Embora o formato de ambos tenha sido o mesmo os resultados foram bastante diferentes. A Pokémon Organized Play da Alemanha é de uma estrutura exemplar e invejável, tendo realizado uma cobertura excelente do evento, além de disponibilizar dados interessantes sobre o mesmo.
Este gráfico foi retirado do site Event.amigo e foi traduzido livremente pelo Pokémon Lecture. |
Como demonstrado no gráfico acima, muitos jogadores optaram por jogar com decks fora do Metagame, talvez por falta de conhecimento, condições financeiras ou estilo de jogo. Porém o TOP50 afunilou bastante a variedade de decks e por fim tivemos os principais decks do metagame, e no TOP8 esta diferença foi ainda mais reduzida, tendo somente os Top decks da temporada como representantes. Segundo jogadores, muitos apostaram em Virizion/Genesect por se tratar de um deck extremamente estável. Esta estabilidade faz muita diferença quando se jogando dentro do formato. Você perde o fator surpresa mas você terá a garantia de que seu deck terá um bom desempenho em praticamente todas as partidas. Assim sendo foi uma escolha feita por muitos jogadores (não apenas na Alemanha, mas também aqui no Brasil).
Este gráfico foi retirado do site Event.amigo e foi traduzido livremente pelo Pokémon Lecture. |
Outro gráfico muito interessante. Desta vez os decks utilizados pelos 50 melhores jogadores da temporada. É importante lembrar que Virizion/Genesect foi o deck da Coleção que abriu a temporada 2013/2014 portanto é natural que ele tenha sido mais usado por ter pego o "hype" de ser um novo deck abrindo a temporada. É válido salientar que Yveltal/Darkrai mesmo sendo o deck mais novo ocupa um grande espaço entre os jogadores, se mostrando bastante popular visto que entrou no formato apenas em Fevereiro. Outro ponto interessante é observar que Rayquaza teve bastante destaque na temporada, mas não o suficiente para reduzir o uso de Genesects. Diferente do Brasil e de outros lugares do Mundo, Garbodor teve uma participação mais tímida mas ainda respeitável. O pequeno notável da pesquisa é Flygon, que parece ser um deck bastante popular na Alemanha mas que não obteve muito sucesso no Ocidente.
Por último mas não menos importante, a lista do campeão!
Pokémon/11
3x Genesect-EX
3x Virizion-EX
2x Mr. Mime
1x Shaymin-EX
1x Jirachi-EX
1x Bouffalant
Trainers/36
4x Professor Juniper
4x N
2x Colress
3x Skyla
1x Shadow Triad
4x Ultra Ball
1x Super Rod
1x Escape Rope
3x Energy Switch
1x Colress Machine
4x Enhanced Hammer
1x Professor's Letter
1x Tool Scrapper
2x Skyarrow Bridge
1x G Booster
2x Muscle Band
1x Potion
9x Energia de Planta
4x Plasma Energy
Estratégia
Em sua essência uma lista comum de VirGen, porém algumas pequenas diferenças chamam a atenção. No quesito dos Pokémon Karl optou por usar 2 Mr Mime, talvez preocupado com o Metagame com muitos Darkrai-EX, Genesect-EX e Kyurem Plasma. Outra escolha curiosa é o uso de Shaymin-EX que se usado corretamente pode virar o jogo de maneira surpreendente. Shaymin-EX funciona muito bem com os Energy Switchs usados no deck. Karl parecia estar preparado para enfretar muitos rivais que dependiam de energias especiais, ao usar 4 Enhanced Hammer ele pode ter tido vantagem contra muitos decks, Yveltal/Darkrai, Fairy, Plasma e em alguns casos VirGen. O deck também tem Techs interessantes, como Potion, que pode negar o KO em alguns casos; Bouffalant que é um excelente recurso contra Pokémon EX e Jirachi-EX que pode te dar o supporter que mais lhe for necessário durante as partidas. Fora estes detalhes o deck tem a estrutura tradicional de Virizion/Genesect.
Shaymin-EX realmente é um pokémon "virador". Dependendo dos prizes do oponente, Shaymin bate muito forte, com duas energias!
ResponderExcluir