quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Análise de Deck | FrogLock

Dando sequência aos decks do novo formato modificado, trago para a segunda análise um dos decks mais polêmicos da Furious Fists. A comunidade de jogadores tem discutido sobre a eficiência (ou não) de Seismitoad-EX como Locker definitivo.

Eu particularmente vejo um imenso potencial para esta carta e acredito que ela trará um grande impacto para o metagame. Mas como construir um deck com ela? Quais cartas são realmente úteis? Como se preparar para uma Mirror Match? Qual os pontos altos e os pontos baixos? Abaixo responderei algumas dessas perguntas trazendo um esqueleto que venho testando pessoalmente.


Pokémon/7
3x Seismitoad-EX
2x Trubbish
2x Garbodor

Trainer/32
4x Professor Juniper
3x N
4x Skyla
1x Lysandre

4x Muscle Band
2x Float Stone
4x Hypnotoxic Laser
2x Virbank City Gym
4x Ultra Ball
3x Switch
1x Startling Megaphone

Energia/7
4x DCE
3x Water Energy

Estratégia
Este deck funciona muito bem com 3 ou 4 Pokémons em campo, seu setup é muito simples. O grande trunfo de Seismitoad-EX é seu potencial de Lock de itens a partir do T1, portanto é vital que você possa atacar primeiro para travar os itens de seu adversário o quanto antes. Se somado com Garbodor você ainda tem a possibilidade de anular alguns pontos fracos do seu deck como Pyroar e Suicune além de atrapalhar outras habilidades como as de Deoxys-EX, Lugia-EX e Darkrai-EX. A partir do momento que você estabelecer o Lock e montar Garbodor com uma Tool seu adversário será forçado a usar Lysandre e derrubar garbodor com um hit para poder usar suas habilidades novamente. Sem dúvida seu potencial de controle de jogo é indiscutível, porém o deck carece de um potencial ofensivo, tendo uma base de dano relativamente baixa.

Preenchendo os Espaços

Ace Spec's

Computer Search
Sem dúvida Computer Search é a melhor Ace Spec para este deck. Usando-a com as 4 Skylas e as 4 DCE suas chances de conseguir o lock no T1 são muito maiores. A velocidade que ela pode acrescentar ao setup no inicio do jogo é vital para o funcionamento desta estratégia.

Dowsing Machine
Dowsing também se encaixa bem ao deck, mas seu uso é mais voltado para o mid/late game. E este deck precisa de velocidade no Early game. Ela pode te salvar no final de jogo, conseguindo um Laser, Virbank ou uma muscle Band para conseguri seu último nocaute, mas de maneira geral ela é menos eficiente que Computer Search.

Life Dew
Graças ao lock de itens você estará a salvo de Startling Megaphone e poderá se dar ao luxo de usar Ace Spec's pouco populares.

Life Dew forçará seu oponente a pegar 7 prizes, isso pode te dar uma grande vantagem e compensar seu pouco potencial ofensivo. Infelizmente ela é uma carta que irá deixar o jogo mais lento e em eventos muito grandes pode te forçar a muitos empates, o que não será muito bom para seu desempenho. Mas quando enfrentando decks que causem dano rapidamente ela pode ser interessante.

Rock Guard
Esta Ace Spec pode reduzir um pouco o problema do fator ofensivo do deck. Seu adversário será forçado a não atacar ou a atacar e sofrer mais 60 de dano. Pode ser uma opção interessante mas ela te custará a estabilidade de conseguir um Seismitoad-EX + DCE no começo do jogo. Rock Guard pode ser utilizado com Tool Retriever, para você poupar sua Ace Spec antes de ter um Seismitoad-EX nocauteado.

Only Lock
Minha vertente favorita do deck, focada estritamente em podar os recursos do deck do seu adversário através do lock de itens e habilidades. Red Card ajuda a reduzir a mão do seu oponente e caso de alguma forma ele consiga sair do lock, ele terá menos recursos em mãos para usar. Team Flare Grunt garante o descarte de energias do Pokémon Ativo de seu oponente, ganhando mais tempo de vida para o seu Seismitoad-EX e atrasando ainda mais o jogo do seu adversário. Depender de moeda é algo ruim, mas até agora Crushing Hammer é o único item de descarte de energias no formato, e com um pouco de sorte você pode desmontar os atacantes de seu oponente. No quesito ofensivo, deixo o próprio Seismitoad-EX como atacante. Seu segundo ataque embora seja menosprezado por muitos jogadores tem uma base de dano razoável, se somada com Muscle Band e Laser/Bank você consegue os mágicos 180 de dano entre os turnos.

+1 Computer Search
+1 Trubbish
+1 Seismitoad-EX
+2 Team Flare Grunt
+4 Crushing Hammer
+3 Water Energy
+2 Red Card

Counter Meta
Uma variação mais segura do deck, com recursos para countear as fraquezas mais comuns do formato.
Mewtwo-EX é uma opção versátil para ampliar o poder ofensivo do deck, sendo compatível com DCE e tendo uma base de dano muito boa, além de bater na fraqueza de Lucario-EX. Um dos maiores nemesis de Seismitoad-EX é VirGen. Pyroar te oferece um recurso interessante para lidar contra ele, além é claro de ser um counter geral para os atacantes Básicos do formato. No caso, em determinadas partidas pode ser interessante não utilizar a habilidade de Garbodor para manter a habilidade de Pyroar ativa. Dedenne é interessante para o setup do deck e com a ajuda de Silver Bangle é uma resposta rápida contra Yveltal-EX que também tem uma partida muito favorável contra Seismitoad-EX. Jogando com esta variação é preciso tomar cuidado para não descer Pokémon desnecessários durante a partida, abrindo brechas para seu oponente usar Lysandre e desestabilizar seu lock.

-1 Muscle Band
+ 2 Silver Bangle

+1 Computer Search
+2 Mewtwo-EX
+2 Litleo
+2 Pyroar
+1 Dedenne
+3 Fire Energy
+1 Professor Letter
+1 Energy Retrieval

Outras Considerações

+Battle Reporter/Ghetsis
Duas supporters interessantes que podem entrar para suas cartas de compra. É comum que seu adversário fique com muitas cartas acumuladas devido ao lock de itens, neste caso, ambas as cartas são excelentes opções para que você possa comprar um grande número de cartas sem ter que descartar recursos da sua mão. Recomendo o uso moderado, não mais que duas cópias por deck.

+Tool Retriever
Tool retriever te dá a opção de remanejar suas Tool's em campo. Caso esteja jogando com Rock Guard ou Life Dew pode ser interessante acrescentar uma cópia ou duas desta carta. Ao inserir Pyroar no deck ela será uma ótima opção para desligar Garbodor e ativar novamente a habilidade do Pyroar. De maneira geral esta carta pode te permitir ligar Tools que não sejam a float stone em garbodor para ativar Garbotoxina em uma situação de emergência sem ter que sacrificá-las.

+ Trick Shovel
Uma opção interessante, principalmente se somada com Red Card. Você poderá ter um controle maior do jogo do seu adversário. Você pode evitar que ele compre um Supporter, ou até mesmo uma energia essencial para te atacar.

+Eevee/Leafeon
Caso o ambiente de jogo tenha muitos Seismitoad-EX ou até mesmo alguns Keldeo-EX remanescentes e improváveis Terrakion você pode optar por usar Leafeon para uma resposta rápida contra todos eles. Recomendo o Eevee de Signs of Evolution ao invés do Eevee da FuF por questão de sinergia com a estratégia.

+Tornadus-EX (Dark Explorers)
Possui resistência para o tipo lutador e seu dano cresce rapidamente além de ser compatível com as energias duplas do deck. Pode ser útil, principalmente lidando contra decks que usem básicos com pouco HP. Por possuir fraqueza para o tipo elétrico, assim como Yveltal-EX é recomendado usá-lo com cautela.


2 comentários:

  1. Muito legal a estratégia de "travar" o deck adversário. Bela análise! Mas sou mais meu M Venusaur Ex pra tacali pau nos vacilão.

    ResponderExcluir
  2. Já joguei contra todas as variantes apontadas, e devo admitir que a mais chata é a básica com 4 Seismitoad uma linha de 3-3 Garbodor, e Hammers. As outras variantes tem o problema de ter outros pokemons, logo não é todo turno um lock de item garantido, diferente da variante com apenas Seismitoad. O que muitas vezes acontece nas outras variantes é que a falta de um lock em um turno o adversário consegue se reerguer no jogo (principalemente contra decks de Virizion/Genesect, que o deck é consistente e pega na fraqueza de Seismitoad). Já com a variante só Seismitoad/Garbodor, você retira as energias do oponente, e muitas vezes ao não conseguir as energias para o lock do Seismitoad, o oponente não consegue atacar ou não consegue finalizar o Seismitoad e quando as circunstancias apertam, você pode contar ainda com o seu segundo ataque que apesar de ser esquecido por muitos, é um ótimo ataque se levar em conta a consistência do deck, pois 130+20 (muscle bang)+30(Laser Bank) = 180. Logo, mesmo sendo um deck "Lock" ainda tem grande potencial para 1HKO. Admito que não gosto de decks "Locks", mas pra quem gosta, tomara que minha opinião tenha ajudado.

    ResponderExcluir