Brandon Smiley (Victini EX/Terrakion EX/Drifblim)
2. Justin Sanchez (Plasma)
3. Adam Jones (Plasma)
4. Calvin Nordberg (Plasma)
5. Josh Marking (Virizion EX/Mewtwo EX)
6. Jose Marrero (Plasma)
7. Caleb Cline (Plasma/Lugia EX)
8. Jim Jones (Plasma)
Philadelphia, PA
1. Sam Chen (Blastoise)
2. Francis Ibijemilusi (Virizion EX/Mewtwo EX)
3. Dylan Dreyer (Darkrai EX/Sableye)
4. Mike Diaz (Tool Drop)
5. Nick Chimento (Plasma)
6. Johnny Rabus (Plasma/Lugia EX)
7. David-John Ensor (Plasma)
8. Jimmy O’Brien (Blastoise)
Comparando os resultados
Temos uma bela continuação do que foi a temporada 2012|2013, porém com o acréscimo de Virizion e Genesect a lista de Top Decks. É importante ressaltar que Blastoise foi o único Stage 2 que conseguiu sobreviver neste formato voltado para os básicos, embora tenhamos um Cobalion-EX/Klinklang em ft. Wayne. Decks Plasma continuaram com força e não foram intimidados pela presença de Silver Mirror no formato. Variantes de decks Plasma foram as mais usadas nos TOP8 dos Regionais.
O favorito de muitos Darkrai/Garbodor teve uma participação tímida, e Israel Sosa acabou roubando a cena com seu deck de Straight Darkrai que levou 2 Regionais seguidos. Tivemos a volta de Mewtwo-EX no formato juntamente com algumas variantes de Big Basics & Garbodor. As surpresas ficaram por conta de um interessante deck de Stunfisk/Leafeon/Drifblim usado em Vancouver por Tyler Nimomura; um Tool Drop que conseguiu chegar no TOP4 na Philadelphia; o relutante Cobalion-EX/Klinklang que provou que klinklang ainda tem vez neste formato e o Big Tex (Victini-EX/Terrakion-EX/Drifblim) de Brandon Smiley que foi campeão do Regional de Houston.
De uma maneira geral os decks que tiveram melhor desempenho foram decks que usam estratégias mais diretas, e por diretos quero dizer que simplesmente causam muito dano após ligar as energias. É claro que isto pode ser reflexo das novas regras de melhores de 3 em 50 minutos. Estratégias de late game não tiveram muito espaço (ou talvez não tenham sido tão usadas) e quase todos os torneios ficaram por conta dos grande atacantes.
Prevendo o Metagame
É possível que nosso metagame seja apenas um reflexo do metagame norte-americano, mas é provável que vejamos algumas mudanças graças as novas regras que entram em vigor a partir de 8 de Novembro. Não acho que estas regras irão afetar drasticamente o meta mas acredito que teremos uma leve diferença na proporção dos decks mais usados aqui no Brasil. Ao meu ver, a regra do catcher é a mais impactante e provavelmente irá aumentar a presença de Genesect-EX e energias Plasmas. O melhor par possível para se usar com Genesect é o Virizion-EX e com ele acredito que teremos uma leve queda no uso de Lasers, principalmente em variantes de deck Plasma. Isto não significa que não teremos mais lasers no formato, apenas acredito que alguns jogadores não irão depender tanto desta carta. Por consequência é possível que tenhamos a volta de Pokémon de fogo para dar counter em Genesect e Virizion como Flareon Plasma, Victini-EX e por que não Reshiram da BW1.
Blastoise ainda é um deck muito forte e estável e acho que muitos jogadores do Brasil irão apostar na potência do deck mais uma vez. Keldeo-EX ainda é uma excelente ferramenta para se livrar de condições especiais e em casos extremos pode ser vir como um recurso para deixar um Pokémon com muito dano acumulado no banco (que agora é um lugar um pouco mais seguro).
Resumindo, acho que os 3 decks mais populares serão:
Blastoise
Plasma
Virizion/Genesect
Seguidos do bom e velho Darkrai com suas inúmeras variantes. Acredito também que veremos alguns decks com Stage 2. Hydreigon, Dusknoir e Garchomp parecem ser cartas relativamente populares entre jogadores de diferentes regiões, portanto é possível que alguns destes apareçam nos eventos que terão início na próxima semana. Outra carta muito popular a níveis locais no Brasil é o Suicune da Plasma Blast. Acredito que será comum encontrar uma cópia ou outra num deck de Blastoise e por que não um deck todo voltado para o uso deste Cão lendário.
Como de costume gostaria de ressaltar que este post contêm apenas especulações, o metagame pode ser completamente diferente do que foi descrito neste breve texto, portanto é melhor se preparar para enfrentar de tudo. Boa sorte à todos os jogadores que irão participar dos Regionais!
Post excelente! Essa é uma boa predição do que o meta nos regionais :D
ResponderExcluirVamos ver... a partir deste final de semana já poderemos saber se as previsões foram próximas do esperado xD
Excluirpokemon é muito muito bom, mais acho muito sem graça esse lance de meta , espero mesmo que nessas regionais, tenha muitas varições e ideias loucas .
ResponderExcluirsei que muitos não gostam de arriscar, mais sei lá ..
o TCg na minha city ta crescendo muito, e claro, tem os metas, mais uma grande parcela pe de ideias loucas que estão dando mais que certo .
Sem mais Post ótimo, parabéns